AINDA NA PANDEMIA, O ESFORÇO DE PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i2p536-542

Resumo

Na edição deste número, a revista e-Curriculum empenhou-se em um período conturbado da vida nacional, com o número constrangedor de óbitos – a perda de mais de quinhentas mil vidas pela Covid-19. O Brasil permanece no epicentro da pandemia e, pelos prognósticos, está ameaçado de ingressar em uma terceira onda de contágio e elevar, assim, muito o número de óbitos.

Desse modo, está dentre os países com maior índice de mortes causadas pelo surto pandêmico. Esse fato infausto veio acompanhado de denúncias sobre a incúria e a incompetência, além de corrupção das autoridades sanitárias na gestão sanitária da Covid-19. Foram denunciados pela imprensa como agentes incompetentes para estabelecer uma estratégia de vacinação célere, a fim de debelar uma das maiores catástrofes sanitárias do Brasil e do mundo contemporâneo.

A pandemia afetou todos os aspectos do nosso modo de vida: nossos hábitos e nossas certezas; alterou, profundamente, nossas atividades cotidianas, prejudicou projetos, reconfigurou as relações sociais, interrompeu a vida cultural e conturbou as atividades cientificas, dentre as quais, a publicação de revistas. Ela expos, de forma contundente, a vulnerabilidade da vida pessoal e do convívio social, e revelou a impotência frente aos dilemas que exigem união política e competência científica.

Essa crise sanitária e humanitária tornou-se, pois, um problema nacional: a revelação crescente das pessoas infectadas e mortas, anunciadas pela imprensa, associada a um clima de incerteza e dúvidas sobre o futuro da vida, promovidas pela retórica presidencial, e secundadas pelas instâncias governamentais, fomentaram um clima de hesitação vacinal e sanitária, além de dúvidas sobre a competência política na gestão da pandemia. Muitos/as brasileiros/as viram-se expostos aos dramas e dores pelos riscos a que se sentiram deixados pelas autoridades políticas. Nesse clima conturbado, a revista concentrou todos os esforços para manter a pontualidade aprazada deste seu novo número.

Nesta edição, segunda de 2021, são publicados dezoito artigos, oriundos da demanda espontânea de diferentes regiões do Brasil. Os artigos tratam de temáticas do currículo em diferentes áreas do conhecimento e níveis de ensino, bem como da formação de professores; evidenciam variadas metodologias e estão ancorados em um leque de diferentes linhas teóricas.

Biografia do Autor

Antonio Chizzotti, PUC-SP

Professor da PUC-SP

Ana Maria Saul, PUC-SP

Professora da PUC-SP

Downloads

Publicado

2021-06-30

Edição

Seção

Editorial