Afrofuturismo na educação

O caso da metodologia ativa cartodiversidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1036-1059

Palavras-chave:

Afrofuturismo na Educação, CartoDiversidade, Metodologia ativa, Empoderamento, Diversidade Etnicorracial

Resumo

O artigo trata da aplicabilidade do Afrofuturismo na Educação com a metodologia ativa CartoDiversidade em turmas de Formação de Professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) campus Belém. Visa mostrar como a CartoDiversidade promove o empoderamento de forma criativa e inovadora no trato com a diversidade etnicorracial através da produção de materiais didáticos afrofuturistas. Utiliza o método da Cartografia conforme Passos, Kastrup e Escóssia (2015). A CartoDiversidade se vale dos princípios da cultura Maker e se configura em uma metodologia ativa poderosa possibilitando empoderar alunos e alunas tornando-os protagonistas de sua aprendizagem e inserindo suas vozes e narrativas em produtos educacionais autorais, podendo ser adaptada a qualquer componente curricular.

Biografia do Autor

Helena do Socorro Campos da Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA campus Belém

Pedagoga, Mestre em Ensino, Membro do NEAB IFPA campus Belém, Professora das disciplinas Educação para Relações Etnicorraciais, Psicologia da Aprendizagem, Didática, Prática de Ensino no IFPA campus Belém atrelada ao Departamento de Formação de Professores - DEPRO

Cristina Lúcia Dias Vaz, Universidade Federal do Pará - UFPA

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1983), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1988), doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e pós-doutorados realizados na Universidade Estadual de Campinas (2005) e na Universidade de Sevilla -ES (2007). Atualmente é diretora da editora universitária EditAedi, Líder do grupo de pesquisa, cadastrado no CNPq, intitulado Ciência, Tecnologia e Arte, diretora adjunta - Núcleo de Inovação em tecnologias aplicadas a ensino e extensão e professora associada da Universidade Federal do Pará. Docente do mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais, atuando principalmente nos seguintes temas: equações de Allan-Cahn e Cahn Hilliard e equações de Navier-Stokes. Na área de ensino atua principalmente em tecnologia inovadoras no ensino superior, metodologia ativas, ambientes virtuais de aprendizagem e aprendizagem criativa em Matemática e Arte. Poetisa premiada no curso nacional Carlos Drummond de Andrade. Professora homenageada na exposição "Um olhar singular: contribuições de mulheres à matemática brasileira" exibida no Encontro Brasileiro de Mulheres Matemáticas.

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Publicado

2021-09-29

Edição

Seção

Artigos