METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: PARA ALÉM DA SUA APLICAÇÃO, QUANDO FAZEM A DIFERENÇA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS?
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p650-667Palavras-chave:
Metodologias Ativas, Formação Profissional, Mediação Pedagógica, Protagonismo do AlunoResumo
O objetivo a que nos propomos neste artigo é identificar em que condições a utilização das Metodologias Ativas no Ensino Superior faz realmente a diferença na formação de profissionais. Para responder a este objetivo trazemos, numa abordagem de pesquisa qualitativa, um estudo teórico desta questão buscando os significados com os quais autores contemporâneos como Ken Bain, Hargreaves, Imbernón, Pozo, Saturnino de la Torre, Veen, Vrakking, Zabalza, Moran , Bacich e Masetto vêm discutindo este objetivo. Relacionamos estes estudos com nossa experiência docente, pesquisas e publicações desde 2007 sobre essa temática. Isso nos permitiu apresentar algumas respostas às indagações feitas. Para que as Metodologias Ativas façam a diferença no ensino superior,sua utilização deve estar integrada aos objetivos de formação profissional, ao protagonismo do aluno e a uma atitude de mediação pedagógica do professor.
Referências
BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias Ativas para uma educação inovadora,Porto Alegre: Penso, 2018.
BAIN, Ken. Lo que hacen los mejores profesores universitários. Valencia: Universitat de Valencia, 2007.
HARGREAVES, Andy. O Ensino na sociedade do conhecimento: educação na era da insegurança. Porto Alegre: ArtMed, 2004.
IMBERNÓN, Francisco. Inovar o Ensino e a Aprendizagem na Universidade. São Paulo: Cortez, 2012.
MASETTO, Marcos T. (Org.). Ensino de Engenharia: técnicas para otimização das aulas. São Paulo: Avercamp, 2007.
MASETTO, Marcos T. O Professor na Hora da Verdade. São Paulo: Avercamp, 2010.
MASETTO, Marcos T. Competência pedagógica do professor universitário. 2. ed.rev. São Paulo: Summus, 2012.
MASETTO, Marcos T. Desafios para a Docência Universitária na Contemporaneidade: professor e aluno em inter-ação adulta. São Paulo: Avercamp, 2015.
POZO, Juan Ignacio. Aprendizes e Mestres. Porto Alegre: Artmed, 2002.
TORRE, Saturnino de la. (Org.). Estrategias didácticas em el aula: buscando la calidad y la innovación. Madri: Universidad Nacional de Educación a Distancia, 2008.
UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação Superior no Século XXI: Visão e Ação. Paris, 1998. Missões e Funções da Educação Superior. Piracicaba: Unimep,1998.
VEEN W.; VRAKKING, B. Homo zappiens: educando na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2009.
ZABALZA, Miguel A. O estágio e as práticas em contextos profissionais na formação universitária. São Paulo: Cortez, 2014.
ZABALZA, Miguel A. O Ensino Universitário, seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.