ANÁLISE DOS ELEMENTOS CURRICULARES DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO: FORMAÇÃO DOCENTE EM FOCO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i1p262-282

Palavras-chave:

Diretrizes nacionais e institucionalização, Currículo, Professores formadores, Licenciatura em Computação.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar os limites e as possibilidades de formação do currículo do curso de Licenciatura em Computação de um Instituto Federal e a relação com as políticas públicas de formação de professores. Buscou-se responder quais são as determinações expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais e no Projeto Pedagógico, quando se trata de orientar a construção dos elementos ensino-aprendizagem-avaliação. Para tanto, realizou-se o estudo comparativo entre a legislação oficial, o Projeto Pedagógico e os 15 planos de ensino das disciplinas que compõem os núcleos formação geral e pedagógico. A pesquisa baseou-se na (re)leitura de Mainardes (2006), sobre o ciclo de políticas - contextos da influência, produção de textos e prática, e nas pesquisas sobre análise de projetos pedagógicos e planos de ensino, pois esse referencial permite observar os objetivos, as diretrizes e os elementos didáticos da ação docente, de modo a assegurar a identificação do caráter de ambivalência que as políticas curriculares tendem a promover. As reflexões produzidas assinalam para um direcionamento investigativo que se torna necessário e urgente em duas dimensões articuladas: o posicionamento das instituições em relação aos cursos de licenciatura e aos professores formadores que neles atuam e ao desenvolvimento de pesquisas relacionadas à prática desses professores. Propõe-se que os planos de ensino construídos coletivamente, aplicados e cumpridos, à luz dos saberes e dos conhecimentos interdisciplinares, dirigidos às questões ligadas ao campo da prática profissional, seus fundamentos metodológicos e suas formas de trabalhar em sala de aula devem refletir a intencionalidade da ação pedagógica.

Biografia do Autor

Elisa Antonia Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro IFTM

Professora Doutora no  curso de Licenciatura em Computação  e no Programa de Mestrado Profissional em Educação Tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro IFTM - Campus Uberaba.

Olenir Maria Mendes, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Doutora da Universidade Federal de Uberlândia, na Faculdade de Educação  - Núcleo de Didática.

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2020-03-31

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Artigos