Formação inicial de professores de biologia em Alagoas

avanços na educação das relações étnico-raciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e54752

Palavras-chave:

formação docente, biologia, relações étnico-raciais, currículo

Resumo

A educação tem um importante papel na superação do racismo latente no Brasil. Contudo, elaborar um currículo que apresente uma ruptura com as relações de poder vigentes na sociedade e trabalhe a educação das relações étnico-raciais é um desafio. Esta pesquisa buscou explorar os avanços alcançados quanto à inserção da temática étnico-racial nos currículos dos cursos de formação inicial de professores de Ciências ofertados em instituições de ensino superior públicas, localizadas em Alagoas. Na fundamentação teórica, aspectos relacionados à educação e relações étnico-raciais foram abordados, assim como as teorias curriculares e as formas de inserção da temática racial no ensino de Ciências. A metodologia utilizada foi baseada na análise de conteúdo. Observou-se que os currículos analisados abordavam de forma incipiente e fragmentada as questões étnico-raciais.

Biografia do Autor

Valdilene Canazart dos Santos, Universidade Federal de Alagoas/ Campus Arapiraca e Universidade Estadual de Alagoas/ Campus I - Arapiraca

Bacharel em Bioquímica. Mestre e Doutora em Microbiologia. Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Alagoas/ Campus I. Técnica de Laboratório do Complexo de Ciências Médicas e Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas/ Campus Arapiraca, Alagoas.

Rubens Pessoa de Barros, Universidade Estadual de Alagoas/ Campus I - Arapiraca

Graduação em CIÊNCIAS com habilitação em Biologia. Mestrado em Agroecossistemas. Doutorado em Proteção de Plantas. Especialização em Educação do Campo e Metodologia do Ensino. Professor Titular do Departamento de Ciências Biológicas da UNEAL - Universidade Estadual de Alagoas/ Campus I. Coordenador de área do PIBIDBIOLOGIAUNEAL - Campus I. Líder do GEMBIO - Grupo de Estudos Ambientais e etnobiológicos.

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2023-10-31

Edição

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Artigos