Desafios e controvérsias da Base Nacional Comum Curricular

a diversidade em questão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1650-1675

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Diversidade, Currículo, Políticas Públicas

Resumo

O presente artigo objeta discutir as relações estabelecidas entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os elementos que envolvem a temática da diversidade em diferentes contextos, analisando como é apresentada no referido documento, assim como as implicações na vida cotidiana escolar. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, realizada por meio de um levantamento bibliográfico qualitativo e análise documental, que dentre as considerações finais, foram observadas a necessidade de que a diversidade possua maior destaque e profundidade de conceituação na BNCC e que a amplitude de um país com dimensão culturais e regionais como o Brasil, que possui diversas realidades educacionais, possa ser consideradas na elaboração de políticas públicas educacionais.

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Biografia do Autor

Di Paula Prado Calazans, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano)

Mestre em Educação, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Técnica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano Campus Itapetinga (IFBaiano). Itapetinga-BA. Membro do Grupo de Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq).

Daniela Oliveira Vidal da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Membro do Grupo de Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/UESB/CNPq). Assessora Pedagógica do Centro Universitário UniFTC, campus Vitória da Conquista – Bahia.

Cláudio Pinto Nunes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), onde é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (UESB). É Vice-Presidente Nordeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd). Líder do Grupo de Estudos Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

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Publicado

2021-12-18

Edição

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Artigos