MUSEU E FORMAÇÃO CULTURAL: INOVAÇÃO CURRICULAR NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Alípio Casali Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP https://orcid.org/0000-0003-3883-3051
  • Luciana Pasqualucci Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo - SP, Brasil. Professora dos cursos de Patrimônio Cultural: gestão, políticas públicas e memória e de Museologia e formação cultural. https://orcid.org/0000-0003-0473-3589

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1315-1335

Palavras-chave:

Museu, Universidade, Theodor Adorno, Semiformação, Formação cultural.

Resumo

Assumindo que, nas economias de mercado, a cultura tende a ser submetida ao regime do capital, este artigo afirma a indissociabilidade entre cultura e educação e submete a um crivo crítico: as práticas dos Museus que se reduzem a arquivos de objetos reificados; as práticas das Universidades que limitam seu currículo à formação profissional como preparação para o mercado de trabalho; e a redução dos seus respectivos públicos à condição de consumidores culturais. O artigo fundamenta-se no campo da Museologia Crítica, principalmente em Waldisa Rússio (1984) e em Theodor Adorno (1996), especialmente em seu conceito de formação cultural em contraponto à indústria cultural e à semiformação. Conclusivamente, propõe-se uma prática interativa entre Museus e Universidades em prol da formação cultural crítica de seus públicos.

Biografia do Autor

Alípio Casali, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP). Pós-Doutor pela Université de Paris-8. Professor Titular do Departamento de Fundamentos da Educação, da PUC-SP. Docente, Pesquisador e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da PUC-SP

Luciana Pasqualucci, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo - SP, Brasil. Professora dos cursos de Patrimônio Cultural: gestão, políticas públicas e memória e de Museologia e formação cultural.

Doutora e mestre em Educação: Currículo, pela PUC-SP, com bolsa pesquisa CNPq e CAPES, respectivamente. Pesquisadora do grupo Políticas de Educação/Currículo no Brasil -CNPq/PUC-SP e do GEPI, Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade,- PUC/CNPq. Membra cofundadora do projeto PUC MUSEUS - PUC-SP. Membra do ICOM: The International Council of Museum / CECA: Committee for Education and Cultural Action. Vinte anos de atuação na área educacional como docente, autora, consultora, palestrante e gestora. Experiência em gestão e educação museológica, atuando principalmente nos seguintes temas: arte moderna e contemporânea, interdisciplinaridade, desenvolvimento de projetos, cursos de formação e coordenação de equipe. Desenvolve pesquisas sobre Formação Cultural, Estética, Interdisciplinaridade e Fenomenologia. Possui, ainda, experiência em análise educacional e editorial, projetos pautados em metodologias ativas e gestão de parcerias.

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Publicado

2020-09-28

Edição

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Artigos