Jogando com a linguagem para a formação crítica e criativa
o RPG como trilha de aprendizagem mediada
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e54734Palavras-chave:
ensino da linguagem, Role-Playing Game, pensamento crítico e criativo, BNCCResumo
Neste artigo, discutem-se possibilidades de aprendizagem com jogos digitais para o ensino e a aprendizagem da linguagem (Kleiman, 2000; Kress, 2003; Ribeiro, 2015, 2016, 2019, 2020) em diálogo com o pensamento crítico (Cruz; Dominguez; Pain-Carreira, 2019) e a criatividade (Kneller, 1978; Vygotsky, 2014). Propõe-se uma trilha de jogo em narrativa de Role-Playing Game (RPG) à luz de Jackson (1994), Schick (1991) e Vasques (2008), com vistas a despertar o pensamento crítico e a criatividade nos anos finais do Ensino Fundamental no processo de ensino da linguagem. Nesse percurso, perceberam-se possibilidades de motivar relações de sentido significativas para os estudantes se apropriarem de competências linguísticas importantes, exigidas pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Brasil, 2018), de maneira a aguçar sua aprendizagem e o desenvolvimento da linguagem.
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