CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO: AVANÇOS E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1140-1159Palavras-chave:
Projeto pedagógico, Curso de Pedagogia, Currículo inovador.Resumo
O artigo reflete sobre os desafios que se impõem ao curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Inicia com a caracterização do contexto de sua implantação, que teve dois fatores condicionantes de sua proposta: as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, licenciatura, instituídas em 2006 e as Diretrizes da Política Nacional do REUNI, estabelecidas em 2007. A análise do projeto pedagógico do curso de Pedagogia da Unifesp procura deslindar possíveis diferenciais do curso, notadamente no que se refere aos princípios norteadores da sua matriz curricular, desde a sua primeira versão. O texto conclui com o apontamento das ações até então empreendidas, no enfrentamento dos desafios que se lhe interpõem, à guisa de constante implantação de um currículo inovador, que se consubstancie como um diferencial nos processos formativos do licenciando em Pedagogia.
Referências
BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf Acesso em: 02 ago. 2020.
BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Gerais. Reestruturação e Expansão da universidades Federais. REUNI, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/diretrizesreuni.pdf Acesso em: 02 agosto. 2020.
BRANDT, Andressa Graziele; HOBOLD, Márcia de Souza. Mudanças e Continuidades dos Marcos Legais do Curso de Pedagogia no Brasil. Revista Internacional de Educação Superior. Campinas, SP v.5, n.1, 2019, p. 1-29. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8652576 Acesso em: 02 ago. 2020.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONAE). Documento Referência. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://conae.mec.gov.br/images/pdf/doc_referencia_conae_2018.pdf Acesso em: 02 ago. 2020.
EVANGELISTA, Olinda; TRINCHES, Jocemara. Docência, gestão e pesquisa nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP), Itapetininga, v. 2, n.4, 2017, p. 166-188. Disponível em: https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/RIFP/article/view/1011 Acesso em: 02 ago. 2020.
FARIA, Juliana Batista; DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Residência pedagógica: afinal, o que é isso?. Revista de Educação Pública, v. 28, n. 68, 2019, p. 333-356, maio/ago., 2019. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8393 Acesso em: 02 ago. 2020.
GOODSON, Ivor. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 1995.
GIGLIO, Celia Maria Benedicto; LUGLI, Rosario Silvana Genta. Diálogos pertinentes na formação inicial e continuada de professores e gestores escolares. A concepção do Programa de Residência Pedagógica na UNIFESP. Cadernos de Educação, n. 46, 2013, p. 62-82, set./dez., 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/4173 Acesso em: 02 ago. 2020.
MARTINS, Edna. Família e escola no contexto de um programa de residência pedagógica: Um estudo a partir do enfoque histórico-cultural. Educação, Sociedade & Culturas, São Paulo, n. 37, 2012, p. 89-107. Disponível em: https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/ESC37_E_Martins.pdf Acesso em: 02 ago. 2020.
MARTINS, Edna; CARVALHO, Maria de Fátima; CÂNDIDO, Renata Marcilio. Residência pedagógica em Educação Infantil: uma experiência em formação de professores. Educação (UFSM), v. 44, 2019, p. 30-1-22. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/35694 Acesso em: 02 ago. 2020.
MICHELETTI, Elisângela Lisboa; GALIAN, Cláudia Valentina A. O Curso de Pedagogia: permanências e novas tensões. Revista Diálogo Educacional, vol. 17, núm. 55, outubro-dezembro, 2017, p. 1688-1708. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/22676 Acesso em: 02 ago. 2020.
MORETTI, Vanessa Dias; MARTINS, Edna. Atividade de ensino, Mediação e Aprendizagem da docência na Residência Pedagógica: uma análise a partir da Teoria Histórico-Cultural. Revista Contrapontos, v. 15, n. 3, 2015, p. 394-411, set./dez., 2015. Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/5993 Acesso em: 02 ago. 2020.
PIMENTA, Selma Garrido et al. Os cursos de licenciatura em pedagogia: fragilidades na formação inicial do professor polivalente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 1, p. 15-30, mar. 2017. Disponível: http://www.scielo.br/pdf/ep/v43n1/1517-9702-ep-43-1-0015.pdf. Acesso em: 02 ago. 2020.
RODRIGUES, Marli de Fátima; KUENZER, Acácia Zeneida. As diretrizes curriculares para o Curso de pedagogia: uma expressão aa epistemologia da prática. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 10, n. 1, 2007, p. 35-62. Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1474 Acesso em: 02 ago. 2020.
SÃO PAULO. Universidade Federal de São Paulo. Análise do perfil socioeconômico e cultural de ingressantes na Universidade Federal de São Paulo. PRAE – PROGRAD – CEPEG/ Unifesp, 2016.
SÃO PAULO. Universidade Federal de São Paulo. Pró-reitora de Graduação. Departamento de Educação. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia – PPC, 2019.
SCHEIBE, Leda. Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia: trajetória longa e inconclusa. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 130, 2007, p. 43-62 jan./abr., 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/v37n130/04.pdf Acesso em: 02 ago. 2020.
YOUNG, Michael. Teoria do currículo: o que é e por que é importante. Cadernos de Pesquisa, v. 44, n.151, p.190-202 jan./mar. 2014. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/2707 Acesso em: 02 ago. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.