Movimentos de re-existência do currículo de pedagogia

inspirações da Resolução nº 02/2015 sobre o desejo de mudar

Autores

  • Rejane de Oliveira Alves UFBA
  • Ronaldo Figueiredo Venas UFBA
  • Leila da Franca Soares UFBA

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1460-1482

Palavras-chave:

Formação de professores/as, Reformulação curricular, Licenciatura em Pedagogia

Resumo

Este artigo objetivou descrever criticamente os princípios democráticos que balizaram a reformulação do Projeto curricular do curso de Pedagogia da Faced/UFBA, inspirada na Resolução CNE/CP nº 02/2015. E traz argumentações em prol da revogação da Resolução CNE/CP nº 02/2019, tendo em vista seu caráter autoritário e arbitrário. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo, ancorado na pesquisa descritiva-analítica que envolveu toda a comunidade acadêmica em torno da reformulação curricular. O resultado do trabalho culminou com a atualização curricular do Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia e com a defesa intransigente de uma formação inicial humana, sensível, política, ética, crítica e reflexiva.

Biografia do Autor

Rejane de Oliveira Alves, UFBA

Doutora em Educação pela UnB, Mestre em Educação pela UFPI e Pedagoga. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação para Aprendizagem - FACED/UFBA. Ex-coordenadora do curso de Pedagogia da UFBA

Ronaldo Figueiredo Venas, UFBA

Doutor e Mestre em Educação pela UFBA. Graduação em História e Pedagogia. Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia - UFBA.  Pesquisador na linha de História da Educação e Formação de Professores. Ex-coordenador do curso de Pedagogia da UFBA.

Leila da Franca Soares, UFBA

Doutora e Mestre em Educação pela UFBA e Pedagoga. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Membro do Núcleo Integrado de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias e Educação Infantil- NEPESSI/FACED/UFBA e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil, Crianças, Infâncias-GEPEICI/FACED/UFBA. Ex-vice-coordenadora do curso de Pedagogia da UFBA.

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Publicado

2021-12-18

Edição

Seção

Dossiê: De que currículo precisamos em tempos de democracia fraturada