FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E INTERCULTURALIDADE: REFLEXÕES SOBRE ASPECTOS MULTIÉTNICOS DO ENSINO EM LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1178-1196Palavras-chave:
Diversidade linguística, Formação continuada, Interculturalidade.Resumo
Os aspectos multiétnicos e multilinguísticos presentes nas salas de aula, tornam o ensino/aprendizagem dos diversos conteúdos curriculares um desafio pedagógico para os professores do Estado de Roraima. A partir de uma pesquisa bibliográfica referendada em autores como Weissmann (2018), Feldmann (2009), Moreira e Candau (2007), Candau (2000), Perez Gómez (2000), MacLaren (1997), identificamos que as características das escolas de Roraima são um lócus importantíssimo para o reconhecimento do impacto da diversidade cultural e linguística no trabalho pedagógico dos professores e que apenas a formação inicial desse profissional não é suficiente para que ele possa dar conta desse desafio. Propomos que a formação continuada dos professores na perspectiva da interculturalidade é essencial para que eles possam identificar, reconhecer e trabalhar com as diversidades presentes nas suas salas de aula.
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