A COAPRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE GESTORES PÚBLICOS EM UM AMBIENTE DE COINVESTIGAÇÃO PARA PESQUISA E INOVAÇÃO RESPONSÁVEIS
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i2p445-466Palavras-chave:
Estilos de Coaprendizagem. Ambientes de coinvestigação. Tecnologias móveis. Pesquisa e inovação responsáveis. Formação online.Resumo
O artigo tem como objetivo descrever a percepção dos participantes sobre os elementos constitutivos de um curso online para propiciar a coaprendizagem na formação de Gestores Públicos em um ambiente de coinvestigação para Pesquisa e Inovação Responsáveis (Responsible Research and Innovation - RRI). Este estudo examina quais as características do design do ambiente e qual o papel da docência para formar gestores colaborativos e reflexivos com novas tecnologias. A metodologia foca no estudo qualitativo e descritivo, com suporte das interfaces tecnológicas utilizadas no curso de formação. O ambiente virtual utilizado foi o weSPOT “Aprendizagem Colaborativa na formação de Gestores Públicos”, com 118 membros, especialistas e docentes do Brasil e Reino Unido, utilizando dispositivo móvel e o aplicativo “personal inquiry manager”. Após a interação dos participantes, observou-se a contribuição de 43 atores. As reflexões e discussões apresentadas durante o curso foram sistematizadas em mapas, utilizando o ambiente LiteMap. Os resutados indicam que o design e a docência propiciam a coaprendizagem com base na coeinvestigação, incluindo vantagens, desafios e recomendações para educadores, facilitadores e designers de cursos on-line com ambientes de coinvestigação.
Referências
BARROS, Daniela Melaré Vieira; OKADA, Alexandra. Os estilos de coaprendizagem para as novas características da educação (3.0). VIII Conferência Internacional de TIC na Educação. Repositorioaberto.uab.pt. Braga-Portugal, 2013.
CAPES. Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP) 2009. Brasília: DF. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/educacao-a-distancia/pnap>. Acesso em: 06 jul. 2015.
DEMO, Pedro. Praticar Ciência: metodologias do conhecimento científico. São Paulo: Saraiva, 2011.
EUROPEAN COMMISSION. Science Education in Europe: national policies, practices and research. 2011. Brussels: Education, Audiovisual and Culture Executive Agency. Disponível em: <http://www.indire.it/lucabas/lkmw_file/eurydice/sciences_EN.pdf>. Acesso em: 10 set. 2015.
GAVA, Tania Barboza Salles; NOBRE, Isaura Alcina Martins; SONDERMANNS, Danielli Veiga Carneiro. O modelo ADDIE na construção colaborativa de disciplinas a distância, Revista Informática na educação: teoria & prática, Vol. 17, N. 1, pp. 111-124, 2014.
KAOSAIYAPORN, Opaht; NA-SONGKHLA, Jaitip; BOONTHONG, Lalida. Open educational resources development model for an inquiring cultural skill of higher education students, Procedia – Social and Behavioral Sciences, Vol. 174, pp. 2031-2035, 2015.
MIKROYANNIDIS, Alexander, et al. weSPOT: A Personal and Social Approach to Inquiry-Based Learning, Journal of Universal Computer Science, Vol.19, N. 14, pp. 2093-2111, 2013.
OKADA, Alexandra. Competências chave para coaprendizagem na era digital: fundamentos, métodos e aplicações. Coleção Estudos Pedagógicos. Santo Tirso: WhiteBooks, Portugal, 2014.
OKADA, Alexandra. (Ed.). Engaging Science: innovative teaching for responsible citizenship. Milton Keynes: The Open University, 2016.
OKADA, Alexandra; ROSSI, Lia Carolina; COSTA, Alexandre Marino. Online argumentative maps for facilitating international debates with experts at large scale. European Conference on Technology Enhanced Learning (Ec-Tel): Toledo, Espanha, 2015.
OKADA, Alexandra; YOUNG, Gemma; SHERBORNE, Tony. Innovative Teaching of Responsible Research and Innovation in Science Education. E-Leaning Papers. Open Education Europa Journal, [s.n.], v. 44, n. 1, 2015. Disponível em: <https://www.openeducationeuropa.eu/en/article/Innovative-Teaching-of-Responsible-Research-and-Innovation-in-Science-Education>. Acesso em: 10 set. 2015.
OLIVEIRA, Saulo Barbará de. (Org.). Instrumentos de Gestão Pública. São Paulo: Saraiva, 2015.
TRIVIÑOS, Augusto Nivaldo da Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2006.
Downloads
Arquivos adicionais
- A Coaprendizagem na formação de Gestores Públicos através de um ambiente de coinvestigação para pesquisa e inovação responsáveis
- A Coaprendizagem na formação de Gestores Públicos através de um ambiente de coinvestigação para Pesquisa e Inovação Responsáveis
- A Coaprendizagem na formação de Gestores Públicos através de um ambiente de coinvestigação para Pesquisa e Inovação Responsáveis
- A Coaprendizagem na formação de Gestores Públicos através de um ambiente de coinvestigação para Pesquisa e Inovação Responsáveis
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.