ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1447-1465

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio, Educação a Distância, Política educacional.

Resumo

Este texto aborda a Educação a Distância (EaD) como estratégia de ensino a ser adotada parcialmente no Ensino Médio, conforme as novas Diretrizes Curriculares Nacionais voltadas a essa etapa (até 20% no período diurno e 30% no noturno). O Novo Ensino Médio foi proposto com a Lei nº 13.415/2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases, estabelecendo uma mudança em arquitetura: ampliação do tempo mínimo do estudante na escola para 1.000 horas anuais (até o ano de 2022) e nova organização curricular, a que se denomina flexível, que contempla a Base Nacional Comum Curricular e a oferta de diferentes itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional. Objetivamos, então, problematizar a relação entre a etapa final da Educação Básica e a EaD. Concluímos que não é viável para este momento a adoção da EaD no Ensino Médio, pois coaduna mais com um modo de precarização da Educação, dado que a justificativa central parece assentar-se nos custos, além de desprezar o percurso ainda a ser consolidado da modalidade na expansão do acesso à educação superior em nosso país, visto que sua institucionalização ainda não é considerada um processo acabado.

Biografia do Autor

Ana Lara Casagrande, Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT

Mestre, Doutora e pós-doutora em Educação. Instituto de  Educação.

Kátia Morosov Alonso, Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT

Mestre em Educação e Doutora em Educação. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - do Instituto de Educação da UFMT. Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos Sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação - LêTECE.

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Publicado

2020-09-28

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Artigos