PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: COMPROMISSO E TESTEMUNHO DE RESPEITO AO HUMANO E À HUMANIDADE
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i4p986-1007Palavras-chave:
Pedagogia do Oprimido, Educação Problematizadora, HumanizaçãoResumo
Este artigo se estrutura em torno de dois focos indicotomizáveis: o autor e a obra. É o resultado de um estudo bibliográfico e da escuta do professor / es sobre o compromisso de Paulo Freire para com o ser humano e à humanidade com a comunidade e vivência de uma pedagogia cinquentenária: Pedagogia do Oprimido. Procura evidenciar a práxis político-pedagógica de Paulo Freire a partir da noção inicial do seu trabalho no campo da educação obra que foi dando corpo a sua e marcando a sua história de vida. Assim o contexto de criação da Pedagogia do Oprimido ganha relevo, marca a historicidade da obra e o gênero literário que é marcadamente ressaltado. Traça a configuração da obra que traduz o compromisso freireano como projeto sócio-político-pedagógico que anunciou de forma planetária a práxis freireana.
Referências
BRASIL. Portaria nº 2.761, de 19 de novembro de 2013. Institui a Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (PNEPSSUS). Publicada Diário Oficial da União, DF, 2013.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber. Elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
FREIRE, Ana Maria. Mensagem enviada à Profa. Silke Weber em maio de 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
_____. Pedagogia do oprimido. 31ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.
_____. Educação como prática da liberdade. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.
_____; MACEDO, Donaldo. Alfabetização - leitura do mundo, leitura da palavra. São Paulo: Paz e Terra, 1990.
GENTILI, Pablo. Paulo Freire e a história de um manuscrito. 2014. Disponível em: . Acesso em: 26 set. 2018.
GONTIJO, Daniela Tavares et al. DECIDIX: encontro da pedagogia Paulo Freire com os serious games no campo da educação em saúde com adolescentes. Ciência & Saúde Coletiva [online], Rio de Janeiro, v. 23, n. 9, 2018 p. 2951-2962. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232018000902951&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 out. 2018.
LIMA, Sílvio. Ensaio sobre a essência do ensaio. 2ª ed. Coimbra: Armênio Amado Editora, 1974.
SANTIAGO, Eliete. Formação, currículo e prática pedagógica em Paulo Freire. In: BATISTA NETO, José; SANTIAGO, Eliete. (Orgs.). Formação de professores e prática pedagógica. Recife: Massangana, 2006, p. 73-84.
SAUL, Alexandre. Para mudar a prática da formação continuada de educadores: uma pesquisa inspirada no referencial teórico-metodológico de Paulo Freire. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.