CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO: AVANÇOS E DESAFIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1140-1159

Palavras-chave:

Projeto pedagógico, Curso de Pedagogia, Currículo inovador.

Resumo

O artigo reflete sobre os desafios que se impõem ao curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Inicia com a caracterização do contexto de sua implantação, que teve dois fatores condicionantes de sua proposta: as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, licenciatura, instituídas em 2006 e as Diretrizes da Política Nacional do REUNI, estabelecidas em 2007. A análise do projeto pedagógico do curso de Pedagogia da Unifesp procura deslindar possíveis diferenciais do curso, notadamente no que se refere aos princípios norteadores da sua matriz curricular, desde a sua primeira versão. O texto conclui com o apontamento das ações até então empreendidas, no enfrentamento dos desafios que se lhe interpõem, à guisa de constante implantação de um currículo inovador, que se consubstancie como um diferencial nos processos formativos do licenciando em Pedagogia.

Biografia do Autor

Lucila Pesce, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Doutora (2003) e mestre (1999) em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com pós-doutorado (2007) em Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); bacharel e licenciada em Letras - Português e Inglês (1985), pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Professora Associada do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFESP. Vice-coordenadora do curso de Pedagogia da UNIFESP (julho de 2017 a julho de 2019). Líder do Grupo de Pesquisa LEC: Linguagem, Educação e Cibercultura. Consultora ad hoc do GT 16 (Educação e Comunicação) da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação de 2007 a 2017. Atualmente é vice-coordenadora do GT 16 da ANPEd (gestão 2017-2019; 2019-2021). 

Edna Martins, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (Licenciatura e Bacharelado em 1992 e Formação do Psicólogo em 1993); Mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Docente do curso de pós-graduação stricto-sensu no Programa de Pós-graduação em Educação e do Curso de Pedagogia da UNIFESP. Desenvolve pesquisas no campo da Psicologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, Práticas educativas, Família, Inclusão escolar e Relações étnico-raciais. Editora da Revista Olh@res do Departamento de Educação da UNIFESP.


Regina Cândida Ellero Gualtieri, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Possui Graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da USP e doutorado em História Social pelo Departamento de História da USP. É docente no Departamento de Educação na Escola de Filosofia Letras e Ciências Humanas (EFLCH) e nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É coeditora da Revista Olh@res do Departamento de Educação da EFLCH da Unifesp. Tem experiência na área de educação com ênfase em história da educação, currículo, avaliação e formação de professores. Tem como temas de pesquisa eugenia, darwinismo, exclusão e fracasso escolar.

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Publicado

2020-09-28

Edição

Seção

Dossiê Temático Desafios Curriculares: Diversidade e Inovações na Contemporaneidade