Organização curricular na educação integral em tempo integral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p470-500

Palavras-chave:

organização curricular, tempo integral, pedagogia curricular

Resumo

O presente artigo objetiva discutir o currículo escolar, no que tange à sua organização, na perspectiva da educação integral em tempo integral. Aborda sobre a centralidade dos conhecimentos na organização curricular, evidenciando como os processos de seleção, distribuição e transmissão dos conteúdos curriculares decorrem de uma dinâmica marcada por posições político-ideológicas, onde também estão presentes relações de poder. Operando com a ideia de Pedagogia Curricular, questiona o currículo instrumental-linear apontando para uma compreensão de currículo como um projeto formativo com intenções ético-política e pedagógicas, chamando atenção para três aspectos nucleares e desafiadores da organização curricular em jornadas ampliadas ou em tempo integral, uma vez que põem à prova o modelo escolar ocidental moderno: a lógica curricular, os tempos-espaços e a visão dos sujeitos educativos.

Biografia do Autor

Darianny Araújo dos Reis, Universidade Federal do Amazonas

Professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD/Portugal). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa pela Universidade do Minho (UMINHO/Portugal). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas, com Habilitação em Orientação Educacional e Supervisão Escolar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação docente, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo escolar, educação integral, multi/interculturalismo, formação e identidade docente, didática e metodologias de ensino, planejamento educacional e avaliação.

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Publicado

2022-03-30

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Artigos