"O mundo não é dos extremos, ele é de todos”

concepções de professores sobre disciplinas e práticas interdisciplinares na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e49496

Palavras-chave:

interdisciplinaridade, conhecimento, educação básica, trabalho coletivo

Resumo

A organização disciplinar do currículo escolar foi constituída com base na fragmentação e na especialização do conhecimento. Assim sendo, procurou-se investigar como docentes que desenvolvem práticas interdisciplinares na escola compreendem as relações entre disciplinas e outros professores. No referencial teórico, foram utilizados aportes de Fazenda (2000, 2008, 2011, 2013), Japiassu (1976, 2006), Jantsch (1972), Lopes (2008) e Lopes e Macedo (2011). Foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, com entrevistas e análise de depoimentos de docentes de uma escola pública. A análise indicou contextualização e relação com o cotidiano, valorização do diálogo entre saberes e do trabalho coletivo e estímulo à reflexão em espaços em que se desenvolvem práticas interdisciplinares.

Biografia do Autor

Caio Roberto Siqueira Lamego, Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz

Graduado em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores (UERJ-FFP). Mestre em Ensino de Biologia pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutor em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC-Fiocruz). Docente do curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (ISEPAM-FAETEC) e da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC-RJ). Desenvolve pesquisas com ênfase no ensino de Ciências e Biologia, formação docente, educação socioambiental, práticas interdisciplinares, multiculturalismo, práticas interculturais na educação básica e Educação em Saúde. Integrante do Grupo de Pesquisa: Ensino, Formação, Currículo e Culturas.

Maria Cristina Ferreira dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Mestre e graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Docente dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade e de Ensino em Educação Básica da UERJ, RJ, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa: Ensino, Formação, Currículo e Culturas.

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Publicado

2024-11-19

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Artigos