Identidade própria de cursos de Licenciatura
um olhar a partir das instruções normativas do CNE (2002-2019)
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p923-947Palavras-chave:
identidade própria, diretrizes curriculares nacionais, formação de professores/as, licenciaturasResumo
A ideia de identidade própria dos cursos de Licenciatura, expressa em Diretrizes Curriculares Nacionais para o magistério na Educação Básica, em nível superior, configura-se como objeto desta pesquisa. A análise das Resoluções CNE/CP N° 1/2002, CNE/CP N° 2/2002, CNE/CP N° 2/2015 e CNE/CP N° 2/2019 estrutura a construção do texto, tendo em vista serem documentos norteadores da formação de professores/as no Brasil. A análise documental constituiu a ferramenta metodológica básica, fundamentada nas perspectivas teóricas de Aguiar e Dourado (2019), Bazzo e Scheibe (2019) e Silva (2010). Os documentos revelaram que a identidade proposta para os cursos de Licenciatura sofreu variações de acordo com o contexto histórico e o cenário político nos quais essas Resoluções estão inseridas.
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