Educando à direita e as políticas educacionais neoliberais, conservadoras e fundamentalistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1406-1431

Palavras-chave:

Educação à direita, Onda conservadora, Capital

Resumo

Ao reconfigurar a obra de Michael Apple, Educando à direita: mercados, padrões, deus e desigualdade, de 2001, buscamos uma compreensão das disputas que se colocam no campo educacional brasileiras com o avanço de uma onda conservadora, neoliberal e fundamentalista. Nesse sentido, o contexto político-econômico-jurídico serve como pano de fundo para expor como a convergência de grupos alinhados à direita têm se articulado esforços em prol de uma educação que serve ao mercado, ao estabelecimento de padrões, à “deus” e à manutenção das desigualdades. Essas ideologias avançam sobre a educação através de reformas que se pretendem neutras e comprometidas com uma suposta eficiência e qualidade que a escola deveria ter sob a égide do capital. A pesquisa se desenvolve pelo levantamento de conceitos e categorias de viés crítico com a análise de alguns projetos educacionais em desenvolvimento no contexto brasileiro.

Biografia do Autor

Shahla Cardoso de Albuquerque, Instituto Federal de Minas Gerais - Congonhas

Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG (2016), especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Castelo Branco (2006) e Arte em Educação pela Faculdade do Noroeste de Minas (2008). Cursou Pedagogia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Congonhas (2005). Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, campus Congonhas.

Teodoro Adriano Costa Zanardi, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (Currículo) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-Doutor em Educação pela Universität zu Köln. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação e da Faculdade Mineira de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. 

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Publicado

2021-12-18

Edição

Seção

Dossiê: De que currículo precisamos em tempos de democracia fraturada