CURSO DE PEDAGOGÍA DE LA UNIVERSIDAD FEDERAL DE SAN PABLO: AVANCES Y DESAFÍOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1140-1159

Palabras clave:

Proyecto pedagógico, Curso de Pedagogía, Currículum innovador

Resumen

El articulo presenta un informe analítico sobre los desafíos que se le imponen al curso de Pedagogía de la Unifesp. El texto comienza con la caracterización del contexto de su implementación, que tenía dos factores que condicionan su propuesta: las Directrices Curriculares Nacionales para el Curso de Pedagogía (2006) y las Directrices Políticas del Programa REUNI (2007). El análisis del proyecto pedagógico del curso busca desentrañar sus posibles diferenciales y avances, especialmente con respecto a los principios rectores de su matriz curricular, desde su primera versión. El análisis revela las tensiones generadas, a partir de dos fuentes: las demandas sociales y las restricciones legales. El análisis se desarrolla con base en la literatura específica del área y en teóricos, en el campo del currículum, como Goodson (1995) y Young (2014). El texto concluye señalando las acciones realizadas hasta el momento, para enfrentar los desafíos que se interponen, a través de la implantación constante de un currículum innovador, que puede verse como un diferencial en los procesos educativos de los estudiantes de Pedagogía.

Biografía del autor/a

Lucila Pesce, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Doutora (2003) e mestre (1999) em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com pós-doutorado (2007) em Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); bacharel e licenciada em Letras - Português e Inglês (1985), pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Professora Associada do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFESP. Vice-coordenadora do curso de Pedagogia da UNIFESP (julho de 2017 a julho de 2019). Líder do Grupo de Pesquisa LEC: Linguagem, Educação e Cibercultura. Consultora ad hoc do GT 16 (Educação e Comunicação) da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação de 2007 a 2017. Atualmente é vice-coordenadora do GT 16 da ANPEd (gestão 2017-2019; 2019-2021). 

Edna Martins, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (Licenciatura e Bacharelado em 1992 e Formação do Psicólogo em 1993); Mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Docente do curso de pós-graduação stricto-sensu no Programa de Pós-graduação em Educação e do Curso de Pedagogia da UNIFESP. Desenvolve pesquisas no campo da Psicologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, Práticas educativas, Família, Inclusão escolar e Relações étnico-raciais. Editora da Revista Olh@res do Departamento de Educação da UNIFESP.


Regina Cândida Ellero Gualtieri, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Possui Graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da USP e doutorado em História Social pelo Departamento de História da USP. É docente no Departamento de Educação na Escola de Filosofia Letras e Ciências Humanas (EFLCH) e nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É coeditora da Revista Olh@res do Departamento de Educação da EFLCH da Unifesp. Tem experiência na área de educação com ênfase em história da educação, currículo, avaliação e formação de professores. Tem como temas de pesquisa eugenia, darwinismo, exclusão e fracasso escolar.

Citas

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Publicado

2020-09-28

Número

Sección

Dossiê Temático Desafios Curriculares: Diversidade e Inovações na Contemporaneidade