Indícios da Identidade Pessoal-Profissional de Licenciandos/as em Ciências Biológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e54873

Palavras-chave:

práticas pedagógicas; sexualidade e saúde; formação inicial em ciências biológicas; identidade pessoal-profissional.

Resumo

Com a alteração curricular no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública, a disciplina Práticas Pedagógicas: Sexualidade e Saúde foi adicionada, tornando-se o primeiro contato dos/as estudantes com os conteúdos pertinentes à docência, somados à temática da sexualidade, que pela primeira vez institucionalizava-se no currículo. Assim, questionou-se: que indícios da identidade pessoal-profissional de licenciandos/as em Ciências Biológicas, uma disciplina de educação para a sexualidade mobiliza? Para responder a tal questão, produziu-se uma avaliação da disciplina que foi respondida por 28 licenciandos/as que a cursaram no ano de 2015. Tal avaliação objetivava o registro dos indícios da identidade pessoal-profissional deste professor em formação para posterior análise. As respostas foram submetidas à Análise Textual Discursiva, que possibilitou a identificação de três categorias emergentes: Formações de si; Percepções de educação para a sexualidade; Instrumentalizações para a educação sexual.

Biografia do Autor

Felipe Tsuzuki, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Formador de professores na Clickideia Tecnologia Educacional.

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Bauru, SP, Brasil. Docente Sênior da Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Londrina, PR, Brasil – e docente Sênior colaboradora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Câmpus Cornélio Procópio, PR, Brasil.

Virgínia Iara de Andrade Maistro, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente Associado do Departamento de Biologia Geral da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

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Publicado

2023-05-15

Edição

Seção

Artigos