PSICOLOGIA ESCOLAR E ETNOGRAFIA VIRTUAL: CONSTRUINDO ESPAÇOS DE FORMAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p153-173

Palavras-chave:

Psicologia escolar, Etnografia virtual, Ensino profissionalizante, Formação continuada

Resumo

Este estudo discute a atuação de psicólogos escolares dos Institutos Federais, a partir da proposição de espaços virtuais, com vistas a contribuir para o aperfeiçoamento desses profissionais. Fundamentada na psicologia escolar crítica e na etnografia virtual, a construção dos fóruns virtuais evidenciou reflexões de psicólogos sobre práticas nos Institutos Federais. A pesquisa contou com 93 participantes. Os resultados apontam que o investimento institucional para atuação do psicólogo escolar ainda está em processo de construção. Relatos indicam que as intervenções se caracterizam pela ênfase exclusiva no atendimento de estudantes com problemas de rendimento acadêmico ou se limitam à promoção de oportunidades profissionais para alunos. Os espaços virtuais contribuíram para o aperfeiçoamento continuado desses psicólogos.

Biografia do Autor

Ligia Rocha Cavalcante Feitosa, Universidade Federal de Santa Catarina, Lages, Santa Catarina

Professora do curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Mestrado e Doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília.

Claisy Maria Marinho-Araujo, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal

Professora do curso de Psicologia da Universidade de Brasília e do Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde da Universidade de Brasília.

Doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília

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2021-03-30

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Artigos