Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Atual
Arquivos
Notícias
Política de Ética
Thesaurus Brasileiro da Educação
UNESCO Thesaurus
Pós-Graduação em Educação: Currículo
Submissões Abertas
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 21 (2023): Fluxo contínuo
v. 21 (2023): Fluxo contínuo
Publicado:
2023-07-24
Editorial
Editorial
Antonio Chizzotti, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, Márcia Maria Rodrigues Uchôa
e61430
pdf
Dossiê ABdC: Narrativas, conversas e as múltiplas grafias de vida...
Narrativas, conversas e as múltiplas grafias de vida
reverberações curriculares
Alexandra Garcia, Maria Alfredo Moreira, Antonio Carlos Rodrigues de Amorim
e61431
pdf
A virada pedagógica no Currículo, na Formação e no Profissão Docente
experiências, princípios e inspirações com pesquisas narrativas em educação
Daniel Hugo Suárez
e60011
pdf (Español (España))
Entre o currículo prescrito, o vivido e narrado.
Saberes da experiência docente na formação inicial desde coordenadas biográficas
Maria Florentina Lapadula, Jonathan Aguirre, Luis Porta
e59619
pdf (Español (España))
Artesanias narrativas
conversas entre currículo e formação docente
Graça Regina Franco da Silva Reis, Marina Santos Nunes de Campos
e59638
pdf
A vida grafada nas asas invisíveis da docência
memória, afetos e experiências formativas na produção de currículos
Sabrina Mendonça Ferreira, Tânia da Costa Gouvêa
e59664
pdf
Currículo e Prática Profissional Docente
Espaços Construídos e Experiências com o Tema Finitude Humana e Angústia Existencial
Rosilei dos Santos Rodrigues Kepler, Arnaldo Nogaro
e59379
pdf
A dimensão narrativa na formação de professores de matemática
reflexões apoiadas nos conceitos de experiência crítica e experiência formadora
Cícero Nachtigall, Maria Helena Menna Barreto Abrahão
e59603
pdf
Refletindo sobre Possibilidades de Pesquisaformação no Curso de Pedagogia
Diários e Narrativas Pedagógicas
Inês Ferreira de Souza Bragança, Juliana Batista Faria , Luciane Maria Pezzato
e55681
pdf
Aprendizagens Narrativas na Tessitura de Outros Currículos Possíveis com Professoras/es Iniciantes
Movimentos de uma Pesquisaformação
Joelson de Sousa Morais
e59682
pdf
Desafios Iniciais e Modos de Aprender a Ser Docente Universitário(a)
O que contam os Memoriais Acadêmicos?
Elzanir dos Santos
e59457
pdf
“Alguém que soubesse por que me calo”
a Roda de Mulheres do Parque das Missões como experiência emancipatória
Fabiana da Silva, Mailsa Pinto Passos
e59669
pdf
Educação Antirracista em Tempos de Pandemia
os Diários de Aula como Instrumento de Formação e Reinvenção do Currículo Escolar
Cleidiane Lemes de Oliveira, Lorene dos Santos
e59686
pdf
O objeto de pesquisa como temporalidade e autobiografia
Guilherme Augusto Rezende Lemos
e59741
pdf
Fazer Sentir. Testemunho de uma Transformação da Sensação. (Modos de Interrogar nossas Práticas Educativas e Pedagógicas)
Adrián Cangi, Michele Fernandes Gonçalves
e59644
pdf
(Auto)biografia, ciência e arte
diálogos com Oliver Sacks
Elizeu Clementino de Souza
e59921
pdf
Dossiê Temático: “Currículo e tecnologias: redes, territórios e diversidades”
Apresentação do Dossiê Temático
“Currículo e tecnologias: redes, territórios e diversidades”
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, Bento Duarte da Silva, Gerlane Romão Fonseca Perrier, Irani Ferreira da Silva Gerab
e63772
pdf
Deu match
currículo e tecnologia em tempos de “precisão e clareza”
Lhays Marinho da Conceição Ferreira, Rita de Cássia Prazeres Frangella
e61612
pdf
Paulo Freire e cultura digital
contribuições para as docências decoloniais e os processos (trans)formativos
Lucila Pesce, Adriana Rocha Bruno, Ana Maria Di Grado Hessel
e61429
pdf
Pistas para um Modelo Pedagógico para Educação OnLife com Foco no Personal Learning Environment (PLE)
Daiana Steyer, Patrícia Scherer Bassani, Patrícia Alejandra Behar
e61645
pdf
Tecnologias e Políticas Curriculares da Educação Básica
uma Análise Arqueológica do Discurso
Hugo Souza Garcia Ramos, Geide Rosa Coelho
e61626
pdf
Integração de Tdic ao Currículo
as perspectivas de tecnologia presentes nos documentos oficiais da política de Santa Catarina
Éverton Vasconcelos de Almeida, Roseli Zen Cerny
e61609
pdf
O letramento multimodal na aprendizagem do gênero crônica
uma possibilidade de mediação pedagógica
Luane da Silva Gomes Almeida, Barbra Sabota, Olira Saraiva Rodrigues
e61105
pdf
Estudo da Cultura Maker na Escola
Silvana Donadio Vilela Lemos, José Armando Valente
e60975
pdf
Tutoria Pedagógica e Currículo
Intervenção e Possibilidades de Mentoria no Tempo dos Sujeitos
Maria de Jesus Ferreira César de Albuquerque, Elizângela Farias de Oliveira
e60934
pdf
A Aproximação de Professores de Educação Física com Mídia e Tecnologia e seus Reflexos com Relação à Pandemia de Covid-19
Allyson Carvalho de Araújo, Everton Cavalcante
e61515
pdf
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Educação Ambiental de Estudantes da Educação Profissional e Tecnológica em Rondônia
Elaine Márcia Souza Rosa, Elizângela de Souza Bernaldino, Clarides Henrich de Barba, Berenice Perpétua Simão
e61590
pdf
Ecologia das Mídias e a Plataformização
desafio curricular no ensino híbrido
Natana Lopes Pereira, Marcio Vieira de Souza
e61503
pdf
Letramento midiático no currículo da Pedagogia e nas experiências docentes durante a pandemia da Covid-19
Klalter Bez Fontana, Dulce Marcia Cruz
e61651
pdf
Ensino Remoto Emergencial e Tecnologias Digitais
tessituras curriculares no processo de (trans) formação de professores
Ana Patricia Sá Martins, Letícia Aparecida Nunes Moraes , Tatiana da Silva Pereira
e61395
pdf
Geração Z
Tecnologia e currículo nos futuros professores
Isabel Dans Álvarez de Sotomayor
e60933
pdf (Español (España))
Educação a Distância
processo de ruptura tecnológica e social na formação de professores
Carlos Alberto Lima de Oliveira Pádua, Antonia Dalva França-Carvalho, Joaquim Luis Medeiros Alcoforado
61601
pdf
Competências TPACK de docentes que publicam WebQuest
Fabiana dos Santos Matos Eugênio Cunha, Adolfina Pérez Garcias, Antonio Casero Martínez
e60996
pdf (Español (España))
Tecnologias e Currículo da EJA no Brasil em Tempos de Pandemia
para que, para quem?
Jarina Rodrigues Fernandes, Marcela Fontão Nogueira, Mariah Cruz de Souza Tronco
e61652
pdf
A Seduc-RS na apropriação das TDIC no Ensino Médio
o que a análise das notícias institucionais revela?
Brenda Jover, Ângela Chagas, Mateus Saraiva, Maria Beatriz Luce
e61616
pdf
Ações de redes políticas na pandemia
defendendo a aprendizagem e apagando contextos
Hellen Gregol Araújo, Alice Casimiro Lopes
e61412
pdf
A Reforma do Ensino Médio e a Plataformização da Educação
expansão da privatização e padronização dos processos pedagógicos
Renata Peres Barbosa, Natália Alves
e61619
pdf
Fake News e Currículo
Percepções dos Professores de Língua Portuguesa do Território de Identidade Vale do Jiquiriçá/Bahia
Telma Brito Rocha, Cleyton Williams Golveia da Silva Brandão, Leny Mara Cerqueira de Souza
e61394
PDF
Novo Ensino Médio
os conteúdos científicos em rede nos processos de ensino e aprendizagem no Projeto Connect
Sueli Perazzoli Trindade, Patrícia Lupion Torres, Raquel Pasternak Glitz Kowalski
e61614
PDF
Governamentalidade Algorítmica e Saberes Docentes
da Transcrição à Transcriação Didática Digital no Ensino Universitário em Período Pandêmico
Rafaela Esteves Godinho Leal, Maria Carolina da Silva Caldeira
e61607
pdf
Os Contextos Regionais e Internacionais e o Ensino de História na Amazônia Mediados pelas Redes Sociodigitais
Andrea Lilian Marques da Costa, Fernando José de Almeida, Breno Rodrigo de Oliveira Alencar
e61534
pdf
Aprendizagem em Equipamentos Computacionais de Baixo Custo em Cursos de Graduação
Percepção dos Estudantes em Aulas Remotas
Carlos Eduardo de Barros Paes, Karlene do Socorro da Rocha Campos
e61647
pdf
A Educação Online na Formação do Pesquisador na Pós-Graduação Stricto Sensu
uma experiência com a produção de vídeos-pesquisa
Tatiana Stofella Sodré Rossini, Edméa Oliveira dos Santos, Maristela Midlej Silva de Araujo Veloso
e61543
pdf
As Tecnologias Digitais Móveis na EJA
territórios em movimento e a multiterritorialidade
Flávia Andréa dos Santos, Sérgio Paulino Abranches
e61597
pdf
Artigos
Ambientalização curricular na formação de profissionais do turismo receptivo
Daniela Rollemberg Lopez Martinez, Marina de Souza Sartore, Cae Rodrigues
e54755
pdf (English)
Educação Física na Educação Infantil na rede pública de ensino da Grande Vitória/ES
análise das propostas curriculares
Ramon Matheus dos Santos e Silva, Ueberson Ribeiro Almeida, Maria Celeste Rocha, Alessandra Galve Gerez
e51117
pdf
Narrar histórias de pesquisas e fazer pesquisa com a autobiografia
Maria Santos
e59676
pdf
Narrativa (auto)biográfica
memórias e partilhas de sentidos atribuídos à docência e a formação da professora-educadora ambiental
Fernanda Seidel Vorpagel, Cláudia da Silva Cousin
e58986
pdf
Narrativas sobre os fatores que influenciaram as decisões curriculares na disciplina biologia (1992-2016)
Diego Adaylano Monteiro Rodrigues, Claudia Christina Bravo e Sá Carneiro
e59661
pdf
Vidas em Grafia
o tema mítico do engolimento em narrativas do livre brincar
Maria Auxiliadora Fontana Baseio, Cristiane Del Nero Velasco
e59685
pdf
O pensamento de Vygotsky nas reuniões da ANPEd (2004-2010)
Rafael Fonseca de Castro, Kétila Batista da Silva Teixeira
e60324
pdf
Apropriação e Mobilização de conhecimento de professores do ensino básico em um curso de formação em pensamento computacional
Taiser Tadeu Teixeira Barros, Eliseo Berni Reategui, Adriano Canabarro Teixeira
e50654
pdf
Possíveis efeitos da Covid-19 nas práticas pedagógicas de docentes da Educação Básica
Karla Emanuella Veloso Pinto, Ronei Ximenes Martins
e56042
pdf
O início da pandemia da Covid-19
as secretarias estaduais de educação nas redes sociais
Martha Prata-Linhares, Helena Amaral da Fontoura, Roberta Costa
e61399
pdf
Cultura da Paz
desafios e caminhos para seu desenvolvimento psicossocial na educação em contextos pandêmicos
André Felipe Costa Santos, Priscila Costa Santos, Clarilza Prado de Sousa
e56456
pdf (English)
pdf
O uso dos jogos digitais ativos para o desenvolvimento das habilidades motoras de crianças no contexto escolar
Guilherme Theisen Schneider, Denise Bolzan Berlese, Débora Nice Ferrari Barbosa
e57219
PDF
Currículo, Tecnologia e Inovação
um diálogo para além dos muros
Ana Valéria Barbosa da Silva, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, Paulo Romaro
e61608
pdf
O ensino da metodologia da pesquisa científica – entrelaçando modalidades, metodologias e cenários de ensino-aprendizagem
Christine Barbosa Betty, Iraní Ferreira-Gerab, Otília Maria Lúcia Barbosa Seiffert, Sandro Natalicio Prudêncio
e61629
pdf
(Im)possibilidades de problematizar no Ensino Tecnocientífico os impactos da pandemia no desenvolvimento humano
percepções de professores de engenharia
Amanda Ferreira de Albuquerque, Luciano Andreatta Carvalho da Costa
e61559
pdf
O Currículo e a Arte no curso de Pedagogia de três instituições de ensino superior públicas do estado do Paraná
Andréia Bulaty, Ana Luiza Ruschel Nunes
e52204
pdf
Currículo, memória e consciência histórica na formação do sujeito segundo a Base Nacional Comum Curricular
Luan Tarlau Balieiro, Mário Luiz Neves de Azevedo, Terezinha Oliveira
e53489
pdf
Currículo e interdisciplinaridade na Amazônia brasileira
aanálise do documento curricular do estado do Pará à luz da Teoria da Complexidade
Suellen Ferreira Barbosa, Fabiana Sena da Silva, Marcio Antonio Raiol dos Santos
e59446
pdf
Significações de ensino de Filosofia no Currículo do Ensino Médio na produção de periódicos da área no período 2009-2019
Kleber Santos Chaves, Benedito Gonçalves Eugênio
e54028
pdf
Pensarfazernarrar experiências instituintes no currículo da educação básica em uma escola indígena
Maria Martinha Barbosa Mendonça, Regina Aparecida Correia Trindade, Mairce da Silva Araújo
e59670
pdf
Cadeiras disciplinantes e currículos indisciplinados
como se envolver com outros modos de “sentirfazerpensar” os movimentos imprevisíveis dos cotidianos?
Leonardo Rangel, Noale Toja , Juliana Rodrigues
e59625
pdf
Pessoas Sem-Teto
vozes condenadas por aporofobia na perspectiva da educação social
Begoña Rumbo Arcas, Ara Sol Romero Vázquez
e59563
pdf (Español (España))
A “aposta na Primeira Infância” e a atuação da nova filantropia social
Melissa Daiane Hans Sasson, Rosânia Campos
e48651
pdf
Aspectos do pensamento de Andrew Feenberg à luz da fenomenologia
Mauricio dos Reis Brasão
e51420
pdf
Significação memorialística em dois tempos
Maria Amália de Almeida Cunha, Maria Helena Menna Barreto Abrahão
e59528
pdf
Entre cartas
considerações sobre currículo escolar
Carlos Augusto Silva e Silva, Tatiana dos Santos Costa, Franciele Pereira dos Santos, Rafael Christofoletti
e59631
pdf
Gênero e justiça curricular
os desafios na construção do currículo crítico em um contexto neoconservador e antidemocrático
Keysa Katiere Garcia Secatti, Lucelia Tavares Guimarães
e57103
pdf
Confluência da escola unitária com a pedagogia histórico-crítica
em busca de uma educação revolucionária
Juliana Sampaio Mori, Heloisa Helena Oliveira de Azevedo, Rafael Fernando da Costa
e55882
pdf
Quando um jogo digital afeta as relações
rastros de mediações pedagógicas em uma rede
Marcio Roberto de Lima
e56990
pdf
As contribuições da epistemologia da prática para a pesquisa na ANPEd sobre formação de professores nos últimos 10 anos
Adilson de Souza Borges, Ana Cristina Coll Delgado
e51753
pdf
Os espaços, tempos e agentes implicados nos estágios na formação inicial de professores em educação física
Dijnane Vedovatto, Samuel de Souza Neto, Larissa C. Benites
e56293
pdf
Formação inicial de professores de biologia em Alagoas
avanços na educação das relações étnico-raciais
Valdilene Canazart dos Santos, Rubens Pessoa de Barros
e54752
pdf
O Currículo e a Produção de Rostidade
afecções, desterritorializaçoes e reterritorializaçoes em cenário pandêmico
Daniele Farias Freire Raic
e50297
pdf
Formação Continuada em Tempos de Isolamento Social
Mudanças Culturais Permeadas pela Cibercultura
Glaucia da Silva Brito, Rosilene Caetano Lago
e51923
pdf
Praticando Humanização
a Utilização de Narrativas de Adoecimento na Graduação Médica
Maria Elisa Gonzalez Manso
e54481
pdf
Reflexões sobre a Disciplina Libras na Modalidade EaD
Entre a Obrigatoriedade da Oferta e a Ausência de Diretrizes Pedagógicas
Margarida Maria Pimentel-Souza, Francisca Geny Lustosa
e54895
pdf
A Formação de Professores(as) que Atuam na Disciplina Projeto de Vida do Novo Currículo do Ensino Médio em São Luís – MA
Izamoema de Santana, Flavya Soraya Mendes Machado dos Santos, Maria José Albuquerque Santos
e57088
pdf
Programa Ciência na Escola (PCE)
a iniciação científica além dos desafios amazônicos
Dariany Andrade de Souza, Heloísa da Silva Borges
e54372
pdf
Professora Colorida no Currículo Arco-Íris
Resistência à Ofensiva Antigênero
Paula Myrrha, Shirlei Sales
e54859
pdf
Método experimental e procedimentos científicos como conteúdos no ensino fundamental
uma construção curricular possível
Núbia Rosa Baquini da Silva Martinelli, Jaqueline Ritter
e56100
pdf
Materiais didáticos para o ensino de história nas escolas públicas na região de São Joaquim da Barra/SP
o sistema apostilado de ensino vs. livro didático
Orandes Carlos da Rocha Júnior, Giseli Cristina do Vale Gatti
e55565
pdf
Currículo e Formação Humana
Dilemas da Sociedade Contemporânea
Adriana Regina de Jesus Santos, Cezar Bueno de Lima
e55064
pdf
A Disciplina Psicologia no Currículo das Licenciaturas
Maria Fernanda Diogo, Charles Augusto Christ
e56289
pdf
Pela Não Classificação das Pedagogias Críticas e Pós-Críticas
Diálogos Provocativos com Tomaz Tadeu da Silva
Galdino Rodrigues de Sousa
e56874
pdf
Os Desafios de Pensar um Currículo Contra-Hegemônico na Escola do Campo no Contexto da Implementação da BNCC
Maria Aires de Lima, Bruno Alysson Soares Rodrigues, Frederico Jorge Ferreira Costa
e55939
PDF
A Educação no Campo e a Pedagogia Histórico-Crítica
Elementos para um Currículo Escolar Multisseriado
Luiz Bezerra Neto, Klívia de Cássia Silva Nunes
e51969
pdf
A Educação Infantil nos currículos prescritos de licenciaturas presenciais de Educação Física no estado do Tocantins
Hava Dias Varão, Marciel Barcelos, André da Silva Mello, Rodrigo Lema Del Rio Martins
e55060
pdf
O Espectro TPACK na Interação de Cursos Superiores a Distância
Lucas Caniati Escaliante, Mônica Cristina Garbin, Rafael Alberto Alves dos Santos, Daniel Ballester Marques
e55515
pdf
Desafios para reinventar a formação dos docentes universitários para o século XXI
Marcos T. Masetto
e55946
PDF
As trajetórias escolares de sujeitos LGBTQIA+ amazônidas
possibilidades críticas para a formação de professores
Angelo Cabral Esperança, Iolete Ribeiro da Silva, Fábio Alves Gomes
e58972
pdf
Currículo e Fronteiras
intertextos
Alípio Márcio Dias Casali, Márcia Maria Rodrigues Uchôa
e58786
pdf
Migrações Curriculares
Cotidianos, Travessias e Criações de Outras Margens como Possibilidades
Claudia Chagas, Marcelo Ferreira Machado, Maria Cecília Sousa de Castro, Thamy Lobo
e55640
PDF
A diversidade na sala de aula e suas influências na formação de identidades discentes
Maria da Conceição Oliveira Lopes, Fabrício Oliveira da Silva
e49195
pdf
Currículo e práticas de subjetivação
uma abordagem sócio-epistemológica
Jose Luís Ferraro
e52413
pdf
Indícios da Identidade Pessoal-Profissional de Licenciandos/as em Ciências Biológicas
Felipe Tsuzuki, Marinez Meneghello Passos, Virgínia Iara de Andrade Maistro
e54873
pdf
Relação entre desempenho e indicadores educacionais em duas escolas de ensino médio da rede pública do Ceará
Arimaté Alves Noronha, Jayane Mara Rosendo Lopes, Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho, Eloisa Maia Vidal
e51793
pdf
Práticas Escolares de História no Divã Terapêutico
“Desconstrução” de um Projeto de Pesquisa e de um Professor-Doutorando
Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias, Eduardo Servo Ernesto
e54353
pdf
Arquivamento e arquivização de imagens poéticas de docência no arquivo do projeto objetos de pensar
Inauã Weirich Ribeiro, Jeferson Cristian Zick Camargo, Angélica Vier Munhoz
e55306
pdf
Programa de Educação Integral (PROEI) na Bahia
um estudo de caso na cidade de Juazeiro
Schirley Silva Sampaio, José Roberto Gomes Rodrigues
e50870
pdf
BNCC
Coalizões em Disputa na Formulação da Política Curricular Nacional
Naira Muylaert, Deisilucy de Aragão F. Sequeira, Alda Siqueira Lage, Tatiane Rodrigues Souza
e51258
pdf
Corpos Infantis e Pandemia
contraposições para a existência de um Currículo Comum
Ana Paula Menezes Andrade, Jurema Rosa Lopes Soares
e54732
pdf
Estratégias retóricas do Todos Pela Educação
contexto de influência e de intervenção
Geniana dos Santos, Clarissa Bastos Craveiro, Denise Souza Destro
e55013
pdf
Universalização Não Excludente e Individualização Inclusiva
Debates Curriculares em Torno do DUA e do PEI para a Inclusão Escolar
Andrialex William da Silva, Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães, Rogério Alves dos Santos, Rosane Santos Gueudeville
e55830
PDF
Agradecimentos
Agradecimentos
Márcia Maria Rodrigues Uchôa
e64927
pdf
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Qualis:
A2
Área do conhecimento:
Educação
Indexadores:
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários