A Educação Infantil nos currículos prescritos de licenciaturas presenciais de Educação Física no estado do Tocantins

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e55060

Palavras-chave:

formação inicial; ementas; bibliografias; infâncias.

Resumo

Neste artigo, analisam-se os currículos de licenciatura em Educação Física na modalidade presencial das Instituições de Ensino Superior públicas e privadas do estado do Tocantins, a partir das ementas e das bibliografias de disciplinas relacionadas à Educação Infantil. Trata-se, assim, de uma pesquisa documental. Adotou-se o software Iramuteq para o tratamento dos dados, a partir dos recursos Nuvem de Palavras e Análise de Similitudes, que foram examinados em diálogo com os documentos legais-pedagógicos da Educação Infantil e com autores que discutem a relação da Educação Física com base na Sociologia da Infância. Os resultados apontam que a formação caminha na direção de uma docência diretiva, centrada na figura do professor, em que o foco dos processos de ensino-aprendizagem reside na dimensão físico-motora das crianças, afastando-se da perspectiva defendida na literatura e nos documentos oficiais.

Biografia do Autor

Hava Dias Varão, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Grupo de Investigação Pedagógica em Educação Física (GIPEF/UFT).

Marciel Barcelos, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor do curso de Educação Física da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFT. Líder do Grupo de Investigação Pedagógica em Educação Física (GIPEF/UFT).

André da Silva Mello, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho e Pós-Doutorado pelo Programa Associado em Educação Física da Universidade Estadual de Maringá/Universidade Estadual de Londrina (UEM/UEL). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFES. Líder do Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (NAIF/UFES).

Rodrigo Lema Del Rio Martins, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor do curso de Educação Física e dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEduc) e de Educação Física em Rede Nacional (ProEF) na UFRRJ. Membro do GIPEF/UFT, Vice-Líder do NAIF/UFES e Líder do Grupo de Pesquisa em Docência na Educação Física (GPDEF/UFRRJ).

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Publicado

2023-07-14

Edição

Seção

Artigos