ESTRATÉGIAS PARA RESISTIR ÀS RESISTÊNCIAS: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA E DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p994-1016

Palavras-chave:

Educação e Tecnologia, Abordagens Críticas, Ideologia, Teorias do Discurso, Metáforas.

Resumo

É difícil prever o futuro da educação brasileira, mas a presença cada vez mais marcante das tecnologias digitais em contextos educacionais parece ser uma tendência irrefreável. Proliferam novas siglas, acrônimos e rótulos apresentados como novidades, mas que, frequentemente, apenas reciclam velhas ideias. Enquanto a expansão da indústria que fornece artefatos digitais para fins supostamente educacionais se dá com o respaldo de políticas de fomento à inovação, as discussões pertinentes são predominantemente maniqueístas e marcadas por juízos de valor fortemente afetivos. Nesse contexto, para que seja possível enfrentarem-se condições possivelmente adversas aos valores de uma educação focalizada na formação de cidadãos críticos, é preciso desafiar essa polarização. Baseado em estudos críticos e na experiência docente dos autores, este ensaio discute recursos e estratégias pedagógicas que visam a resistir às resistências fundadas em concepções simplistas da relação educação-tecnologia. 

Biografia do Autor

Giselle Martins dos Santos Ferreira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professora Adjunta no Departamento de Educação da PUC-Rio. Foi Professora Adjunta no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá, PPGE/UNESA (2011-2018) e Professora-Pesquisadora na Open University do Reino Unido (1998-2013), onde também atuou como Pesquisadora Associada (2013-2016). ORCID: http://orcid.org/0000-0002-8498-5390. E-mail: giselle-ferreira@puc-rio.br.

Jaciara de Sá Carvalho, Universidade Estácio de Sá

Professora Adjunta no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá, PPGE/UNESA, desde 2015. Coordenou formações a distância no Instituto Paulo Freire entre 2009 e 2012. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1497-3930. E-mail: jsacarvalho@gmail.com.

Márcio Silveira Lemgruber, Universidade Estácio de Sá

Professor Adjunto no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá, PPGE/UNESA, desde 2012. Professor Associado aposentado da Faculdade de Educação da UFJF (1991-2012). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9269-5695. E-mail: mslemgruber@gmail.com.

Luiz Alexandre da Silva Rosado, Instituto Nacional de Educação de Surdos - DESU/INES

Doutor em Ciências Humanas (Educação) pela PUC-Rio. Professor Adjunto no Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos - DESU/INES, Rio de Janeiro, Brasil. Foi professor no PPGE UNESA nos anos de 2013 e 2014. Temas de interesse: mídia-educação, juventude e mídia, novas tecnologias da informação e comunicação, autoria digital emergente, autoria acadêmica, processos de construção, transições e transformações tecnológicas.
Contato: alexandre.rosado@gmail.com

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2020-06-26

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Artigos