Formação inicial de professores de biologia em Alagoas
avanços na educação das relações étnico-raciais
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e54752Palavras-chave:
formação docente, biologia, relações étnico-raciais, currículoResumo
A educação tem um importante papel na superação do racismo latente no Brasil. Contudo, elaborar um currículo que apresente uma ruptura com as relações de poder vigentes na sociedade e trabalhe a educação das relações étnico-raciais é um desafio. Esta pesquisa buscou explorar os avanços alcançados quanto à inserção da temática étnico-racial nos currículos dos cursos de formação inicial de professores de Ciências ofertados em instituições de ensino superior públicas, localizadas em Alagoas. Na fundamentação teórica, aspectos relacionados à educação e relações étnico-raciais foram abordados, assim como as teorias curriculares e as formas de inserção da temática racial no ensino de Ciências. A metodologia utilizada foi baseada na análise de conteúdo. Observou-se que os currículos analisados abordavam de forma incipiente e fragmentada as questões étnico-raciais.
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