Compreensões de professores de ciências acerca de currículo

um olhar em contexto escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1750-1776

Palavras-chave:

ensino de ciências, educação básica, conteudista-crítico.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar compreensões acerca de currículo expressas por professores da área de Ciências da Natureza no Brasil. A pesquisa realizada é do tipo estudo de caso sob natureza qualitativa, em que foram analisados discursos de professores em atividade em uma escola pública do interior do estado do Rio Grande do Sul. Identificou-se as categorias: compreensão conteudista-ingênuo sobre currículo escolar, compreensão curricular sob a perspectiva conteudista-crítica e currículo escolar sob uma compreensão crítico-reflexiva. Destacamos que os professores da área de Ciências da Natureza evidenciam de forma mais recorrente uma compreensão conteudista-crítica. As compreensões indicam que os discursos curriculares se recontextualizam nos espaços escolares e ampliam o distanciamento do que é proposto em orientações curriculares brasileiras e o que é realizado em contexto da Educação Básica.

Biografia do Autor

Kelly Karine Kreuz, Universidade Federal Fronteira Sul

Mestra em Ensino de Ciências - PPGEC/UFFS - pesquisadora sobre Currículo no Ensino de Ciências.

Fabiane de Andrade Leite, Universidade Federal Fronteira Sul

Doutora em Educação nas Ciências - UNIJUÍ 

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Publicado

2022-12-28

Edição

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Artigos