O DISPOSITIVO CURRÍCULO: A PRODUÇÃO DO SUJEITO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Mário Luiz Ferrari Nunes Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), São Paulo, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0680-5777

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i2p659-681

Palavras-chave:

Currículo, Educação Superior, Educação Física, Governamentalidade.

Resumo

A globalização e a hegemonia neoliberal incidem na criação de estratégias que visam a governar as populações face às novas configurações do Estado. Isso se acirra ao expormos a formação do docente, pois ele é responsável pelas novas gerações. Neste quadro, este trabalho examinou os regimes discursivos presentes no currículo da Licenciatura em Educação Física, que produzem a sua identidade, a do docente e a da prática pedagógica. Realizamos entrevistas narrativas com docentes em atuação. Analisamos o material empírico produzido a partir da noção de governamentalidade, formulada por Michel Foucault. Os resultados indicam que o dispositivo currículo não oferece condições para que o docente perceba que é formado por ordens discursivas diversas e consolida formas de pensar e fazer a docência em Educação Física que favorecem a governamentalidade neoliberal.

Biografia do Autor

Mário Luiz Ferrari Nunes, Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), São Paulo, Brasil.

Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.Professor Doutor no Programa de Pós-Graduação e da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas  (UNICAMP), São Paulo, Brasil.

Referências

BALL, Stephen. Reformar escolas/ reformar professores e os terrores da performatividade. Revista Portuguesa de Educação, Minho, v. 15, n.02, 2002, p. 3-23. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/374/37415201.pdf. Acesso em: 20 nov. 2019.

CRISÓRIO, Ricardo. Educação Física e identidade: conhecimento, saber e verdade. In: BRACHT, Valter.; CRISÓRIO, Ricardo (Orgs.). A Educação Física no Brasil e na Argentina: identidade, desafios e perspectivas. Rio de Janeiro: PROSUL e Campinas: Autores associados, 2003. p. 31-54.

DARDOT, Pierre.; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Editora Boitempo, 2016.

DELORS, Jacques (Org.) Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez, 1996.

DIAZ, Mário. Foucault, docentes e discursos pedagógicos. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Liberdades reguladas: a pedagogia construtivista e outras formas de governo do eu. Vozes: Petrópolis, 1999. p. 14-29.

DRUCKER, Peter. A sociedade pós-capitalista. São Paulo: Pioneira, 1999.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1992.

FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In: DREYFUSS, Hubert.; RABINOW, Paul. Michel Foucault: uma trajetória filosófica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. p. 31-249.

FOUCAULT, Michel. Segurança, território e população. São Paulo: Martins Fontes, 2008a.

FOUCAULT, Michel. O nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008b.

FOUCAULT, Michel. O que é a crítica? Seguido da cultura de si. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2017.

JOVCHELOVICH, Sandra; BAUER, Martin W. Entrevista Narrativa. In: BAUER, Martin W, GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes,2002. p. 90-113.

NOGUERA-RAMÍREZ, Carlos. Pedagogia e governamentalidade: ou da Modernidade como uma sociedade educativa. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

NEIRA, Marcos Garcia.; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

POPKEWITZ, Thomas. S. A reforma como administração social da criança: globalização do conhecimento e do poder. In: BURBULES, Nicholas; TORRES, Carlos Alberto. Globalização e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004. p. 107-125.

SILVA, Tomaz Tadeu da. As pedagogias psi e o governo do eu. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Liberdades reguladas: a pedagogia construtivista e outras formas de governo do eu. Vozes: Petrópolis, 1999. p. 7-13.

VEIGA-NETO, Alfredo José da. Educação e governamentalidade neoliberal: novos dispositivos, novas subjetividades. In: PORTOCARRERO, Vera; CASTELO BRANCO, Guilherme (Orgs.). Retratos de Foucault. Rio de Janeiro: Nau, 2000. p. 179-217.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Edição

Seção

Artigos