Afrofuturism in education

The case of the active methodology cartodiversidade

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1036-1059

Keywords:

Afrofuturism in Education, CartoDiversidade, Active methodology, Empowerment, Ethnicorracial diversity

Abstract

The article deals with the applicability of Afrofuturism in Education with the active methodology CartoDiversidade in Teacher Training classes at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará (IFPA) campus Belém. It aims to show how CartoDiversidade promotes empowerment in a creative and innovative way in dealing with ethnic-racial diversity through the production of Afrofuturistic teaching materials. It uses the Cartography method according to Passos, Kastrup and Escóssia (2015). CartoDiversidade draws on the principles of the Maker culture and is configured in a powerful active methodology enabling the empowerment of male and female students, making them protagonists of their learning and inserting their voices and narratives into authorial educational products, which can be adapted to any curricular component.

Author Biographies

Helena do Socorro Campos da Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA campus Belém

Pedagoga, Mestre em Ensino, Membro do NEAB IFPA campus Belém, Professora das disciplinas Educação para Relações Etnicorraciais, Psicologia da Aprendizagem, Didática, Prática de Ensino no IFPA campus Belém atrelada ao Departamento de Formação de Professores - DEPRO

Cristina Lúcia Dias Vaz, Universidade Federal do Pará - UFPA

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1983), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1988), doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e pós-doutorados realizados na Universidade Estadual de Campinas (2005) e na Universidade de Sevilla -ES (2007). Atualmente é diretora da editora universitária EditAedi, Líder do grupo de pesquisa, cadastrado no CNPq, intitulado Ciência, Tecnologia e Arte, diretora adjunta - Núcleo de Inovação em tecnologias aplicadas a ensino e extensão e professora associada da Universidade Federal do Pará. Docente do mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais, atuando principalmente nos seguintes temas: equações de Allan-Cahn e Cahn Hilliard e equações de Navier-Stokes. Na área de ensino atua principalmente em tecnologia inovadoras no ensino superior, metodologia ativas, ambientes virtuais de aprendizagem e aprendizagem criativa em Matemática e Arte. Poetisa premiada no curso nacional Carlos Drummond de Andrade. Professora homenageada na exposição "Um olhar singular: contribuições de mulheres à matemática brasileira" exibida no Encontro Brasileiro de Mulheres Matemáticas.

References

BALESTRERI, Laudete Vani. Laboratório de Artes Visuais. Univ. Federal de Santa Maria, Centro de Educação. Santa Maria: Gráfica Universitária, 2005.

BARBOSA, Gisele. Manual do professor para utilização de objetos de aprendizagem. 2014. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora-MG, 2014.

BERTH, Joice. O que é empoderamento? Belo Horizonte: Letramento, 2018

ERNESTO, Luciene “Lu Ain-Zaila” Marcelino. Afrofuturismo: O espelhamento negro que nos interessa. Disponível em: file:///C:/Users/STDILTEC/Downloads/Afrofuturismo-o-espelhamento-negro-que-nos-interessa.pdf. Acesso em: 15 jun. 2020.

ERNESTO, Luciene “Lu Ain-Zaila” Marcelino. Sankofia. Breves Histórias sobre Afrofuturismo. Edição da Autora. Rio de Janeiro. 2018.

FARDO, Marcelo Luís. A Gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem. RENOTE, v. 11, n. 1, p. 1-9, jul. 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/41629. Acesso em: 29 jun. 2020.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro Efetividade ou ideologia. 6. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011.

FILLARDI, Michael Hafran. STEM, STEAM, MAKER… O Que Esses Novos Conceitos tem de antigos? Anais do 7º Congresso de Pesquisa do Ensino do Sinpro/SP. Inovação Educação. O tempo dos professores. Disponível em: http://www.sinprosp.org.br/conpe7/revendo/assets/cc_michael_filardi7conpe.pd. Acesso em: 23 fev. 2020.

FOFONCA, Eduardo; FISCHER, Marilisi. A Curadoria de Conhecimento na EaD: desafios e novas perspectivas de pesquisa e metodologia on-line na formação de professores. In. FOFONCA, Eduardo (Coord.). Educação a Distância e Tecnologias Digitais. Curitiba: Editora Prismas, 2017. p. 12-24.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1993.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1995.

FREITAS, Kênia; MESSIAS, José. O futuro será negro ou não será: Afrofuturismo versus Afropessimismo - as distopias do presente. Imagofagia. Revista de la Associación Argentina de Estudios de Cine y audiovisual, n. 17, 2018, p. 402-424. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/328392442_O_futuro_sera_negro_ou_nao_sera_Afrofuturismo_versus_Afropessimismo_-_as_distopias_do_presente. Acesso em: 18 fev. 2020.

MESSINA, Graciela. Mudança e inovação educacional: notas para reflexão. Cadernos de Pesquisa [online]. 2001, n. 114, p. 225-233. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-15742001000300010. Acesso em: 13 fev. 2020.

PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina; 2015.

ROCHA, Helena do Socorro Campos da. Afrofuturismo na Educação: Criatividade e Inovação para discutir a diversidade etnicorracial. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.

SILVEIRA, Fábio. Design & Educação: novas abordagens. In: MEGIDO, Victor Falasca (Org.). A Revolução do Design: conexões para o século XXI. São Paulo: Editora Gente, 2016. p. 116-131.

SOUZA, Esdras Oliveira de. Afrofuturismo e educação: novas perspectivas para o debate sobre as relações raciais. 2019. Monografia (Especialização) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.

SOUZA, Waldson Gomes de. Afrofuturismo: o futuro ancestral na literatura brasileira contemporânea. 2019. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Universidade de Brasília, Brasília, 2019.

VAZ, Cristina Lúcia Dias. A bordo navio alado. In: VAZ, Cristina Lúcia Dias; NERI JÚNIOR, Edilson dos Passos; ROCHA, Helena do Socorro Campos da. Cartas de Marear: percursos para uma aprendizagem criativa em Matemática e Arte. Belém: EditAedi/UFPA, 2019. p. 1-2.

VAZ, Cristina Lúcia Dias. Cartemática: Uma Cartografia da Aprendizagem. In: VAZ, Cristina Lúcia Dias; ROCHA, Helena do Socorro Campos da (Orgs.). Matemática e Arte em trilhas, olhares e diálogos. Belém: EditAEDi/UFPA, 2018. p. 27-36.

WOMACK, Ytasha. Cadete espacial. 2013. In.: FREITAS, Kênia (Org.). Afrofuturismo: Cinema e Música em uma Diáspora Intergaláctica. Tradução de André Duchiade. São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.mostraAfrofuturismo.com.br/catalogo.html. Acesso em: 13 jan. 2020.

Published

2021-09-29

Issue

Section

Artigos