Jogando com a linguagem para a formação crítica e criativa

o RPG como trilha de aprendizagem mediada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e54734

Palavras-chave:

ensino da linguagem, Role-Playing Game, pensamento crítico e criativo, BNCC

Resumo

Neste artigo, discutem-se possibilidades de aprendizagem com jogos digitais para o ensino e a aprendizagem da linguagem (Kleiman, 2000; Kress, 2003; Ribeiro, 2015, 2016, 2019, 2020) em diálogo com o pensamento crítico (Cruz; Dominguez; Pain-Carreira, 2019) e a criatividade (Kneller, 1978; Vygotsky, 2014). Propõe-se uma trilha de jogo em narrativa de Role-Playing Game (RPG) à luz de Jackson (1994), Schick (1991) e Vasques (2008), com vistas a despertar o pensamento crítico e a criatividade nos anos finais do Ensino Fundamental no processo de ensino da linguagem. Nesse percurso, perceberam-se possibilidades de motivar relações de sentido significativas para os estudantes se apropriarem de competências linguísticas importantes, exigidas pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Brasil, 2018), de maneira a aguçar sua aprendizagem e o desenvolvimento da linguagem.

Biografia do Autor

Edney Gomes Raminho, Universidade Católica de Brasília

Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília. Professora da Educação Básica e do Ensino Superior.

Eliane Silva Moreira, Universidade Católica Brasília

Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília.  Coordenadora Pedagógica da Educação Básica. Pesquisadora do grupo de pesquisa interdisciplinar em Tecnologia, Internacionalização e Permanência - GeTIPE. Membro do projeto "Cultura Digital e Tecnologia: mecanismos de apoio para fomentar o ecossistema das TICs e a permanência estudantil: vinculação entre educação básica e superior", desenvolvido na Universidade Católica de Brasília, financiado pela FAP/DF.

Pricila Kohls-Santos, Universidade Católica de Brasília

Doutora em Educação. Pós-doutorado em Educação Superior pela PUCRS. Docente e pesquisadora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília. Líder do grupo de pesquisa interdisciplinar em Tecnologia, Internacionalização e Permanência - GeTIPE. Coordenadora da RedGUIA. Coordenadora de Permanência Estudantil e Sucesso Acadêmico - PESA/UCB.

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2024-11-19

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Artigos