Atividade Física Adaptada nos currículos dos cursos de Educação Física das universidades públicas nordestinas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1813-1836

Palavras-chave:

Atividade Física Adaptada, Pessoas com deficiência, Currículo, Formação profissional, Educação Física

Resumo

Em vista da incipiência de estudos relacionados à inclusão de conteúdos sobre Atividade Física Adaptada (AFA) na formação inicial em Educação Física e buscando construir um panorama sobre o tema nesses currículos, o presente estudo teve como objetivo analisar as disciplinas de AFA nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Educação Física das universidades públicas nordestinas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental que identificou 80 cursos, mas somente 30 estavam com projetos disponibilizados. Após a análise dos projetos, foi possível constatar 43 disciplinas específicas sobre AFA, com 11 cursos ofertando mais de uma disciplina. Notou-se uma evolução no quantitativo de disciplinas, embora se necessite da transversalidade desse tema por todo o currículo, assegurando a infusão dos conteúdos da AFA em toda a matriz curricular. Acredita-se que esse modelo garantirá uma formação inicial orientada para a inclusão do público com deficiência nos diferentes contextos educativos.

Biografia do Autor

Renato Vitor da Silva Tavares, Universidade Federal de Alagoas

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Alagoas e Especialista em Educação Inclusiva pela Universidade Estadual de Alagoas

Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Ciências do Desporto e Educação Física – Universidade do Porto/Portugal. Professora Titular do Instituto de Educação Física e Esporte (IEFE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

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2021-12-18

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Artigos