A Educação Infantil nos currículos prescritos de licenciaturas presenciais de Educação Física no estado do Tocantins
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e55060Palavras-chave:
formação inicial; ementas; bibliografias; infâncias.Resumo
Neste artigo, analisam-se os currículos de licenciatura em Educação Física na modalidade presencial das Instituições de Ensino Superior públicas e privadas do estado do Tocantins, a partir das ementas e das bibliografias de disciplinas relacionadas à Educação Infantil. Trata-se, assim, de uma pesquisa documental. Adotou-se o software Iramuteq para o tratamento dos dados, a partir dos recursos Nuvem de Palavras e Análise de Similitudes, que foram examinados em diálogo com os documentos legais-pedagógicos da Educação Infantil e com autores que discutem a relação da Educação Física com base na Sociologia da Infância. Os resultados apontam que a formação caminha na direção de uma docência diretiva, centrada na figura do professor, em que o foco dos processos de ensino-aprendizagem reside na dimensão físico-motora das crianças, afastando-se da perspectiva defendida na literatura e nos documentos oficiais.
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