EDITORIAL DA REVISTA E-CURRICULUM
EDIÇÃO 19 (3) JULHO/SETEMBRO 2021
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p962-968Resumo
A edição da primavera da Revista e-Curriculumprecisou superar o clima de incertezas, que perdurou no segundo semestre do ano: acirramento político crescente, hesitação vacinal perdurante, tensão econômica ameaçadora, manifestações públicas induzidas, criando uma polarização social em torno do domínio ideológico e sanitário, traduzido pelo confronto entre as orientações científicas para a superação imediata da pandemia, condição indispensável para a realização da vida privada e social, tendo como parâmetro, de um lado, os fundamentos e as propostas, derivadas da ciência e da pesquisa, a fim de debelar a ameaça sanitária, e, de outro, um movimento negacionista das orientações científicas, protagonizado por agentes públicos, com apoio nas redes sociais, que induziram multidões de crédulos a desqualificar e, até, contestar as mais elementares providências para a preservação da vida. Nessa polarização entre o conhecimento científico e a credulidade provocada, mais de meio milhão de vidas foram perdidas, muitas delas, pais e mães de famílias numerosas, outros, arrimos de famílias, trabalhadores indispensáveis e jovens promissores. O custo humano e social da ignorância exacerbada tornou-se símbolo de uma tragédia humana nacional.Esse ambiente tenso do ano e do semestre encontroupesquisadores que se empenharam na construção de um conhecimento fundamentado, traduziram suas descobertas e propuseram caminhos viáveis para o desenvolvimento da educação nacional. Os dezoito artigos que compõem a presente edição, oriundos da demanda espontânea de diferentes regiõesdo Brasil, atestam o empenho dos autores na construção de uma vida solidária em tempos incertos e conturbados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.