"O mundo não é dos extremos, ele é de todos”
concepções de professores sobre disciplinas e práticas interdisciplinares na escola
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e49496Palavras-chave:
interdisciplinaridade, conhecimento, educação básica, trabalho coletivoResumo
A organização disciplinar do currículo escolar foi constituída com base na fragmentação e na especialização do conhecimento. Assim sendo, procurou-se investigar como docentes que desenvolvem práticas interdisciplinares na escola compreendem as relações entre disciplinas e outros professores. No referencial teórico, foram utilizados aportes de Fazenda (2000, 2008, 2011, 2013), Japiassu (1976, 2006), Jantsch (1972), Lopes (2008) e Lopes e Macedo (2011). Foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, com entrevistas e análise de depoimentos de docentes de uma escola pública. A análise indicou contextualização e relação com o cotidiano, valorização do diálogo entre saberes e do trabalho coletivo e estímulo à reflexão em espaços em que se desenvolvem práticas interdisciplinares.
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