Afrofuturismo na educação
O caso da metodologia ativa cartodiversidade
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1036-1059Palavras-chave:
Afrofuturismo na Educação, CartoDiversidade, Metodologia ativa, Empoderamento, Diversidade EtnicorracialResumo
O artigo trata da aplicabilidade do Afrofuturismo na Educação com a metodologia ativa CartoDiversidade em turmas de Formação de Professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) campus Belém. Visa mostrar como a CartoDiversidade promove o empoderamento de forma criativa e inovadora no trato com a diversidade etnicorracial através da produção de materiais didáticos afrofuturistas. Utiliza o método da Cartografia conforme Passos, Kastrup e Escóssia (2015). A CartoDiversidade se vale dos princípios da cultura Maker e se configura em uma metodologia ativa poderosa possibilitando empoderar alunos e alunas tornando-os protagonistas de sua aprendizagem e inserindo suas vozes e narrativas em produtos educacionais autorais, podendo ser adaptada a qualquer componente curricular.
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