INOVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1275-1297Palavras-chave:
Formação por competência, Formação para a docência, Agir competente.Resumo
Esta pesquisa sobre a Formação de Profissional Competente e o respectivo processo de formação possui três objetivos: (i) do ponto de vista teórico, trazer a reflexão sobre a Formação de um Profissional Competente à luz de Perrenoud (2013) e Sacristán (2011); (ii) do ponto de vista experiencial, na impossibilidade de encontrarmos um projeto curricular com essa proposta em ação, procurar adaptar os conceitos teóricos de formação de um profissional competente a um curso de formação de profissionais da educação; (iii) discutir e analisar os grandes impactos que incidiram sobre o Curso de Formação de Docentes, como os enfrentamos e os superamos. Empregamos a abordagem metodológica de Pesquisa Exploratória, para o estudo dos dois cursos nos quais aplicamos os conceitos dos referidos autores. Os resultados mostram que este projeto se construiu tendo como eixos fortes o conceito de agir com competência e a parceria entre professor e alunos.Referências
CHIZZOTTI, Antonio; CASALI, Alípio. O paradigma curricular europeu das competências. Cadernos de História da Educação, v. 11, n. 1. jan./jun. 2012.
FLEURY, Maria Tereza Leme. Construindo o conceito de competência. Revista de Administração Contemporânea, v.5, n. esp., 2001.
GIMENO SACRISTÁN, José. Educar por competências: o que há de novo? Porto Alegre: Artmed, 2011.
LE BOTERF, Guy. De la competence. Essai sur un attracteur étrange. Paris: Les Éditions d´ Organisation,1994.
MASETTO, Marcos Tarciso. Trilhas Abertas na Universidade: Inovação Curricular, Práticas Pedagógicas e Formação de Professores. São Paulo: Summus, 2018.
MASETTO, Marcos Tarciso; GAETA, Cecília. Currículo inovador: um caminho para os desafios do ensino superior. Revista Forges, v. 4 n. 2, p. 273-88, 2016.
MASETTO, Marcos Tarciso; GAETA, Cecília. Formar por competência: um novo desafio para o Ensino Superior. In: CARVALHÊDO, Josania Lima Portela; HONÓRIO, Mirtes Gonçalves (Orgs.). Ensino Superior: processos inovadores e formativos de ensinar e aprender. Piauí: EDUFPI, 2018. p. 72-86
NACIONAL RESEARCH COUNCIL. Education for life and work: Developing transferable knowledge and skills in the 21st century. Report Brief. Education at National Research Council. jul. 2012. Washington, DC: National Academies Press. Retrieved from: https://www.nap.edu/resource/13398/dbasse_070895.pdf Access in: 14. set. 2018.
PERRENOUD, Philippe. Desenvolver competências ou ensinar saberes. A escola que prepara para a vida. Porto Alegre: Penso, 2013.
PROFESSIONAL DEVELOPMENT RESOURCE. Students Learning Through Competencies. Retrieved from: https://arpdcresources.ca/consortia/learning-through-competencies/ Access in: 14. set. 2018.
THE ONTARIO PUBLIC SERVICE. 21st Century Competencies for Ontario. Towards Defining 21st Century Competencies for Ontario. Retrieved from: https://www.kslaring.no/pluginfile.php/57624/mod_page/content/1/21stCentury%20Competencies.pdf Access in: 14. set. 2018.
ZABALZA, Miguel A. O estágio e as práticas em contextos profissionais na formação universitária. São Paulo: Cortez, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.