ESTRATÉGIAS PARA RESISTIR ÀS RESISTÊNCIAS: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA E DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

Giselle Martins dos Santos Ferreira, Jaciara de Sá Carvalho, Márcio Silveira Lemgruber, Luiz Alexandre da Silva Rosado

Resumo


É difícil prever o futuro da educação brasileira, mas a presença cada vez mais marcante das tecnologias digitais em contextos educacionais parece ser uma tendência irrefreável. Proliferam novas siglas, acrônimos e rótulos apresentados como novidades, mas que, frequentemente, apenas reciclam velhas ideias. Enquanto a expansão da indústria que fornece artefatos digitais para fins supostamente educacionais se dá com o respaldo de políticas de fomento à inovação, as discussões pertinentes são predominantemente maniqueístas e marcadas por juízos de valor fortemente afetivos. Nesse contexto, para que seja possível enfrentarem-se condições possivelmente adversas aos valores de uma educação focalizada na formação de cidadãos críticos, é preciso desafiar essa polarização. Baseado em estudos críticos e na experiência docente dos autores, este ensaio discute recursos e estratégias pedagógicas que visam a resistir às resistências fundadas em concepções simplistas da relação educação-tecnologia. 


Palavras-chave


Educação e Tecnologia; Abordagens Críticas; Ideologia; Teorias do Discurso; Metáforas.

Texto completo:

PDF

Referências


AMADEU, Sérgio. Tudo sobre tod@s: redes digitais, privacidade e venda de dados pessoais/. Kindle Edition. São Paulo: Edições Sesc, 2017.

BACICH, Lilian.; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BALL, Stephen. Aprendizagem ao longo da vida, subjetividade e a sociedade totalmente pedagogizada. Educação, v. 36, n. 2, p. 144–155, 2013. Disponível em: < http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/12886>. Acesso em: 27 fev. 2019.

BARBROOK, Richard; CAMERON, Andy. A Ideologia Californiana. In: FERREIRA, G. M. S.; ROSADO, L. A. S.; CARVALHO, J. S. (Org.) Educação e Tecnologia: abordagens críticas. Rio de Janeiro: SESES/UNESA, 2017, 124-141. Disponível em: . Acesso em: 27 fev. 2019.

BARRETO, Raquel Goulart. Discursos, tecnologias, educação. Pesquisa em educação. Práticas de Linguagem. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009.

BARRETO, Raquel Goulart. Objetos como sujeitos: o deslocamento radical. In: FERREIRA, Giselle Martins dos Santos; ROSADO, Luiz Alexandre da Silva.; CARVALHO, Jaciara de Sá. (Org.) Educação e Tecnologia: abordagens críticas. Rio de Janeiro: SESES/UNESA, 2017, p. 124-141. Disponível em: . Acesso em: 27 fev. 2019.

BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

BLACK, Max. Models and Metaphors. Studies in Language and Philosophy. Ithaca, NY: Cornell University Press, 1962.

BRASIL. Lei no 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação. Brasília: Diário Oficial da União, Edição Extra de 26/6/2014, Seção 1, Página 1. Disponível em: . Acesso em: 27 fev. 2019.

BRETON, Philippe. Le culte de l´Internet: uma menace pour le lien social? Paris: La Découverte, 2000.

BOLL, Cíntia Inês; RAMOS, Wilsa Maria; REAL, Luciane Corte. Recursos Educacionais Abertos. In: MILL, D. (Org.) Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância, p. 548-551. Campinas: Papirus, 2018.

CALVINO, Italo. Cidades Invisíveis. Rio de Janeiro: Ed. Globo, 2003.

CARVALHO, Jaciara de Sá. Uma concepção de cidadania (planetária) para formação cidadã. Inter-Ação, v. 42, p. 105-121, 2017. Disponível em: . Acesso em: 27 fev. 2019.

COMÊNIO, João Amós. Didactica Magna. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1995.

COULDRY, Nick; MEJIAS, Ulises A. Data colonialism: rethinking Big Data’s relation to the contemporary subject”. Television & New Media, 2018. Disponível em: . Acesso em: 03 jan. 2019.

DUSEK, Val. Filosofia da Tecnologia. São Paulo: Loyola, 2009.

CUBAN, Larry. Oversold and underused. Computers in the classroom. Cambridge, MA: Harvard University Press, 2001.

EAGLETON, Terry. Ideologia. São Paulo: Boitempo / UNESP, 1997.

ECO, Umberto. Pape Satàn Aleppe: crônicas de uma sociedade líquida. Rio de Janeiro: Record, 2017.

FEENBERG, Andrew. Teoría crítica de la tecnología. Revista CTS, n. 5, v. 2, p. 109-123, 2005. Disponível em: . Acesso em: 27 fev. 2019.

FELINTO, Erick. A religião das máquinas. Porto Alegre: Sulina, 2005.

FERREIRA, Giselle, M. S.; CARVALHO, J. S. Educação Aberta. In: MILL, D. (Org.) Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância, p. 203-206. Campinas: Papirus, 2018.

FERREIRA, Giselle. M. S.; LEMGRUBER, Márcio. S. Tecnologias Educacionais como Ferramentas: Considerações Críticas Acerca de uma Metáfora Fundamental. EPAA, v. 26, n. 12, p. 1-16, 2018. Disponível em: . Acesso em: 27 fev. 2019

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação. São Paulo: Cortez, 1979.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREITAS, Luiz Carlos de. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Educação & Sociedade, v. 33, n. 119, p. 379–404, 2012. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302012000200004&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 27 fev. 2019.

GIDDENS, Anthony; SUTTON, Philip W. Conceitos essenciais da Sociologia. São Paulo: Unesp, 2016.

HOBBES, Thomas. Leviatã. São Paulo: Nova Cultural, 1997. (Coleção Os Pensadores)

KWET, Michael. Digital Colonialism: US Empire and the New Imperialism in the Global South. Race and Class, 1-24, 2019.

LE GUIN, Ursula. The left-hand of darkness. Edição para Kindle. Londres: Orion, 2018.

LEMGRUBER, Márcio Silveira; OLIVEIRA, Renato José de. Argumentação e Educação: da ágora às nuvens. In: LEMGRUBER, Márcio Silveira; OLIVEIRA, Renato José de(Org.) Teoria da Argumentação e Educação, p. 23-55. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2011.

LEMGRUBER, Márcio Silveira; FERREIRA, Giselle Martins dos Santos; Metáforas Fundamentais da Tecnologia Educacional. Educação em Foco, v. 23, n. 1, p. 15-37. Disponível em: < http://ojs2.ufjf.emnuvens.com.br/edufoco/article/view/20012/10670>. Acesso em: 27 fev. 2019.

LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metaphors we live by. Chicago; Londres: University of Chicago Press, 1980.

LEMOS, Daniel C. (Org.) Distopias e Educação: entre ficção e ciência. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2016.

MENDES, Durmeval Trigueiro. Existe uma Filosofia da Educação Brasileira? In: MENDES, Durmeval Trigueiro (Org.), Filosofia da Educação Brasileira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1985.

MOROZOV, Evgeny. To save everything, click here: the folly of technological solutionism. Nova Iorque: Public Affairs, 2013.

NYE, David E. Technology Matters. Questions to live with. Cambridge, MA: MIT Press, 2006.

OLIVEIRA, Edilson M. de; ALMEIDA, José Luís Vieira; ARNONI, Maria Eliza B. Mediação dialética na educação escolar: Teoria e prática. São Paulo: Loyola, 2007.

OTSUKA, Joice Lee. Objeto de Aprendizagem. In: MILL, D. (Org.) Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância, p. 481-484. Campinas: Papirus, 2018.

PERELMAN, Chaïm. Analogia e Metáfora. In: Enciclopédia Einaudi vol. 11, Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1987, p. 207-217.

PERELMAN, Chaïm; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da Argumentação - a nova retórica. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

PISCHETOLA, Magda; HEINSFELD, Bruna Damiana. “Eles já nascem sabendo”: desmistificando o conceito de nativos digitais no contexto educacional. RENOTE, v. 16, n. 1, p. 1-10. Disponível em: . Acesso em: 27 fev. 2019.

RAVITCH, Diane. The death and life of the great American school system. 2a ed. Nova Iorque: Basic Books.

RICHARDS, Ivor Armstrong. The Philosophy of Rhetoric. Oxford: Oxford University Press, 1936/1964.

ROSADO, Luiz Alexandre da Silva; BOHADANA, Estrella D’Alva Benaion; LEMGRUBER, Márcio Silveira; FERREIRA, Giselle Martins dos Santos. De Metrópolis a Matrix: arte e filosofia na formação de pesquisadores em educação. Leitura: Teoria e Prática, v. 33, n. 64, p. 97-110, 2015. Disponível em: . Acesso em: 27 fev. 2019.

ROSADO, Luiz Alexandre da Silva; FERREIRA, Giselle Martins dos Santos; CARVALHO, Jaciara de Sá. Educação e Tecnologia na literatura acadêmica on-line em português. In: FERREIRA, Giselle Martins dos Santos; ROSADO, Luiz Alexandre da Silva.; CARVALHO, Jaciara de Sá. (Org.) Educação e tecnologia: abordagens críticas. Rio de Janeiro: SESES/Universidade Estácio de Sá, 2017, p. 208-254. Disponível em: . Acesso em: 27 fev. 2019.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. Edição comemorativa. Campinas: Autores Associados, 2008.

SELWYN, Neil. Minding our language: why education and technology is full of bullshit … and what might be done about it. Learning, Media and Technology, v. 41, n. 3, p. 437-443, 2015. Disponível em: < https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/17439884.2015.1012523 >. Acesso em: 27 fev. 2019.

SELWYN, Neil. Educação e tecnologia: questões críticas. In: FERREIRA, Giselle Martins dos Santos; ROSADO, Luiz Alexandre da Silva.; CARVALHO, Jaciara de Sá. (Org.) Educação e tecnologia: abordagens críticas. Rio de Janeiro: SESES/Universidade Estácio de Sá, 2017, p. 85-103. Disponível em: . Acesso em: 27 fev. 2019.

SELWYN, Neil. What do we mean by ‘education’ and ‘technology’? In: SELWYN, N. Education and Technology: key issues and debates. Londres: Bloomsbury, 2011. Edição para Kindle. Tradução para o português de Giselle M. S. Ferreira: “O que queremos dizer com ‘educação’ e ‘tecnologia’?”, 2016a. Disponível em: . Acesso em: 27 fev. 2019.

SELWYN, Neil. Educational technology as ideology. In: SELWYN, N. Distrusting Educational Technology. Londres: Routledge, 2014. Edição para Kindle. Tradução para o português de Giselle M. S. Ferreira: “Tecnologia educacional como ideologia”, 2016b. Disponível em: . Acesso em: 27 fev. 2019.

THOMAS, Michael. Deconstructing digital natives. Edição para Kindle. Abingdon: Taylor & Francis, 2011.

WELLER, Martin. MOOCs and the Silicon Valley Narrative. Journal of Interactive Media in Education, p.Art. 5, 2015. Disponível em: . Acesso em: 27 jan. 2019.

WILLIAMSON, Ben. Big Data in Education. The digital future of learning, policy and practice. Edição para Kindle. Londres: Sage, 2017.

ZUBOFF, Shoshana. The age of surveillance capitalism. Nova Iorque: Public Affairs, 2019.




DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p994-1016

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

Indexadores:

Nacionais

              

 

Internacionais