Contribuições para o estado da arte

O que apontam as pesquisas sobre a reforma do ensino médio?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1574-1602

Palavras-chave:

ensino médio, reforma do ensino médio, Lei 13.415/2017, estado da arte.

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar e analisar os estudos acadêmicos publicados na área da Educação sobre a reforma do EM que foi impulsionada pela Lei 13.415/2017, e contribuir com a produção do estado da arte dessa temática. Foi realizado o levantamento de artigos científicos e de teses e dissertações publicados e/ou defendidos no período entre 2017 e 2020. Como enfoques na produção sobre a reforma do EM, observou-se como marcantes as discussões sobre políticas, currículo, educação profissional e juventudes. Essa produção tem um caráter de denúncia dos interesses envolvidos na concepção da reforma, principalmente os de ordem global, que propõem uma educação a serviço do capital, além de uma forte crítica às mudanças que se anunciam na estrutura e funcionamento do EM, com reflexos na formação das juventudes, especialmente aquelas que frequentam a escola pública.

Biografia do Autor

Shirlei de Souza Corrêa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação, com ênfase em Currículo. Pesquisadora vinculada a Universidade Federal de Santa Catarina, coordenadora do curso de Pedagogia no Centro Universitário - UNIAVAN - Balneário Camboriú - SC.

Juares da Silva Thiesen, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente vinculado ao PPGE Universidade Federal de Santa Catarina.

Isabel Cristina Hentz, Instituto Federal de Santa Catarina

 Mestra em História pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2013). Professora da Educação Básica Técnica e Tecnológica do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC.

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2022-12-28

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Artigos