Organização curricular na educação integral em tempo integral
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p470-500Palavras-chave:
organização curricular, tempo integral, pedagogia curricularResumo
O presente artigo objetiva discutir o currículo escolar, no que tange à sua organização, na perspectiva da educação integral em tempo integral. Aborda sobre a centralidade dos conhecimentos na organização curricular, evidenciando como os processos de seleção, distribuição e transmissão dos conteúdos curriculares decorrem de uma dinâmica marcada por posições político-ideológicas, onde também estão presentes relações de poder. Operando com a ideia de Pedagogia Curricular, questiona o currículo instrumental-linear apontando para uma compreensão de currículo como um projeto formativo com intenções ético-política e pedagógicas, chamando atenção para três aspectos nucleares e desafiadores da organização curricular em jornadas ampliadas ou em tempo integral, uma vez que põem à prova o modelo escolar ocidental moderno: a lógica curricular, os tempos-espaços e a visão dos sujeitos educativos.
Referências
APPLE, Michael. Ideologia e currículo. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
ARCO-VERDE, Yvelise Freitas Souza. Tempo escolar e organização do trabalho pedagógico. Em Aberto, Brasília, v. 25, n. 88, p. 83-97, 2012. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3087/2822. Acesso em: 13 jun. 2016.
ARROYO, Miguel Gonzales. Currículo: território em disputa. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
BARROSO, João. Políticas educativas e organização escolar. Lisboa, Universidade Aberta, 2004.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, v. 19, p. 20-28, jan-abr. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 fev. 2015.
CAVALIERE, Ana Maria. Escola de Tempo Integral versus alunos em tempo integral. Em Aberto, v. 22, n. 80, p. 51-63, 2009. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2220/2187. Acesso em: 19 jun. 2014.
CAVALIERE, Ana Maria. Escola pública de tempo integral no Brasil: filantropia ou política de estado?. Educação e Sociedade, v. 35, n. 129, p. 1205-1222, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/Qg3Kydrq3nNyMJqYFrpkWcv/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 23 abr. 2015.
COELHO, Lígia Martha Coimbra; MAURÍCIO, Lúcia Velloso. Sobre Tempo e Conhecimentos praticados na Escola de Tempo Integral. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 41, n. 4, p. 1095-1112, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/jkCfRhnQG55NMnpPwf7kVBs/?lang=pt. Acesso em: 19 jan. 2017.
COELHO, Lígia Martha Costa; HORA, Dayse Martins; ROSA, Alessandra Victor do Nascimento. Organização curricular e escola de tempo integral: precisando um conceito em suas práticas. Revista Teias, v. 16, n. 40, p. 155-173, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24556/17536. Acesso em: 12 fev. 2016.
COSME, Ariana. Ser professor: a accção docente como uma ação de interlocução qualificada. Porto: LivPsic, 2009.
ESCOLANO, Austín. A arquitetura como programa: espaço-escola e currículo. In: VIÑAO FRAGO, António; ESCOLANO, Austín. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. p. 21-57.
ESCOLANO, Austín. La invencion del tiempo escolar. In: FERNANDES, Rogério; MIGNOT, Ana Crystina V. (Orgs.). O tempo na escola. Porto: Profedições, 2008. p. 33-53.
FARIA FILHO, Luciano Mendes; VIDAL, Diana Gonçalves. Os tempos e os espaços escolares no processo de institucionalização da escola primária no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, p. 19-34, 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a03. Acesso em: 12 mar. 2015.
FELÍCIO, Helena Maria dos Santos. Análise curricular da escola de tempo integral na perspectiva da educação integral. Revista e-Curriculum, v. 8, n. 1, p. 1-18, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/9035. Acesso em: 27 ago. 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 21. ed. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000a.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000b.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 46. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GADOTTI, Moacir. Educação Integral no Brasil: inovações em processo. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009.
GALIAN, Claudia Valentina.; SAMPAIO, Maria das Mercês. Educação em Tempo Integral: implicações para o currículo da escola básica. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 2, p. 403-422, 2012. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss2articles/galian-sampaio.pdf. Acesso em: 03 set. 2014.
GIMENO SACRISTÁN, José. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Editora Artmed, 2000.
GIMENO SACRISTÁN, José. O aluno como invenção. Porto Alegre: Artmed, 2005.
GIMENO SACRISTÁN, José. O que significa currículo. In: GIMENO SACRISTÁN, José (Org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013, p. 16-35.
GOODSON, Ivor. Currículo: teoria e história. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
GOODSON, Ivor. As políticas de currículo e de escolarização: abordagens históricas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
LIBÂNEO, José Carlos. As teorias pedagógicas modernas revisitadas pelo debate contemporâneo na educação. In: LIBÂNEO, José Carlos; SANTOS, Akiko (Orgs.). Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. Campinas: Alínea, 2005. p. 15-58.
LIBÂNEO, José Carlos. Escola de tempo integral em questão: lugar de acolhimento social ou de ensino-aprendizagem? In: BARRA, Valdeniza Maria Lopes da. Educação: ensino, espaço e tempo na escola de tempo integral. Goiânia: Cegraf/UFG, 2014. p. 257-308.
LOPES, Alice Casimiro. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 1999.
LOPES, Alice Casimiro.; MACEDO, Elisabeth. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
MACEDO, Roberto Sidnei. Compreender e mediar a formação: o fundante da educação. Brasília: Liber Livro, 2010.
MACEDO, Roberto Sidnei. Atos de currículo, formação em atos? Para compreender, entretecer e problematizar currículo e formação. Ilheus: Editus, 2011.
MACEDO, Roberto Sidnei. Currículo: campo, conceito e pesquisa. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
MOREIRA, Antônio Flávio (Org.). Ênfases e Omissões no Currículo. Campinas: Papirus Editora, 2001.
MOREIRA, Antônio Flávio. A importância do conhecimento escolar em propostas curriculares alternativas. Educação em Revista [online], v. 45, p. 265-290, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/mmVyKFKNVmRHmPYxB5PHsPR/abstract/?lang=pt. Acesso em: 12 jan. 2014.
MOREIRA, Antônio Flávio. Currículos e programas no Brasil. 15. ed. Campinas: Papirus, 2008.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Apresentação. Currículo: conhecimento e cultura sobre a qualidade na educação básica. In: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Salto para o futuro: TV Escola. Currículo, conhecimento e cultura. Ano XIX, 1, 2009. p. 4-6.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa.; SILVA, Tomás Tadeu (Orgs.). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 1994.
MORGADO, José Carlos.; GONÇALVES, Ana Margarida. Construção de um projeto curricular de escola: percepções e predisposições dos professores, 2011. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/23181/1/Constru%C3%A7%C3%A3o%20de%20um%20Projeto%20Curricular%20de%20Escola.pdf. Acesso em: 13 fev. 2016.
NÓVOA, António. Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa: EDUCA, 2009.
NÓVOA, António. Pedagogia: a terceira margem do rio. In: ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA (Ed.). Conferência “Que Currículo para o Século XXI”. Lisboa, Assembleia da República: Divisão de Edições, 2010. p. 39-49.
PACHECO, José Augusto (Org.). Políticas de Integração Curricular. Porto: Porto Editora, 2000.
PACHECO, José Augusto. Currículo: teoria e práxis. 3. ed. Porto: Porto Editora, 2001.
PACHECO, José Augusto. Estudos Curriculares: para uma compreensão crítica da educação. Porto: Porto Editora, 2005.
PACHECO, José Augusto. Educação, Formação e Conhecimento. Porto: Porto Editora, 2014.
PACHECO, José Augusto. Para a noção de transformação curricular. Cadernos de Pesquisa, v. 46, n. 159, p. 64-77, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/xNRqdsZNCHt3dBBv69gjWGn/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 16 jan. 2017.
SILVA, Tomaz Tadeu. O que produz e o que reproduz em Educação: ensaios de sociologia da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
SILVA, Tomás Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
THIESEN, Juares. Tempos e espaços na organização curricular: uma reflexão sobre a dinâmica dos processos escolares. Educação em Revista, v. 27, n. 1, p. 241-260, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/wrXZzqbBTVFny3MCjvMRNCx/?lang=pt. Acesso em: 25 jul. 2014.
THIESEN, Juares. Educação integral: metanarrativa da utopia social assumida como agenda contemporânea da formação escolar. In: PACHECO, José Augusto; MOREIRA, Antônio Flávio (Orgs.). Atas do XI Colóquio sobre Questões Curriculares, VII Colóquio Luso-Brasileiro & I Colóquio Luso-AfroBrasileiro de Questões Curriculares: Currículo a contemporaneidade: internacionalização e contextos locais. Braga: Universidade do Minho, 2014. p. 1490-1495.
TORRES SANTOMÉ, Jurjo. Currículo escolar e justiça social: o cavalo de troia da educação. Porto Alegre: Penso, 2013.
VEIGA-NETO, Alfredo. Currículo e exclusão social. In: CANEN, Ana; MOREIRA, Antônio Flávio (Orgs.). Ênfases e omissões no currículo. Campinas: Papirus, 2001. p. 229-243.
VEIGA-NETO, Alfredo. Espaço e currículo. In: LOPES, Alice Casimiro.; MACEDO, Elisabeth (Orgs.). Disciplinas e integração curricular: história e políticas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 201-220.
VIÑAO FRAGO, António. Espacio y tiempo, educacion y historia. Morelia, México: IMCED, 1996.
VIÑAO FRAGO, António. Tiempos escolares, tiempos sociales. Barcelona: Ariel Practicum, 1998.
ZABALZA, Miguel Angel. A construção do currículo: a diversidade numa escola para todos. In: SOUSA, Oscar; RICARDO, Maria Manuel Calvet (Orgs.). Uma escola com sentido: o currículo em análise e debate. Contexto e Perspectiva. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas, 2003. p. 13-49.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.