Diversidade no currículo médico

Roteiro de análise da dimensão social para aprendizagem baseada em problemas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1106-1130

Palavras-chave:

Currículo, Educação médica, Aprendizagem baseada em problemas, Condições sociais, Determinantes sociais da saúde

Resumo

Este artigo descreve um roteiro para análise da dimensão social no processo de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) em um curso médico. Trata-se de um inventário descritivo baseado na literatura e utilizado para analisar 69 situações-problema e seus respectivos guias, disparadores do processo ensino-aprendizagem da tutoria de primeira à quarta série de um curso médico de uma faculdade pública paulista. Realizou-se uma análise documental de abordagem qualitativa com descrição densa. O roteiro constitui-se de eixos que caracterizaram o perfil dos personagens e contextos das situações-problema: identificação, espaço, área de competência, vigilância em saúde, condições de vida, acesso aos serviços de saúde, vínculo, autonomia e diversidades e vulnerabilidades. Enfoca-se como o roteiro pode nortear a construção de situações-problema e a análise da dimensão social em cursos na área da saúde cujos currículos utilizam a ABP.

Biografia do Autor

Lucimara Aparecida Faustino Custódio, Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA)

Serviço Social pela UNIMAR e Mestre em "Ensino em Saúde" pela Faculdade de Medicina de Marília - Famema. Assistente Social do Hemocentro de Marília e Coordenadora da Residência Integrada Multiprofissional em Sáude - Área Urgência da Famema.

Camila Mugnai Vieira, Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA)

Psicóloga pela UEL, Doutora e Pós-Doutoranda em Educação pela Unesp. Docente da Disciplina de Psicologia e do Mestrado Profissional Ensino em Saúde da Famema.

Ieda Francischetti, Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA)

Médica pela Faculdade de Medicina de Marília.Concluiu pós-doutorado em educação médica, avaliação da prática profissional em currículo baseado em competência na Charité Universitätsmedizin - Berlin (FAPESP:)2018 / 26011-2. Mestrado e Doutorado em Medicina (Bases Gerais da Cirurgia e Cirurgia Experimental pela FMB - UNESP). Docente de Semiologia e da disciplina Educação Permanente na Integralidade do Cuidado. Docente do Mestrado Profissional Ensino em Saúde pela Famema. 

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2021-09-29

Edição

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Artigos