Edição 18 (4) out./dez. 2020 "A PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS: RESISTÊNCIAS E SUPERAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE SOCIAL, ÍNTEGRA E CIDADÃ"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1546-1553

Resumo

A Revista e-Curriculum foi surpreendida, neste ano, pelo advento inesperado da pandemia que afetou, profundamente, todas as atividades cotidianas, subverteu o modo de vida, abalou certezas, interrompeu projetos, reconfigurou o ensino e criou um novo estilo de interação social.

A exigência do confinamento, o distanciamento interpessoal e a execução de trabalhos em estilo remoto impuseram imediatas inovações no processo de comunicação e de ensino e aprendizagem, mas, sobretudo, todas as dimensões da vida foram convulsionadas: as relações humanas, a atividade econômica e a vida científica e cultural. As consequências e os efeitos futuros desse surto pandêmico permanecem, ainda, ameaçadores e imprevisíveis. 

Paradoxalmente, as divergências no tratamento político da epidemia, longe de contribuírem para o enfrentamento da gravidade do momento, fomentaram discordâncias sobre os meios de superação da tragédia sanitária e colaboraram para agravar as possibilidades de superação das consequências amedrontadoras da pandemia. Por outro lado, a cooperação internacional e os governos locais ainda patinam sobre os meios adequados de debelar a ameaça do vírus: a crescente infestação e sua persistência, presente e futura, na vida humana provocam dúvidas a respeito da sobrevida e da piora da qualidade da existência de grande parte da população, especialmente dos segmentos mais vulneráveis, em razão das condições econômicas e sanitárias que suportam.

O permanente clima de incertezas fomentou fantasmas e boatos, veiculados por fake news, sobre a iminência de um contágio devastador, universal e incontrolável. Os amedrontamentos revelam nossas impotências, os riscos e os prejuízos incontáveis em todas as existências humanas, mas se estancam e se arrefecem diante do grande esforço científico de muitos pesquisadores e de tantos cuidadores, que, afrontando todas as ameaças de um desastre fatal, aplicaram-se em pesquisas fundamentais, biomédicas, acadêmicas e industriais para descobrir, testar e validar vacinas contra o surto pandêmico da Covid-19.

Diante desse ambiente instável e ameaçador, a Revista e-Curriculum empenhou-se, vigorosamente, para manter as atividades de difusão da produção acadêmica, graças à colaboração dos pesquisadores nacionais e internacionais e da equipe de suporte gerencial da revista.

Ao apresentarem a última edição da revista, neste ano tão dramático e desafiador, os editores agradecem a todos os que contribuíram para manter a regularidade das edições.

Este número da Revista e-Curriculum não trata, especificamente, de pesquisas relacionadas à pandemia ou de reflexões decorrentes do contexto vivenciado no ano de 2020, todavia os artigos aqui apresentados trazem abalizados olhares que se embrenham em teorias, conceitos e práticas e suscitam o debate acerca de uma educação de qualidade social, íntegra e cidadã.

Downloads

Publicado

2020-12-16

Edição

Seção

Editorial