INOVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS

Marcos Tarciso Masetto

Resumo


 Esta pesquisa sobre a Formação de Profissional Competente e o respectivo processo de formação possui três objetivos: (i) do ponto de vista teórico, trazer a reflexão sobre a Formação de um Profissional Competente à luz de Perrenoud (2013) e Sacristán (2011); (ii) do ponto de vista experiencial, na impossibilidade de encontrarmos um projeto curricular com essa proposta em ação, procurar adaptar os conceitos teóricos de formação de um profissional competente a um curso de formação de profissionais da educação; (iii) discutir e analisar os grandes impactos que incidiram sobre o Curso de Formação de Docentes, como os enfrentamos e os superamos. Empregamos a abordagem metodológica de Pesquisa Exploratória, para o estudo dos dois cursos nos quais aplicamos os conceitos dos referidos autores. Os resultados mostram que este projeto se construiu tendo como eixos fortes o conceito de agir com competência e a parceria entre professor e alunos.

Palavras-chave


Formação por competência; Formação para a docência; Agir competente.

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DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1275-1297

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