TOTALIDADE OU FRAGMENTAÇÃO? A APRESENTAÇÃO DA REALIDADE NO CURRÍCULO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i2p915-937Palavras-chave:
Currículo integrado, Trabalho, Educação profissional, Ensino médio, Emancipação.Resumo
Este escrito tem como objetivo analisar a apresentação da realidade no currículo do Curso Técnico Integrado em Química do Instituto Federal de Goiás Câmpus Anápolis. Metodologicamente, fundamentado em Lüdke e André (1986), foi realizado um estudo documental de caráter qualitativo, cujo corpus constituiu-se do Projeto Pedagógico do Curso e de 50 Planos de Ensino Anuais. Ancorado em Moura (2007), buscou-se compreender como os elementos pesquisa, contextualização, interdisciplinaridade e flexibilidade foram apresentados nos documentos. Desvelou-se que o currículo do CTI em Química apresenta uma forma integrada, contudo, no planejamento pedagógico predomina a disciplinarização dos conteúdos. A conclusão indica que a realidade ainda é apresentada ao estudante-futuro-trabalhador de forma fragmentada, fator que ofusca a compreensão dos fenômenos e dificulta a emancipação contra-hegemônica deste indivíduo.
Referências
APPLE, Michael Whitman. Currículo e poder. Educação e realidade. Porto Alegre, v. 14, n. 2, p. 46-57, 1989. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/issue/viewIssue/3062/328. Acesso: 12 abr. 2020.
BRASIL. Lei n.º 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso 28 fev. 2018. Acesso em: 12 abr. 2020.
FRIGOTTO, Gaudêncio; ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima. Práticas pedagógicas e ensino integrado. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2018. p. 249-266.
GIMENO SACRISTÁN, José. O que significa o Currículo? In: GIMENO SACRISTÁN, José (Org). Saberes e Incertezas sobre o Currículo. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 16-35.
GRAMSCI, Antônio. Os Intelectuais e a Organização da Cultura. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1982.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG). Projeto Pedagógico do Curso Técnico dm Química Integrado ao Ensino Médio em Tempo Integral. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás Campus Anápolis, 2015.
KOSIK, Karel. Dialética do concreto. 2.ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1976.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. A Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MACHADO, Lucília. Ensino médio e técnico com currículos integrados: propostas de ação didática para uma relação não fantasiosa. In: MOLL, Jaqueline (Org.). Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 80-95.
MOTA, Karla Rodrigues; ARAÚJO, Cláudia Helena dos Santos; SANTOS, Bruno Gonçalves dos. Uma análise da produção acadêmica brasileira sobre educação profissional e tecnológica na perspectiva politécnica. Revista Triângulo, Uberaba, v. 12, n. 1, p. 162-180, abr. 2019. ISSN 2175-1609. Disponível em: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2586. Acesso em: 27 maio 2020.
MOURA, Dante Henrique. Educação Básica e Educação Profissional e Tecnológica: dualidade histórica e perspectivas e integração. Holos, Ano 23, Vol. 2, 2007, p. 4-30, 2007. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11. Acesso em: 05 maio 2020.
RAMOS, Marise Nogueira. Concepção do ensino médio integrado. In: PORTO, Adriana Maria Nazaré de Souza ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima; TEODORO, Elinilze Guedes (Orgs.). Ensino Médio Integrado no Pará como Política Pública. Belém, PA: SEDUC-PA, 2009. p. 144-182.
RAMOS, Marise Nogueira. Ensino médio integrado: ciência, trabalho e cultura na relação entre educação profissional e educação básica. In: MOLL, Jaqueline (Org.). Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 42-57.
RAMOS, Marise Nogueira. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Orgs.). Ensino Médio Integrado: Concepção e contradições 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 107-128.
RIBEIRO, Elisa Antonia; MENDES, Olenir Maria. Análise dos elementos curriculares do curso de licenciatura em computação do Instituto Federal do Triângulo Mineiro: formação docente em foco. e-Curriculum, São Paulo, v. 18, n.1, p. 262-282, 2020. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/41588. Acesso em: 15 maio 2020.
TORRES SANTOMÉ, Jurjo. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.