Atividade Física Adaptada nos currículos dos cursos de Educação Física das universidades públicas nordestinas
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1813-1836Palavras-chave:
Atividade Física Adaptada, Pessoas com deficiência, Currículo, Formação profissional, Educação FísicaResumo
Em vista da incipiência de estudos relacionados à inclusão de conteúdos sobre Atividade Física Adaptada (AFA) na formação inicial em Educação Física e buscando construir um panorama sobre o tema nesses currículos, o presente estudo teve como objetivo analisar as disciplinas de AFA nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Educação Física das universidades públicas nordestinas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental que identificou 80 cursos, mas somente 30 estavam com projetos disponibilizados. Após a análise dos projetos, foi possível constatar 43 disciplinas específicas sobre AFA, com 11 cursos ofertando mais de uma disciplina. Notou-se uma evolução no quantitativo de disciplinas, embora se necessite da transversalidade desse tema por todo o currículo, assegurando a infusão dos conteúdos da AFA em toda a matriz curricular. Acredita-se que esse modelo garantirá uma formação inicial orientada para a inclusão do público com deficiência nos diferentes contextos educativos.
Referências
ARAÚJO, Paulo Ferreira de. Desporto Adaptado no Brasil. São Paulo: Phorte, 2011.
BORELLA, Douglas Roberto. Atividade Física Adaptada no contexto das matrizes curriculares dos cursos de Educação Física. 2010. Tese (Doutorado em Educação Especial) –Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.
BORELLA, Douglas Roberto; HARNISCH, Gabriela Simone; DIAZ, Jalusa Andreia Storch. Produção de conhecimento vinculada a formação de professores de educação física para atuação junto de pessoas com deficiência: contribuições do Unigepafa. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 1, p. 105-111, 2020. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/23955. Acesso em: 29 ago. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Federal de Educação. Resolução CNE/CES nº 03 de 16 de junho de 1987. Fixa os mínimos de conteúdo e duração a serem observados nos cursos de graduação em Educação Física (Bacharelado e/ou Licenciatura Plena). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1987a. Disponível em: https://crefrs.org.br/legislacao/pdf/resol_cfe_3_1987.pdf. Acesso em: 28 dez. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Federal de Educação. Parecer CNE/CES nº 215, de 11 de março de 1987. Dispõe sobre a reestruturação dos cursos de graduação em Educação Física, sua nova caracterização, mínimos de duração e conteúdo. Brasília, DF, 1987b. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cd007078.pdf. Acesso em: 28 dez. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 7, de 31 de março de 2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física, em nível superior de graduação plena. Brasília, DF. 2004a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ces0704edfisica.pdf. Acesso em: 19 fev. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Parecer CNE/CES nº 58, de 18 de fevereiro de 2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física, em nível superior de graduação plena. Brasília, DF. 2004b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2007/pces058_04.pdf. Acesso em: 19 fev. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 6, de 18 de dezembro de 2018. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física e dá outras providências. Brasília, DF. 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104241-rces006-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 11 out. 2020.
BRITO, Raull Felippe de Almeida; LIMA, João Franco. Educação Física Adaptada e Inclusão: desafios encontrados pelos professores de Educação Física no trabalho com alunos com deficiência. Corpo, Movimento e Saúde, Salvador, v. 2, n. 1, p. 1-12, 2012. Disponível em: http://revistas.unijorge.edu.br/corpomovimentosaude/pdf/artigo2012_1_artigo1_12.pdf. Acesso em: 25 ago. 2020.
CABRAL, José Francisco Ribeiro. et al. Formação inicial de professores de Educação Física com foco na inclusão: uma revisão de literatura. Revista Científica Fagoc Multidisciplinar, Ubá, v. 1, n. 2, p. 9-16, 2016. Disponível em: https://revista.fagoc.br/index.php/multidisciplinar/article/view/111. Acesso em: 22 ago. 2020.
CASTRO, Ygor Leandro Beschorner de. et al. A formação do professor de Educação Física e sua atuação junto aos alunos com deficiência em Boa Vista-RR. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, Marília, v. 21, n. 1, p. 31-44, 2020. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/sobama/article/view/9944. Acesso em: 22 ago. 2020.
CHICON, José Francisco; PETERLE, Ludmila Lima; SANTANA, Monique Adna Galdino de. Formação, Educação Física e Inclusão: um estudo em periódicos. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 36, n. 2, supl., p. S830-S845, 2014. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/2172. Acesso em: 25 ago. 2020.
CIDADE, Ruth Eugênia; FREITAS, Patrícia Silvestre de; PEDRINELLI, Verena Junghähnel. Encontro pré-congresso de professores de Educação Física Adaptada de instituições de ensino superior: relato. In: CIDADE, Ruth Eugênia. (Org.). Temas em Educação Física Adaptada. Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada: SOBAMA, 2001. p. 86-91.
FERNANDES, Carla Andréia Fabiani; VENDITTI JÚNIOR, Rubens. Educação física adaptada na formação universitária: reflexões sobre a preparação do profissional de educação física para a atuação com pessoas com necessidades especiais. Movimento e Percepção, Espírito Santo do Pinhal, v. 9, n. 12, p. 118-140, 2008. Disponível em: http://ferramentas.unipinhal.edu.br/movimentoepercepcao/viewarticle.php?id=181&layout=abstract. Acesso em: 22 ago. 2020.
FERREIRA, Elizabete. et al. Um olhar sobre a Educação Física Adaptada nas universidades públicas paulistas: atividades obrigatórias e facultativas. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 24, n. 4, p. 581-595, 2013. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/20314. Acesso em: 22 ago. 2020.
FERREIRA, Luiz; LUCIANO JUNIOR; COSTA E SILVA, Anselmo de Athayde. Currículo de graduação em educação física: o desenho universal como princípio para a inclusão nas aulas de educação física. In: RODRIGUES, Anderson Patrick (Org.). Educação Física na escola básica, livro 02: no chão da escola. Porto Alegre: Fi, 2020. p. 59-94.
FIORINI, Maria Luiza Salzani. Concepção do professor de Educação Física sobre a inclusão do aluno com deficiência. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade Estadual Paulista, Marília, 2011.
FIORINI, Maria Luiza Salzani; MANZINI, Eduardo José. Inclusão de alunos com deficiência na aula de Educação Física: identificando dificuldades, ações e conteúdos para prover a formação do professor. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 20, n. 3, p. 387-404, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbee/v20n3/05.pdf. Acesso em: 22 ago. 2020.
GONÇALVES, Vivianne Oliveira; LEITE, Sabrina Toffoli; DUARTE, Edison. A educação física adaptada no currículo de formação profissional em educação física. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 16, n. 3, p. 1-15, 2020. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/58110. Acesso em: 22 ago. 2020.
HUTZLER, Yeshayahu; SHERRILL, Claudine. Defining Adapted Physical Activity: International Perspectives. Adapted Physical Activity Quarterly, Hanover, v. 24, n. 1, p. 1-20, 2007. Disponível em: https://journals.humankinetics.com/view/journals/apaq/24/1/article-p1.xml. Acesso em: 25 ago. 2020.
LIMA, Sonia Maria Toyoshima. Educação Física Adaptada: proposta de ação metodológica para formação universitária. 2005. Tese (Doutorado em Educação Física) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.
LOUZADA, Juliana Cavalcante de Andrade. Inclusão Educacional: em foco a formação de professores de Educação Física. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2017.
MAHL, Eliane. Programa de formação continuada para professores de Educação Física: possibilidades para a construção de saberes sobre a inclusão de alunos com deficiência. 2016. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos. Reflexões sobre a formação de professores com vistas à educação inclusiva. In: MIRANDA, Theresinha Guimarães; GALVÃO FILHO, Teófilo Alves (Org.). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. EDUFBA, Salvador, 2012. p. 25-38.
MAUERBERG-DE CASTRO, Eliane. Atividade Física Adaptada. 2. ed. Ribeirão Preto: Novo Conceito, 2011.
MOURA, Diego Luz. et al. A disciplina Educação Física Adaptada nos cursos de graduação do Rio de Janeiro. Conexões: Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 12, n. 2, p. 1-12, 2014. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/2165. Acesso em: 29 ago. 2020.
MUNSTER, Mey de Abreu van. Inclusão de estudantes com deficiência em programas de Educação Física: adaptações curriculares e metodológicas. Revista da Sobama, Marília, v. 14, n. 2, p. 27-34, 2013. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/sobama/article/view/3612. Acesso em 22 ago. 2020.
OLIVEIRA, Ana Carolina Santana de. Formação continuada na perspectiva colaborativa: subsídios para inclusão nas aulas de Educação Física. 2017. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017.
OLIVEIRA, Cristiane Silva; PEREIRA, Deyliane Aparecida de Almeida; PINTO, Samuel Gonçalves. Atitudes de futuros profissionais de Educação Física face a inclusão de pessoas com deficiência em suas aulas. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, v. 4, n. 2, p. 63-74, 2017. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/7806. Acesso em: 22 ago. 2020.
PEDRINELLI, Verena Junghähnel; VERENGUER, Rita de Cássia Garcia. Educação Física Adaptada: introdução ao universo de possibilidades. In: GREGUOL, Márcia; COSTA, Roberto Fernandes da (Org.). Atividade Física Adaptada: qualidade de vida para pessoas com necessidades especiais. 3. ed. Barueri: Manole, 2013. p. 1-29.
RANZAN, Mayara Erbes. et al. Formação em Educação Física e a preparação para atuação junto de alunos com deficiência. In: I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva e XIII Jornada de Educação Especial, Marília. Anais..., 2016. Disponível em: http://jee.marilia.unesp.br/jee2016/cd/arquivos/108802.pdf. Acesso em: 22 ago. 2020.
RANZAN, Mayara Erbes; DENARI, Fátima Elisabeth. Disciplina específica para pessoas com deficiência e demais disciplinas nos cursos de educação física. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 7, p. 52194-52201, 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/14025. Acesso em: 24 ago. 2020.
ROSADAS, Sidney de Carvalho. Educação Física Especial. Rio de Janeiro: O Livro Médico, 1984.
ROSSI, Patrícia; MUNSTER, Mey de Abreu van. Formação profissional em Educação Física Adaptada: um estudo de caso. In: VIII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, Londrina. Anais..., 2013. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/congressomultidisciplinar/pages/arquivos/anais/2013/AT03-2013/AT03-012.pdf. Acesso em: 22 ago. 2020.
ROSSI-ANDRION, Patrícia; VILARONGA, Carla Ariela Rios; MUNSTER, Mey de Abreu van. Formação profissional inicial em Atividade Física Adaptada: análise da produção científica internacional. Movimento, Porto Alegre, v. 25, p. e25056, 2019. Disponível em:
https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/91481/54586. Acesso em: 25 ago. 2020.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Terminologia sobre deficiência na era da inclusão. In: VIVARTA, Veet (Org.). Mídia e deficiência. Brasília: Agência de Notícias dos Direitos da Infância/Fundação Banco do Brasil, 2003. p. 160-165.
SEAMAN, Janet A.; DE PAUW, Karen P. The New Adapted Physical Education: A Developmental Approach. Palo Alto: Mayfield, 1982.
SHERRILL, Claudine. Adapted Physical Activity, Recreation and Sport, Crossdisciplinary and Lifespan. 5. ed. Dubuque: McGraw-Hill, 1998.
SILVA, Cláudio Silvério da. A Educação Física Adaptada no contexto da formação profissional: implicações curriculares para os cursos de Educação Física. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) –Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2011.
SILVA, Rita de Fátima da; ARAÚJO, Paulo Ferreira de. Os caminhos da pesquisa em atividade motora adaptada. São Paulo: Phorte, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.