Lei 10.639/2003 e os Currículos dos cursos de Pedagogia na Região Sul do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1512-1533

Palavras-chave:

formação de professores, relações étnico-raciais, currículo, políticas públicas educacionais.

Resumo

Este estudo tem como objetivo compreender como os currículos dos cursos de licenciatura em Pedagogia das universidades federais da Região Sul do Brasil trabalham a Lei 10.639/2003. A pesquisa fundamenta-se na perspectiva crítica, qualitativa e na metodologia de análise de conteúdo de Bardin (1977). Embasa-se em autores como Almeida (2018), Apple (2005), Adichie (2019), Alves et al. (2021), Freire (1979), Munanga (2008), Torres Santomé (2013), Gomes e Silva (2011), Triviños (2001), entre outros. Resultados indicam que os fundamentos da Lei 10.639/2003 são tratados de forma transversal, diluídos em alguns componentes curriculares. Assim, compreendemos que é urgente a necessidade de amplo debate nas instituições, de modo a desempenhar um papel importante na construção e na efetividade de políticas educacionais, possibilitando maior visibilidade das questões étnico-raciais nos cursos de formação inicial e continuada.

Biografia do Autor

Lucas da Costa Lage, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Mestrando em Educação na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Simone Silva Alves, Universidade Federal do Pampa -UNIPAMPA

Possui graduação em Pedagogia (2003), Especialização em Gerontologia Social (2007), Mestrado em Educação (2011) e Doutorado em Educação (2014) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Adjunta e Coordenadora Acadêmica da Universidade Federal do Pampa Campus Jaguarão/RS. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Unipampa. Coordena o Programa de Residência Pedagógica no curso de Pedagogia na UNIPAMPA. Têm experiência na área da educação, estágio supervisionado, políticas públicas, educação para relações étnico-raciais e educação de jovens, adultos e idosos. Líder do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Relações Étnico-Raciais e Formação de Professores (GPREF) do diretório do CNPq.

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Publicado

2022-12-28

Edição

Seção

Artigos