Currículo e práticas de subjetivação

uma abordagem sócio-epistemológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e52413

Palavras-chave:

currículo; práticas de subjetivação; abordagem socioepistemológica; educação.

Resumo

Considerando a subjetividade como elemento central deste ensaio, o presente tem como objetivo o estudo do sujeito enquanto ente deslocado para o interior da Educação em sua interface com a Filosofia e a Sociologia. A proposição de uma abordagem socioepistemológica inspira-se no materialismo histórico-dialético para produzir uma espécie de grade de inteligibilidade que promova uma análise do sujeito. Assim, o sujeito-objeto é tomado em sua relação com o socius e colocado em perspectiva para que se possa analisá-lo. Nesse sentido, insere-se a discussão curricular. O currículo como dimensão social que nos permite analisar subjetividades em prática no interior das micropolíticas das relações pedagógicas das instituições escolares como produto de uma dialética da realidade.

Biografia do Autor

Jose Luís Ferraro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

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2023-05-15

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Artigos