EDITORIAL DA REVISTA E-CURRICULUM

EDIÇÃO 19 (3) JULHO/SETEMBRO 2021

Authors

  • Antonio Chizzotti PUC-SP
  • Marina Graziela Feldmann PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p962-968

Abstract

A edição da primavera da Revista e-Curriculumprecisou superar o clima de incertezas, que perdurou no segundo semestre do ano: acirramento político crescente, hesitação vacinal perdurante, tensão econômica ameaçadora, manifestações públicas induzidas, criando uma polarização social em torno do domínio ideológico e sanitário, traduzido pelo confronto entre as orientações científicas para a superação imediata da pandemia, condição indispensável para a realização da vida privada e social, tendo como parâmetro, de um lado, os fundamentos e as propostas, derivadas da ciência e da pesquisa, a fim de debelar a ameaça sanitária, e, de outro, um movimento negacionista das orientações científicas, protagonizado por agentes públicos, com apoio nas redes sociais, que induziram multidões de crédulos a desqualificar e, até, contestar as mais elementares providências para a preservação da vida. Nessa polarização entre o conhecimento científico e a credulidade provocada, mais de meio milhão de vidas foram perdidas, muitas delas, pais e mães de famílias numerosas, outros, arrimos de famílias, trabalhadores indispensáveis e jovens promissores. O custo humano e social da ignorância exacerbada tornou-se símbolo de uma tragédia humana nacional.Esse ambiente tenso do ano e do semestre encontroupesquisadores que se empenharam na construção de um conhecimento fundamentado, traduziram suas descobertas e propuseram caminhos viáveis para o desenvolvimento da educação nacional. Os dezoito artigos que compõem a presente edição, oriundos da demanda espontânea de diferentes regiõesdo Brasil, atestam o empenho dos autores na construção de uma vida solidária em tempos incertos e conturbados.

Published

2021-09-29

How to Cite

Chizzotti, A. . ., & Feldmann, M. G. . (2021). EDITORIAL DA REVISTA E-CURRICULUM: EDIÇÃO 19 (3) JULHO/SETEMBRO 2021. Revista E-Curriculum, 19(3), 962–968. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p962-968

Issue

Section

Editorial