CURRÍCULO E UTOPIAS EM MEIO AO NEGACIONISMO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p1-9

Resumo

Em tempos conturbados pela gravidade de uma pandemia avassaladora e pela proliferação de receituários improvisados, a avaliação científica de fenômeno de tal gravidade, como a Covid-19, constrange pesquisadores, atônitos com as providências intemperantes de agentes políticos, diante de um negacionismo – a deliberada negação de uma realidade patente, empiricamente identificável, utilizada como forma de escapar de uma verdade desconfortável. A análise desse acontecimento tem o condão de revelar os desacertos teóricos dos discursos negacionistas e as graves consequências práticas para a vida humana.

A avaliação tornou-se uma prática rotineira na atividade acadêmica e consolidou-se como um meio de controle do discurso e da produção científica, afastando argumentos inconsistentes e práticas inconsequentes. Foi estendida à produção científica dos pesquisadores e tornou-se um mecanismo de regulação da vida acadêmica e um instrumento de governo da conduta ética em ciência.

Nesse momento grave para a sanidade do País, assolado por assombrosa mortandade, a avaliação da pandemia não pode tolerar o bizarro discurso negacionista do poder público e obriga todos os cientistas, com longo tirocínio nos processos avaliativos, a exigir das autoridades públicas um discurso distante de fabulações fantasiosas e uma prática que, cientificamente, garanta a vida dos cidadãos.

A edição deste volume, especialmente deste número, traz o esforço de muitos pesquisadores, empenhados em contribuir com a elevação ética e social do Brasil no campo da educação.

Nessas condições dramáticas da vida, a Revista e-Curriculum mantém sua periodicidade, e esta edição 19, número 1, de janeiro/março de 2021 contempla vinte e quatro artigos, todos advindos da crescente demanda espontânea, respeitando a distribuição pelas diferentes regiões do Brasil, além de abarcar dois artigos de outros países de língua portuguesa. Os artigos estão organizados em torno das temáticas: currículo, cultura e políticas curriculares em diferentes áreas de formação e níveis de ensino; formação de professores alfabetizadores; educação infantil; pedagogia da alternância; pedagogia freireana; tecnologias em educação e seus desdobramentos; educação do campo/rural.

Downloads

Publicado

2021-03-30

Edição

Seção

Editorial