Identidade própria de cursos de Licenciatura

um olhar a partir das instruções normativas do CNE (2002-2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p923-947

Palavras-chave:

identidade própria, diretrizes curriculares nacionais, formação de professores/as, licenciaturas

Resumo

A ideia de identidade própria dos cursos de Licenciatura, expressa em Diretrizes Curriculares Nacionais para o magistério na Educação Básica, em nível superior, configura-se como objeto desta pesquisa. A análise das Resoluções CNE/CP N° 1/2002, CNE/CP N° 2/2002, CNE/CP N° 2/2015 e CNE/CP N° 2/2019 estrutura a construção do texto, tendo em vista serem documentos norteadores da formação de professores/as no Brasil. A análise documental constituiu a ferramenta metodológica básica, fundamentada nas perspectivas teóricas de Aguiar e Dourado (2019), Bazzo e Scheibe (2019) e Silva (2010). Os documentos revelaram que a identidade proposta para os cursos de Licenciatura sofreu variações de acordo com o contexto histórico e o cenário político nos quais essas Resoluções estão inseridas.

Biografia do Autor

Danielle Camelo, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação. Professora Adjunta do Departamento de Metodologia da Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

José Batista Neto, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Ciências da Educação, Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da UFPE, atuando na linha de pesquisa em Formação de Professores e Prática Pedagógica.

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2022-06-29

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