FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO A PARTIR DA LEI N. 9.394/96: QUESTÕES VELHAS E NOVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p911-929

Palavras-chave:

Pedagogia, Anos iniciais da escolarização, Formação e atuação docente, Estágio curricular obrigatório.

Resumo

Da configuração do curso de Pedagogia assumida pela LDB n. 9394/96 destaca-se aqui, o fato de que a formação de profissionais para atuação nos anos iniciais da escolarização (o que compreende Educação Infantil, Anos Iniciais do EF (06 a 10-11 anos) e EJA 1ª. fase do Ensino Fundamental) passa a ser realizada no âmbito da universidade. As implicações resultantes da elevação da formação do professor primário para o âmbito do ensino superior, se dão a ver no recrudescimento dos sentidos postos pela histórica problemática dada, na atual conjuntura, pela oposição entre o pressuposto da docência como base da formação nas licenciaturas versus a herança bacharelesca. Busca-se interlocução com estudos que tanto se dedicam a pensar a pedagogia no âmbito da sua nova configuração, como refletem aspectos decorrentes da mesma. Por fim, o estudo se propõe a tecer algumas considerações a respeito de dados de pesquisa interessada na formação e atuação do pedagogo, com realce sobre a perspectiva do estágio curricular obrigatório. Indica um possível hiato entre o pressuposto da docência como base identitária da formação do professor - lógica que preside o curso de Pedagogia, em face do trabalho que se realiza no estágio.

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Biografia do Autor

Valdeniza Maria Lopes da Barra, Universidade Federal de Goiás

Graduada em Pedagogia, Mestra e Doutora em Educação.

Professora Associada da Faculdade de Educação/UFG, com atuação na Graduação em Pós Graduação.

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Publicado

2020-06-26

Edição

Seção

Artigos