ENSINAR EM PROL DA DEMOCRACIA
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i4p1050-1080Palavras-chave:
A sala de aula democrática. A voz do aluno. O currículo integrador.Resumo
Salas de aula democráticas valorizam coisas como a voz do aluno, um currículo integrador, disciplinas centradas na resolução de problemas, atividades colaborativas, recursos multiculturais e avaliações reflexivas. Nem sempre é fácil começar e a autonomia do professor é frequentemente limitada, mas existem muitas maneiras de dar vida à democracia na sala de aula, desde que estejamos determinados a fazer isto. Este artigo explora algumas dessas possibilidades.
Referências
APPLE, M.; BEANE, J. (Eds.). Democratic schools. Portsmouth. 2. ed. NH: Heinemann, 2007.
BEANE, J. A reason to teach: creating classrooms of dignity and hope. Portsmouth, NH: Heinemann, 2005.
______. A middle school curriculum: from rhetoric to reality. Columbus, OH: National Middle School Association, 1993.
______. Curriculum integration: designing the core of democratic education. New York: Teachers College Press, 1997.
BEANE, J.; BRODHAGEN, B.; WEILBACHER, G. Show me the money. In: DANIELSE, H.; BIZAR, M. Teaching the best practice way: methods that matter. Portland, ME: Stenhouse, 2005.
BRODHAGEN, B. Assessing and reporting student progress in an integrative curriculum. Teaching and change, n. 1, p. 238-54, 1994.
______. The situation made us special. In: APPLE, M. W; BEANE, J. (Eds.) Democratic schools. Portsmouth, NH: Heinemann, 2007.
BRODHAGEN, B.; WEILBACHER, G.; BEANE, J. What we’ve learned from "Living in the Future". In: BEYERAND, L.; APPLE, M. (Eds.) The curriculum: problems, politics, and possibilities. Albany, NY: SUNY Press, 1998.
GRADY, E. New needs, new curriculum. Educational Leadership, vol. 61, n.4, p. 65-68, dec./2003-jan./2004.
HESS, D. Teaching Controversial public issues discussions: learning from skilled teachers. Theory and research in social education, vol. 30, n. 1, p. 10-41, 2002.
MARKS, H.; NEWMANN, F; GAMORAN, A. Does authentic pedagogy increase student achievement? In: NEWMANN, F. et al. Authentic achievement: restructuring schools for intellectual quality. San Francisco: Josey-Bass, 1996, p. 49-73.
MEIER, D.; SCHWARTZ, P. Central Park East Secondary School: the hard partis making It happen. In: APPLE, M. W; BEANE, J. (Eds.) Democratic schools. Portsmouth, NH: Heinemann, 2007.
NAGEL, N. Learning through real-world problem solving. Thousand Oaks, CA: Corwin, 1996.
NEWMANN, F. et al. Authentic achievement: restructuring schools for intellectual quality. San Francisco: Josey-Bass, 1996.
PETERSON, R. La Escuela Fratney: a journey toward democracy. In: APPLE, M. W; BEANE, J. (Eds.) Democratic schools. Portsmouth, NH: Heinemann, 2007.
ROSENSTOCK, L; STEINBERG, A. Beyond the shop: reinventing vocational education. In: APPLE, M. W; BEANE, J. (Eds.) Democratic schools. Portsmouth, NH: Heinemann, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.