FOLHETIM LORENIANAS: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS, PESQUISA E INOVAÇÃO RESPONSÁVEIS NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i2p341-363Palavras-chave:
Formação profissional. Interdisciplinaridade. Pedagogia de projetos. Métodos de pesquisa.Resumo
Este artigo reflete sobre a metodologia da aprendizagem baseada em projetos com dois elementos da abordagem da pesquisa e inovação responsáveis: engajamento público e acesso aberto. Seu objetivo é refletir como essas duas estratégias podem ser combinadas em pesquisas na área da educação. Envolve uma revisão de literatura sobre a aprendizagem baseada em projetos e um estudo de caso em um curso superior de Letras em um Centro Universitário do interior do estado de São Paulo, com coleta de dados por análise de documentos, observação participante e questionários. Um dos produtos resultante das atividades dos alunos no curso é o suplemento literário Folhetim Lorenianas. O projeto emprega o princípio do engajamento público da pesquisa e inovação responsáveis, por exemplo, com as entrevistas realizadas pelos alunos do curso com os membros da Academia de Letras de Lorena e a consequente participação dos acadêmicos na pesquisa. Aplica também o princípio do acesso aberto, já que o processo e o produto foram compartilhados na plataforma virtual, possibilitando que toda a comunidade possa participar e usufruir dos resultados da pesquisa. A combinação entre um projeto interdisciplinar, metodologias ativas e esses princípios gera, dentre outros resultados, a reflexão sobre o próprio processo de aprendizagem por parte dos alunos e sua preparação adequada para o mercado de trabalho. O artigo conclui que a conjugação entre a metodologia da aprendizagem baseada em projetos com base em princípios da abordagem da pesquisa e inovação responsáveis mostra-se uma contribuição promissora para as pesquisas na área da educação.
Referências
BENDER, Willian N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Trad. Fernando de Siqueira Rodrigues. Porto Alegre: Penso, 2014.
BIE – Buck Institute for Education. Aprendizagem baseada em projetos: guia para professores de ensino fundamental e médio. Tradução Daniel Bueno. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
BIE – Buck Institute for Education. What is Project Based Learning (PBL)? Disponível em: <https://www.bie.org/about/what_pbl>. Acesso em: 2 abr. 2018.
BLUMENFELD, Phyllis C. et al. Motivating project-based learning: Sustaining the doing, supporting the learning. Educational Psychologist, v. 26, n. 3–4, p. 369–398, 1991.
ESKROOTCHI, Rogheyeh; OSKROCHI, Reza. A study of the efficacy of project-based learning integrated with computer-based simulation – STELLA. Educational Technology & Society, v. 13, n. 1, p. 236–245, 2010. Disponível em: <https://www.j-ets.net/ETS/journals/13_1/22.pdf>. Acesso em: 1 abr. 2018.
EUROPEAN COMMISSION. Open Science (Open Access). Disponível em: <https://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/node/1031>. Acesso em: 1 abr. 2018a.
EUROPEAN COMMISSION. Public Engagement in Responsible Research and Innovation. Horizon 2020. Disponível em: <https://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/node/766>. Acesso em: 1 abr. 2018b.
EUROPEAN COMMISSION. Responsible Research and Innovation. Horizon 2020. Disponível em: <https://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/en/h2020-section/responsible-research-innovation>. Acesso em: 1 abr. 2018c.
EUROPEAN COMMISSION. Science with and for Society. Horizon 2020. Disponível em: <https://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/en/h2020-section/science-and-society>. Acesso em: 1 abr. 2018d.
GRANT, Michael M. Getting a grip on project-based learning: Theory, cases and recommendation. Meridian: A Middle School Computer Technologies Journal, Raleigh, NC, v. 5, n. 1, 2002. Disponível em: <https://projects.ncsu.edu/meridian/win2002/514/>. Acesso em: 4 jul. 2017.
HELLE, Laura; TYNJÄLÄ, Päivi; OLKINUORA, Erkki. Project-based learning in post-secondary education-theory, practice and rubber sling shots. Higher Education, v. 51, n. 2, p. 287–314, mar. 2006. Disponível em: <https://link.springer.com/article/10.1007/s10734-004-6386-5>. Acesso em: 1 abr. 2018.
LARMER, John; MERGENDOLLER, John R. Seven essentials for project-based learning. Educational Leadership, Alexandria, VA, v. 68, n. 1, p. 34–37, set. 2010. Disponível em: <http://www.ascd.org/publications/educational_leadership/sept10/vol68/num01/Seven_Essentials_for_Project-Based_Learning.aspx>. Acesso em: 1 abr. 2018.
MONTEIRO, Marko. Inovação responsável na EU: Universidades europeias se unem para ampliar a interação com suas comunidades. Pesquisa FAPESP, 252, p. 8–10, fev. 2017. Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/2017/02/13/inovacao-responsavel-na-ue/>. Acesso em: 07 jun. 2018.
OKOLI, Chitu. A guide to conducting a standalone systematic literature review. Communications of the Association for Information Systems, v. 37, n. 1, paper 43, p. 879–910, 2015. Disponível em: <https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-01574600/>. Acesso em: 30 mar. 2018.
PRENSKY, Marc. Digital natives, digital immigrants. On the horizon, v. 9, n. 5, p. 1–6, out. 2001.
SALDAÑA, Johnny. The coding manual for qualitative researchers. 3rd ed. Los Angeles: Sage, 2015.
WRIGLEY, Heide S. Knowledge in action: The promise of project-based learning. Focus on Basics, v. 2, n. D, dez. 1998. Disponível em: <http://www.ncsall.net/index.html@id=384.html>. Acesso em: 30 mar. 2018.
YIN, Robert K. Case study research and applications: design and methods. 6th ed. Thousand Oaks, CA: Sage, 2017.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.