Diversidade no currículo médico
Roteiro de análise da dimensão social para aprendizagem baseada em problemas
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1106-1130Palavras-chave:
Currículo, Educação médica, Aprendizagem baseada em problemas, Condições sociais, Determinantes sociais da saúdeResumo
Este artigo descreve um roteiro para análise da dimensão social no processo de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) em um curso médico. Trata-se de um inventário descritivo baseado na literatura e utilizado para analisar 69 situações-problema e seus respectivos guias, disparadores do processo ensino-aprendizagem da tutoria de primeira à quarta série de um curso médico de uma faculdade pública paulista. Realizou-se uma análise documental de abordagem qualitativa com descrição densa. O roteiro constitui-se de eixos que caracterizaram o perfil dos personagens e contextos das situações-problema: identificação, espaço, área de competência, vigilância em saúde, condições de vida, acesso aos serviços de saúde, vínculo, autonomia e diversidades e vulnerabilidades. Enfoca-se como o roteiro pode nortear a construção de situações-problema e a análise da dimensão social em cursos na área da saúde cujos currículos utilizam a ABP.
Referências
ACOSTA, Ana Rojas; VITALE, Maria Amalia Faller (Orgs.). Família: redes, laços e políticas públicas. 6 ed. São Paulo: Cortez; 2015.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM- V). 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
AQUILANTE, Aline Guerra et al. Situações-problema simuladas: uma análise do processo de construção. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 35, n. 2, p. 147-156, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/RYdLVBGgH6LZSjzNZbrLfbH/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 14 set. 2021.
BARROCO, Maria Lúcia Silva. O que é preconceito? Brasília: Conselho Federal de Serviço Social; 2016.
BARROS, Nelson Felice de; LOURENÇO, Lídia C. de Almeida. O ensino da saúde coletiva no método de aprendizagem baseado em situações-problema: uma experiência da Faculdade de Medicina de Marília. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro , v. 30, n.
, p. 136-146, Dec. 2006. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/250991550_O_ensino_da_saude_coletiva_no_metodo_de_aprendizagem_baseado_em_problemas_uma_experiencia_da_Faculdade_de_Medicina_de_Marilia. Acesso em: 14 set. 2021.
BATISTA, Nildo Alves; VILELA, Rosana Quintella Brandão; BATISTA, Sylvia Helena Souza da Silva. Educação médica no Brasil. São Paulo: Cortez, 2015.
BRASIL. Presidência da República. Constituição [da] República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de educação superior. Resolução n. 3, de 20 de junho de 2014. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e dá outras providencias. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 jun. 2014. Seção I, p. 8-11.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 793, de 24 de abril de 2012. Institui a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no âmbito do Sistema Único de Saúde. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 25 abr. 2012. Seção I, p. 94-95.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei n. 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União, Poder Legislativo, Brasília, DF, 20 set. 1990. Seção I, p.1-5.
BRUTSCHER, Volmir José; CRUZ, Pedro José Santos Carneiro. Participação social na perspectiva da educação popular: suas especificidades e potencialidades na atenção primária a saúde. Cadernos CIMEAC, Uberaba, v.10, n.1, p.126-52, 2020. Disponível em: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/4117. Acesso em: 14 set. 2021.
CAMPOS, Francisco Eduardo de; AGUIAR, Raphael Augusto Teixeira de; BELISÁRIO Soraya A. A formação superior dos profissionais de saúde. In: GIOVANELLA, Lígia et al. (Eds.). Políticas e sistema de saúde no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2012. p. 885-932.
CECÍLIO, Luiz Carlos de Oliveira; LACAZ, Francisco Antonio de Castro. O trabalho em saúde. Rio de Janeiro: Cebes, 2012.
COELHO, Elza Berger Salema; SILVA, Anne Carolina Luz Grudtner; LINDNER, Sheila Rubia. Violência: definições e tipologias [recurso eletrônico]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2014.
CUSTÓDIO, Lucimara Aparecida Faustino et al. Social Dimension Analysis Script (SDAS): descriptive inventory for problem based learning in health area. Creative Education, Wuhan, v. 10, n. 6, p. 1091-1107, 2019. Disponível em: https://www.scirp.org/html/4-6304397_92978.htm. Acesso em: 14 set. 2021.
CUSTÓDIO, Lucimara Aparecida Faustino. Análise da dimensão social em currículo médico desenvolvido por Aprendizagem Baseada em Problemas. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino em Saúde) - Faculdade de Medicina de Marília, Marília, 2018.
CUSTÓDIO, Lucimara Aparecida Faustino; VIEIRA, Camila Mugnai; FRANCISCHETTI, Ieda. A dimensão social na formação médica: o contexto de vida na aprendizagem baseada em problemas. Trabalho, Educação e Saúde, v. 18, n. 3, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/wRK8cJ3G8QffSxpcvJkcZNS/?format=pdf. Acesso em: 14 set. 2021.
DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.
FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA. O currículo da Famema. Marília: Famema, 2012. Disponível em: http://www.famema.br/ensino/cursos/docs/Texto_Curriculo_Medicina_2012.pdf. Acesso em: 18 jul. 2019.
FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA. Projeto Pedagógico do curso de Medicina. Marília: Famema, 2014. Disponível em: http://www.famema.br/ensino/cursos/medicina.php. Acesso em: 18 jul. 2019.
FONTES, Miguel Barbosa et al . Fatores determinantes de conhecimentos, atitudes e práticas em DST/Aids e hepatites virais, entre jovens de 18 a 29 anos, no Brasil. Ciência e saúde coletiva, Rio de Janeiro ,v. 22, n. 4, p. 1343-1352, Abr. 2017. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/csc/2017.v22n4/1343-1352/pt. Acesso em: 14 set. 2021.
FREIRE Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 2015.
GARBOIS, Júlia Arêas; SODRÉ, Francis. DALBELLO-ARAUJO, Maristela. Determinantes sociais da saúde: o social em questão. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 23, n. 4, p. 1173-1182, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/PqRVj8dcNHfP6XHcSqWjLrn/?format=pdf. Acesso em: 14 set. 2021.
GARBOIS, Júlia Arêas; SODRÉ, Francis; DALBELLO-ARAUJO, Maristela. Da noção de determinação social à de determinantes sociais da saúde. Saúde em Debate, v. 41, n. 112, p. 63-76, 2017. Disponível em: http://renastonline.ensp.fiocruz.br/recursos/nocao-determinacao-social-determinantes-sociais-saude. Acesso em: 14 set. 2021.
GARNELO, Luiza; PONTES, Ana Lúcia. Saúde Indígena: uma introdução ao tema. Brasília: MEC-SECADI; 2012.
GOMES, Larissa Isaura; LIMA, Samuel do Carmo. A construção de territórios saudáveis: o indivíduo no contexto da vida. Espaço & Geografia, v.18. n.2, p.457-74, 2015. Disponível em: http://lsie.unb.br/espacoegeografia/index.php/espacoegeografia/article/view/449/0. Acesso em: 14 set. 2021.
GUERRA, Tamaria Monique Silva; COSTA, Maria Dalva Horácio da. Formação profissional da equipe multiprofissional em saúde: a compreensão da intersetorialidade no contexto do SUS. Textos & Contextos, Porto Alegre, v.16, n.2, p.454-69, 2017. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-912487. Acesso em: 14 set. 2021.
LIMA, Jair Araújo de; FAZZI, Rita de Cássia. A Subjetividade como reflexividade e pluralidade: notas sobre a centralidade do sujeito nos processos sociais. Sociologias, Porto Alegre, v. 20, n. 48, p. 246-270, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/soc/a/RmfrdjYFytQgtf59VJZk3Cx/abstract/?lang=pt. Acesso em: 14 set. 2021.
MENDES, Eugênio Vilaça. As redes de atenção à saúde. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2011.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência e Educação, Bauru, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/wvLhSxkz3JRgv3mcXHBWSXB/?format=pdf. Acesso em: 14 set. 2021.
MOTA Suetônio. Saúde ambiental. In: ROUQUAYROL, Maria Zélia; SILVA, Marcelo Gurgel Carlos da (Eds.). Rouquayrol - Epidemiologia & Saúde. 7. ed. Rio Janeiro: MedBook, 2013. p. 383-399.
PEREIRA, Isadora de Souza Modesto; KOGA, Dirce. A perspectiva territorial no SUAS a partir dos trabalhadores de Niterói. Temporalis, Brasília, n. 39, p.70-85, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/28560. Acesso em: 14 set. 2021.
PIO, Danielle Abdel Massih et al. Formação Permanente e gestão educacional: componentes intervenientes de um modelo teórico de desenvolvimento docente. Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade, v.12, p.258 - 269, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/339938386_FORMACAO_PERMANENTE_E_GESTAO_EDUCACIONAL_COMPONENTES_INTERVENIENTES_DE_UM_MODELO_TEORICO_DE_DESENVOLVIMENTO_DOCENTE. Acesso em: 14 set. 2021.
PRATES, Maria Esther Ventin de Oliveira; SÁ, Maria Roseli Gomes Brito de. O professor-tutor no processo formativo médico: a compreensão do estudante. In: TENÓRIO, Robinson M; SILVA, Reginaldo S. (Orgs.). Capacitação docente e responsabilidade social: aportes pluridisciplinares. Salvador: Edufba, 2010. p. 194-217.
RABELO, Laís Di Bella Castro; SILVA, Julie Micheline Amaral; LIMA, Maria Elizabeth Antunes. Trabalho e Adoecimento Psicossomático: reflexões sobre o problema do nexo causal. Psicologia: Ciencia e Profissão, Brasília, v. 38, n. 1, p. 116-128, mar. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/RByDHYQXFNN9XbRJXFcqGVm/abstract/?lang=pt. Acesso em: 14 set. 2021.
REZENDE, Kátia Terezinha Alves. O processo de ensino-aprendizagem em método ativo: a visão de professores de um curso de medicina. Indagatio Didactica, v. 12, n. 1, 2020. Disponível em: https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/14413. Acesso em: 14 set. 2021.
ROCHA, Roseli. Racismo. Brasília, Conselho Federal de Serviço Social, 2016.
RÜCKERT, Bianca; CUNHA, Daisy Moreira; MODENA, Celina Maria. Saberes e práticas de cuidado em saúde da população do campo: revisão integrativa da literatura. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 22, n. 66, p. 903-914, set. 2018. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-954300. Acesso em: 14 set. 2021.
SAMPAIO, José Jackson Coelho; GUIMARAES, José Maria Ximenes; SAMPAIO, Alexandre Menezes. Saúde mental. In: ROUQUAYROL, Maria Zélia; SILVA, Marcelo Gurgel Carlos da (Eds.). Rouquayrol - Epidemiologia & Saúde. 7. ed. Rio Janeiro: MedBook; 2013. p. 423-446.
SANTOS, Moisés do Vale dos. Introdução à Teoria Psicanalítica: Freud, Psicanálise e Conceito. Curitiba: Juruá, 2014.
SILVA, Jackson Ronie Sá; ALMEIDA, Cristóvão Domingos de; GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História e Ciências Sociais, Santa Vitória do Palmar, v. 1, n. 1, p. 1-15, 2009. Disponível em: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10351. Acesso em: 14 set. 2021.
SIQUEIRA, Dirceu Pereira; CASTRO, Lorenna Roberta Barbosa. Minorias e grupos vulneráveis: a questão terminológica como fator preponderante para uma real inclusão social. Revista Direitos Sociais e Políticas Públicas, Bebedouro, v. 5, n. 1, p. 105-122, 2017. Disponível em: https://www.unifafibe.com.br/revista/index.php/direitos-sociais-politicas-pub/article/view/219. Acesso em: 14 set. 2021
SIQUEIRA, Sandra Aparecida Venâncio de; HOLLANDA, Eliane; MOTTA, José Inácio Jardim. Políticas de promoção de equidade em saúde para grupos vulneráveis: o papel do ministério da saúde. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 22, n. 5, p. 1397-1406, maio, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/Hmkmtw9NYb5cVtfZwJqb36c/abstract/?lang=pt. Acesso em: 14 set. 2021.
SOUZA, Aline Moura de Melo; CIAMPA, Antônio Costa. Devemos continuar? identidade, história e utopia do educador de rua. Psicologia e Sociedade, Belo Horizonte, v. 29, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/nM9GvZBZgprHn7YXyKBPRjj/?lang=pt.
Acesso em: 14 set. 2021.
SOUZA, Vanessa Bezerra de. Gênero, marxismo e serviço social. Temporalis [Internet]. 2014 [citado em 2018 jul. 18], v. 14, n. 27, p. 13-31. Disponível em: portaldepublicacoes.ufes.br/temporalis/article/download/7429/5848. Acesso em: 14 set. 2021.
TONIOL, Rodrigo. O que faz uma espiritualidade ? Religião e sociedade, Rio de Janeiro, v. 37, n. 2, p. 144-175, dez. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rs/a/kWjzQhGZpHBkPtz5rRZb4BD/abstract/?lang=pt. Acesso em 14 set. 2021.
VASCONCELOS, Ana Claudia Freitas de; STEDEFELDT, Elke; FRUTUOSO, Maria Fernanda Petroli. Uma experiência de integração ensino-serviço e a mudança de práticas profissionais: com a palavra, os profissionais de saúde. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 20, n. 56, p. 147-158, mar. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/pqNMwL89B6MGRdPxzT9YSPc/abstract/?lang=pt. Acesso em 14 set. 2021.
VERMELHO, Sonia Cristina Soares Dias; VELHO, Ana Paula Machado. Implantação da vigilância em saúde: desafios para as redes de atenção à saúde. Vigil. Sanit. Debate, v. 4, n. 4, p. 123-31, 2016. Disponível em: https://visaemdebate.incqs.fiocruz.br/index.php/visaemdebate/article/view/780/349. Acesso em 14 set. 2021.
WERNECK VIANNA, Maria Lúcia Teixeira. Seguridade social e combate à pobreza no Brasil: o papel dos benefícios não contributivos. In: VIANA, Ana Luiza A.; ELIAS, Paulo Eduardo M.; IBAÑEZ, Nelson (Orgs.). Proteção social: dilemas e desafios. São Paulo: Hucitec, 2005. p. 89-122.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Adherence to long-term therapies: evidence for action. Genebra: WHO, 2003.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Preamble to the Constitution of the World Health Organization as adopted by the International Health Conference. New York, 1946.
ZANELLA, Diego Carlos. Humanidades e ciência: uma leitura a partir da Bioética de Van Rensselaer (V. R.) Potter. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 22, n. 65, p. 473-480, abr. 2018. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/icse/2018.v22n65/473-480/pt. Acesso em: 14 set. 2021.
ZERBETTO, Sonia Regina et al. Religiosidade e espiritualidade: mecanismos de influência positiva sobre a vida e tratamento do alcoolista. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 21, n. 1, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/Jq3yrvvNZHxFFGc4jRNtqrj/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 set. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.