Afrofuturismo en la educación

El caso de la metodología activa cartodiversidad

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1036-1059

Palabras clave:

Afrofuturismo en la Educación, CartoDiversidad, Metodología activa, Empoderamiento, Diversidad étnico-racial

Resumen

El artículo trata de la aplicabilidad del Afrofuturismo en la Educación, con la metodología activa CartoDiversidad, en grupos de Formación de Profesores del Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) campus Belém. Objetiva enseñar cómo la CartoDiversidad promueve el empoderamiento de manera creativa e innovadora en el trato con la diversidad étnico-racial, a través de la producción de materiales didácticos afrofuturistas. Además, utiliza el método de la Cartografía según Passos, Kastrup e Escóssia (2015). La CartoDiversidad hace uso de los principios de la cultura Maker y se configura en una metodología activa poderosa, posibilitando empoderar alumnos y alumnas, convirtiéndoles en protagonistas de su aprendizaje, insertando sus voces y narrativas en productos educacionales autorales, pudiendo ser adaptada a cualquier componente curricular.

Biografía del autor/a

Helena do Socorro Campos da Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA campus Belém

Pedagoga, Mestre em Ensino, Membro do NEAB IFPA campus Belém, Professora das disciplinas Educação para Relações Etnicorraciais, Psicologia da Aprendizagem, Didática, Prática de Ensino no IFPA campus Belém atrelada ao Departamento de Formação de Professores - DEPRO

Cristina Lúcia Dias Vaz, Universidade Federal do Pará - UFPA

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1983), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1988), doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e pós-doutorados realizados na Universidade Estadual de Campinas (2005) e na Universidade de Sevilla -ES (2007). Atualmente é diretora da editora universitária EditAedi, Líder do grupo de pesquisa, cadastrado no CNPq, intitulado Ciência, Tecnologia e Arte, diretora adjunta - Núcleo de Inovação em tecnologias aplicadas a ensino e extensão e professora associada da Universidade Federal do Pará. Docente do mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais, atuando principalmente nos seguintes temas: equações de Allan-Cahn e Cahn Hilliard e equações de Navier-Stokes. Na área de ensino atua principalmente em tecnologia inovadoras no ensino superior, metodologia ativas, ambientes virtuais de aprendizagem e aprendizagem criativa em Matemática e Arte. Poetisa premiada no curso nacional Carlos Drummond de Andrade. Professora homenageada na exposição "Um olhar singular: contribuições de mulheres à matemática brasileira" exibida no Encontro Brasileiro de Mulheres Matemáticas.

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Publicado

2021-09-29

Número

Sección

Artigos