COMPETÊNCIAS DOS PROFESSORES PARA O SÉCULO XXI: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA MISTA DE INVESTIGAÇÃO

Ana Pedro, João Filipe Matos

Resumo


Tendo-se debruçado sobre o conceito teórico de competência, esta investigação procurou identificar quais as competências técnico-pedagógicas do século XXI necessárias a um professor do ensino básico. No campo empírico, adotou-se uma abordagem metodológica mista, estruturada a partir de um paradigma pragmático, tendo sido recolhidos dados quantitativos, através da aplicação da escala de perceção de competências docentes para o século XXI a 2688 professores do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico português, e dados qualitativos, realizando entrevistas a cinco stakeholders do sistema educativo português. Os resultados obtidos em ambas as recolhas foram posteriormente cruzados, dando origem a uma proposta de referencial de competências para o século XXI para professores do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico português, composto por 37 competências, organizadas em quatro dimensões (pedagógica, profissional, tecnológica e de relações interpessoais e institucionais). A partir destes dados procurou-se refletir sobre as implicações do referencial de competências para o séc. XXI no desenvolvimento profissional docente.


Palavras-chave


Competências docentes; Competências para o séc. XXI; Desenvolvimento profissional docente; Metodologias mistas de investigação.

Texto completo:

PDF

Referências


ACETO, Stefania, BOROTIS, Spiros, DEVINE, Jim; FISCHER, Thomas. Mapping and Analysing Prospective Technologies for Learning. Results from a consultation with European stakeholders and roadmaps for policy action. JRC Scientific and Policy Reports. Seville, 2014.

ARKSEY, Hillary; O'MALLEY, Lisa. Scoping studies: towards a methodological framework. International Journal of Social Research Methodology, 8:1, 2005, p.19-32.

BALANSKAT, Anja. The study of the impact of technology in primary schools (STEPS): Synthesis report, 2010.

BATANE, Tshepo; NGWAKO, Abraham. Technology use by pre-service teachers during teaching practice: Are new teachers embracing technology right away in their first teaching experience? Australasian Journal of Educational Technology, 33(1), 2017.

BOTERF, Guy. Construir as Competências Individuais e Colectivas. Colecção Ficheiros Pedagógicos para Professores. Porto: Edições Asa, 2005.

BRÁS, Pedro; MIRANDA, Guilhermina; MARÔCO, João. Teachers and technology: A complicated relationship. GSTF International Journal on Education, 2 (1), 2014, p.56-65.

BRASLAVSKY, Cecilia; BORGES, Carla; SIMAO, Marcelo Souto; TRUONG, Nhung. Historical Competence as a Key to Promote Democracy. In: IBE/UNESCO. School Knowledge in Comparative and Historical Perspective: Changing Curricula in Primary and Secondary Education. Geneva: IBE/UNESCO, 2006.

CONCEIÇÃO, Cristina; SOUSA, Óscar. Ser professor hoje. O que pensam os professores das suas competências. Revista Lusófona de Educação, 2012, p.20.

COUTINHO, Clara. Challenges for teacher education in the learning society: Case studies of promising practice. In: H. H. Yang & S. H. Yuen (eds.). Handbook of research and practices in E-Learning: Issues and Trends. Hershey, New York: Information Science Reference – IGI Global, 2009. p. 385-401.

COUTINHO, Clara. TPACK: Em busca de um referencial teórico para a formação de professores em tecnologia educativa. Revista Paidéi@. UNIMES VIRTUAL, Vol. 2, N.4, 2011.

CRESWELL, John William. Projeto de pesquisa. Métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DALY, Caroline; Pachler, Norbert; Pelletier, Caroline. Continuing professional development in ICT for teachers: A literature review. London: BECTA, 2009.

DAVIS, Niki; Roblyer, M. Preparing teachers for the "schools that technology built”. Journal of Research on Technology in Education, 37, 4, 2005, p. 399-409.

ERAUT, Michael. The balance between Communities and Personal Agency: Transferring and integrating knowledge and know-how between different communities and contexts. Learning to be Professional through a Higher Education E-BOOK, 2012.

ESTEVE, José Manuel. La formación de profesores: bases teóricas para el desarrollo de programas de formación inicial. Revista de Educacion, 350, 2009, p. 203-218

ESTEVES, Manuela. Construção e desenvolvimento das competências profissionais dos professores. Sísifo - Revista de Ciências da Educação, 08, 2009, p. 37-48.

JESUS, Saul Neves. Motivação e formação de professores. Coimbra: Quarteto Editora, 2000.

JOHNSON, Burke; ONWUEGBUZIE, Anthony; TURNER, Lisa. Toward a Definition of Mixed Methods Research. Journal of Mixed Methods Research, 1, 2007, p. 112-133.

LEITÃO, Álvaro; ALARCÃO, Isabel. Para uma nova cultura profissional: uma abordagem da complexidade da profissão na formação inicial de professores do 1º CEB. Revista Portuguesa da Educação, 19 (2), 2006, p. 51-84.

LILLEJORD, Sølvi; BØRTE, Kristin; NESJE, Katrine; RUUD, Erik. Learning and teaching with technology in higher education – a systematic review. Oslo: Knowledge Centre for Education, 2018.

MATOS, João Filipe; PEDRO, Ana. Porquê integrar o lápis no currículo do ensino básico? – Reflexão sobre a problemática das tecnologias na educação. Atas VI Conferência Internacional TIC na Educação - Challenges. Braga: Universidade do Minho, 2011.

NETS. The ISTE NETS and Performance Indicators for Teachers, 2008.

NÓVOA, António. Profissão Professor. Porto: Porto Editora, 2003.

OECD. Building a High-Quality Teaching Profession. Lessons from around the world, Paris: OECD Publishing, 2011.

OECD. Innovating Education and Educating for Innovation: The Power of Digital Technologies and Skills. Paris: OECD Publishing, 2016.

Partnership for 21-st century skills. Framework for 21st Century Learning, 2009. Retirado de http://www.p21.org/index.php?option=com_content&task=view&id=254&Itemid=120. Acesso em: 15 nov. 2018.

PATROCÍNIO, Pedro; PEDRO, Ana; MATOS, João Filipe. 21st Century Skills and Mobile Learning: The relationship between two constructs. Proceedings of SGEM2014 Conference on Psychology and Psychiatry, Sociology, Healthcare and Education, 2014. DOI: 10.5593/sgemsocial2014/B13/S3.031

PEDRO, Ana. Tecnologias e competências dos professores do ensino básico para o séc. XXI. Tese (Doutoramento em Educação) – Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2015.

PEDRO, Ana; MATOS, João Filipe. Validação da escala de perceção de competências docentes para o século XXI. Revista Intersaberes, v.12, nº26, 2017, p. 212-227. DOI: http://dx.doi.org/10.22169/revint.v12i26.1308

PEDRO, Neuza; MATOS, João Filipe; PEDRO, Ana; ABRANTES, Paula. Teacher Skills and competence development for classrooms of the future. European Schoolnet: ITEC Report, 2011. Disponível em: Acesso em: 15 novembro de 2018.

PEDRO, Neuza; WUNSCH, Luana; PEDRO, Ana; ABRANTES, Paula. Tecnologias, inovação e desenvolvimento profissional docente no século XXI (ou, pergunte-se aos alunos o que os professores precisam de aprender). Atas 1º Encontro Internacional TIC e Educação. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2010.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para uma nova profissão. Pátio. Revista Pedagógica, 17, 2001, p. 8-12.

RUMRILL, Phillip; FITZGERALD, Shawn; MERCHANT, William. Using scoping literature reviews as a means of understanding and interpreting existing literature. Work, 35(3), 2010, p. 399-404.

RUÉ, Domingo; MARTÍNEZ, Maite. Las titulaciones UAB en el Espacio Europeo de Educación Superior. Sistema Europeo de Transferencia de Créditos. Colección Eines, 1, 2005. Barcelona: Universidad Autónoma de Barcelona.

SILVA, Elena. Measuring skills for 21st-century learning. Phi Delta Kappan, 90(9), 2009, p. 630-635.

Tashakkori, Abbas; Teddlie, Charles. Mixed Methodology: Combining Qualitative and Quantitative Approaches (Vol. 46). Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 1998.

TRILLING, Bernie; FADEL, Charles. 21st century skills: learning for life in our times. San Francisco: Jossey-Bass, 2009.

VONGKULLUKSN, Vanessa; XIE, Kui; BOWMAN, Margaret. The role of value on teachers’ internalization of external barriers and externalization of personal beliefs for classroom technology integration. Computers & Education, 118, 2018, pp. 70–81. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2017.11.009.




DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i2p344-364

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

Indexadores:

Nacionais

              

 

Internacionais