CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO: AVANÇOS E DESAFIOS

Lucila Pesce, Edna Martins, Regina Cândida Gualtieri

Resumo


O artigo reflete sobre os desafios que se impõem ao curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Inicia com a caracterização do contexto de sua implantação, que teve dois fatores condicionantes de sua proposta: as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, licenciatura, instituídas em 2006 e as Diretrizes da Política Nacional do REUNI, estabelecidas em 2007. A análise do projeto pedagógico do curso de Pedagogia da Unifesp procura deslindar possíveis diferenciais do curso, notadamente no que se refere aos princípios norteadores da sua matriz curricular, desde a sua primeira versão. O texto conclui com o apontamento das ações até então empreendidas, no enfrentamento dos desafios que se lhe interpõem, à guisa de constante implantação de um currículo inovador, que se consubstancie como um diferencial nos processos formativos do licenciando em Pedagogia.


Palavras-chave


Projeto pedagógico; Curso de Pedagogia; Currículo inovador.

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DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1140-1159

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