TOTALIDADE OU FRAGMENTAÇÃO? A APRESENTAÇÃO DA REALIDADE NO CURRÍCULO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i2p915-937

Palavras-chave:

Currículo integrado, Trabalho, Educação profissional, Ensino médio, Emancipação.

Resumo

Este escrito tem como objetivo analisar a apresentação da realidade no currículo do Curso Técnico Integrado em Química do Instituto Federal de Goiás Câmpus Anápolis. Metodologicamente, fundamentado em Lüdke e André (1986), foi realizado um estudo documental de caráter qualitativo, cujo corpus constituiu-se do Projeto Pedagógico do Curso e de 50 Planos de Ensino Anuais. Ancorado em Moura (2007), buscou-se compreender como os elementos pesquisa, contextualização, interdisciplinaridade e flexibilidade foram apresentados nos documentos. Desvelou-se que o currículo do CTI em Química apresenta uma forma integrada, contudo, no planejamento pedagógico predomina a disciplinarização dos conteúdos. A conclusão indica que a realidade ainda é apresentada ao estudante-futuro-trabalhador de forma fragmentada, fator que ofusca a compreensão dos fenômenos e dificulta a emancipação contra-hegemônica deste indivíduo.

Biografia do Autor

Karla Rodrigues Mota, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (2019).  Licenciada em Química (2017) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Bacharel em Química Industrial pela Universidade Estadual de Goiás (2012). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Panecástica - Homem, Trabalho e Educação Profissional Tecnológica. Atualmente é professora da Educação Básica na Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional e trabalho-educação

Cláudia Helena dos Santos Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC - Goiás). Membro do grupo de pesquisa Kadjót -  Grupo interinstitucional de estudos e pesquisas sobre as relações entre as tecnologias e a educação e do grupo de estudos e pesquisas PANECÁSTICA – Relações entre educação, trabalho e educação profissional tecnológica. Docente e pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica. Áreas de interesse: Tecnologias e Educação; educação a distância; trabalho pedagógico; educação profissional e tecnológica.

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Publicado

2021-06-30

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Artigos