ENGAJAMENTO DE DOCENTES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: IMPLEMENTANDO ENSINO HÍBRIDO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p951-969

Palavras-chave:

Engajamento docente, Ensino híbrido, Metodologias ativas.

Resumo

O ambiente de ensino e aprendizagem vem sofrendo mudanças. Esse movimento social, e também profissional, impacta na atuação do docente, o qual passa a ter um papel diferenciado, tornando-se um curador de conteúdo e mediador do processo formativo, que, muitas vezes, desenvolve-se por meio de metodologias ativas, práticas pedagógicas que põem o estudante no centro do processo formativo, transformando-o em protagonista da sua aprendizagem. Dentre as diversas metodologias ativas existentes, encontramos o ensino híbrido, foco do presente estudo. Com todas essas mudanças nos processos de aprender e ensinar, o professor tem tido pouco tempo para pensar, se planejar, e compreender, muitas vezes, sobre seu próprio papel, o que termina influenciando no nível de engajamento desse docente em suas atividades. Assim, como os docentes se engajam perante a transição do ensino tradicional ao híbrido em um curso superior? A pesquisa buscou identificar o nível de engajamento docente ao vivenciar a implementação do ensino híbrido, da aprendizagem por projetos e por problema, em dois cursos superiores. Objetivou-se ainda: compreender como os docentes se engajam em uma mudança metodológica e descrever como os estudantes percebem esse engajamento. Os dados foram coletados por meio de um semanário de aprendizagem dos professores e da aplicação da escala de engajamento docente. Utilizamos a análise teórica e descritiva. Os resultados apresentaram que os docentes se engajaram positivamente no processo de transição metodológica, mas que 20% ainda percebem que eram mais felizes no modelo tradicional de ensino, demonstrando que uma parcela de professores se sente desconfortável nesse cenário.

Biografia do Autor

Ernandes Rodrigues do Nascimento, Faculdade Imaculada Conceição do Recife - FICR Grupo UBEC - União Brasileira de Educação Católica

Professor Certificado Google Nível Trainer. Diretor Acadêmico, Professor Universitário, Conteudista para EAD, Pesquisador, Procurador Institucional e Avaliador de Cursos (INEP). Experiência com: Direção de IES; Coordenação de Curso Superior; Coordenação Acadêmica de Polo EAD e Tutoria Presencial e Virtual. Foi membro do Grupo de Pesquisa MKP (Centro de Estudos em Marketing e Pessoas) do PROPAD - CCSA/DCA - UFPE durante os anos de 2013 e 2014 e do Grupo de Pesquisa Mídias Digitais e Mediações Interculturais entre os anos 2017 e 2018. Em novembro de 2018 passou a integrar o Laboratório de Pesquisa e Prática - Educação, Metodologias e Tecnologias - Educat, coordenado pela Profa. Maria Auxiliadora Soares Padilha e pelo Prof. Marcos Alexandre de Melo Barros. E em outubro de 2019 se tornou pesquisador no Núcleo de Estudos e Pesquisa de Práticas Inovadoras (NEPPI)

Isabel Pauline Lima de Brito, INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO - RECIFE

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru (1997), graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Faculdade do Vale do Ipojuca (2007) e mestrado em Lingüística pela Universidade Federal da Paraíba (2016). É professora ativa permanente do INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO - RECIFE desde julho de 2010. Tem experiência na área de Lingüística e Educação e é doutoranda em Educação pelo programa EDUMATEC da Universidade Federal de Pernambuco.

Maria Auxiliadora Soares Padilha, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE

Professora associada para atividades de Educação a Distância da Universidade Federal de Pernambuco. Possui graduação em Pedagogia (1997), mestrado em Educação (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Pós- Doutorado pela Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha. Pesquisa e atua sobre Coreografias Didáticas e Institucionais, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para Educação com ênfase em Didática, Inovação Pedagógica e Metodologias Ativas, Educação a Distância, Inclusão Digital, processos de ensino e aprendizagem e formação de professores. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE. Foi Coordenadora do Programa Institucional de Inovação Pedagógica da Universidade Federal de Pernambuco e coordena, desde 2011 o Programa de Extensão Proi-Digital.

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Publicado

2020-06-26

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Artigos