Possíveis efeitos da Covid-19 nas práticas pedagógicas de docentes da Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e56042Palavras-chave:
Covid-19, ensino remoto emergencial, professores, Educação básicaResumo
O objetivo deste artigo é descrever possíveis efeitos causados pela pandemia de Covid-19 nas práticas docentes, com foco na apropriação de recursos tecnológicos digitais aplicados às atividades remotas, a partir das percepções de professores de escolas municipais e particulares da Educação Básica. A pesquisa, qualitativa e exploratória, ocorreu em uma cidade do interior de Minas Gerais. A metodologia se orienta pela Teoria Fundamentada em Dados, utilizando, também, o Discurso do Sujeito Coletivo como apoio para a articulação e análises das narrativas dos participantes. Embora ainda não seja possível mensurar os efeitos educacionais decorrentes do trabalho docente, os resultados indicam que a maioria dos docentes pesquisados aprimorou o uso de tecnologias nas práticas pedagógicas das atividades letivas do Ensino Fundamental II.
Referências
Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini; Valente, José Armando. Tecnologias e Currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.
Alves, Lucicleide Araújo de Sousa; Santos, Benedito Rodrigues dos; FreitaS, Lêda Gonçalves de. Impacto das ações formativas no uso de tecnologias nas práticas docentes. Periódicos Eletrônicos de Psicologia, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 316-334, dez. 2017. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872017000300014. Acesso em: 20 abr. 2020.
André, Marli. Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas: Papirus, 2016.
Arruda, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020. Disponível em https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621. Acesso em: 14 mar. 2021.
Bruner, Jerome. Uma nova teoria de aprendizagem. Rio de Janeiro: Bloch, 1966.
Bryant, Antony; Charmaz, Kathy. Grounded theory. The SAGE Handbook of Innovation in Social Research METHODS, Los Angeles et al.: Sage, 2011.
Canário, Rui. A prática profissional na formação de professores. In: Paiva, Bartolo. Formação profissional de professores no ensino superior. Porto: Porto, 2001. p. 31-45.
Castaman, Ana Sara; Rodrigues, Ricardo Antonio. Educação a Distância na crise COVID-19: um relato de experiência. Research, Society and Development, v. 9, n. 6, p. e180963699-e180963699, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/348248463_Educacao_a_Distancia_na_crise_COVID_-19_um_relato_de_experiencia. Acesso em: 19 mar. 2021.
Castells, Manuel. A sociedade em rede. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
Castells, Manuel. A Galáxia Internet: reflexões sobre a Internet, negócios e sociedade. Zahar, 2003.
Charmaz, Kathy. A construção da teoria fundamentada: guia prático para análise qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Coscarelli, Carla Viana; Ribeiro, Ana Elisa (orgs.) Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
Cunha, Leonardo Ferreira Farias da; Silva, Alcineia de Souza; Silva, Aurênio Pereira da. O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, Brasília, v. 7, n. 3, p. 27-37, ago. 2020. Disponível em: https://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/924 Acesso em: 10 out. 2021.
De Oliveira, Raquel Mignoni; Corrêa, Ygor; Morés, Andréia. Ensino remoto emergencial em tempos de covid-19: formação docente e tecnologias digitais. Revista Internacional de Formação de Professores, v. 5, p. e020028-e020028, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/179/110. Acesso em: 10 jan. 2021.
Freire, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
Gemignani, Elizabeth Yu Me Yut. Formação de professores e metodologias ativas de ensino-aprendizagem: ensinar para a compreensão. Fronteiras da Educação, v. 1, n. 2, 2013. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/8/o-uso-das-metodologias-ativas-de-aprendizagem-na-formacao-do-professor-das-universidades-para-a-pratica-nas-escolas. Acesso em: 25 ago. 2021.
Hodges, Charles B. et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review. Disponível em: The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. Acesso em: 02 maio 2021.
Imbernón, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2005.
Joly, Maria C. R. A.; Silva, Bento Duarte; Almeida, Leandro da Silva. Avaliação das competências docentes para utilização das tecnologias digitais da comunicação e informação. Currículo sem fronteiras, v. 12, n. 3, p. 83-96, 2012. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Maria-Cristina-Joly/publication/289725263_Evaluation_of_teaching_competencies_for_using_digital_technologies_in_communication_and_information/links/5787f03d08ae21394a0c77b5/Evaluation-of-teaching-competencies-for-using-digital-technologies-in-communication-and-information.pdf. Acesso em: 02 fev. 2021.
Kenski, Vani Moreira. Comunidades de aprendizagem: em direção a uma nova sociabilidade na educação. Revista de Educação e Informática, n. 15, 2001. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/VaniKenski/publication/277012620_Comunidades_de_aprendizagem_em_direcao_a_uma_nova_sociabilidade_na_educacao/links/55a585b008ae5e82ab1fb462/Comunidades-de-aprendizagem-em-direcao-a-uma-nova-sociabilidade-na-educacao.pdf. Acesso em: 04 fev. 2021.
Kenski, Vani Moreira.Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus, 2003.
Kolb, David A. Experiential learning: experience as the source of learning and development. New Jersey: Prentice Hall, 1984.
Lefèvre, Fernando; Lefèvre, Ana Maria Cavalcanti. O discurso do sujeito coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa; desdobramentos. Porto Alegre: EDUCS, 2003.
Lefèvre, Fernando; Lefèvre, Ana Maria Cavalcanti. O sujeito coletivo que fala. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 10, p. 517-524, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/QQw8VZh7pYTwz9dGyKvpx4h/. Acesso em: 09 jun. 2021.
Lefèvre, Fernando; Lefèvre, Ana Maria Cavalcanti; Marques, Maria Cristina da Costa. Discurso do sujeito coletivo, complexidade e auto-organização. Ciência & Saúde Coletiva, v. 14, p. 1193-1204, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/bLYcq4qWYBJnrfZzbVrZmJh/. Acesso em: 11 jun. 2021.
Martins, Ronei Ximenes. A COVID-19 e o Fim da Educação a Distância: um ensaio. EmRede-Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 242-256, 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/620. Acesso em: 20 fev. 2021.
Martins, Ronei Ximenes; Paiva, Vânia de Fátima Flores. Era uma vez o Proinfo... diferenças entre metas e resultados em escolas públicas municipais. Horizontes, v. 35, n. 2, p. 17-26, 31 ago. 2017. Disponível em: https://novoshorizontes.usf.emnuvens.com.br/horizontes/article/view/319. Acesso em: 04 fev. 2020.
Miliauskas, Claudia Reis; Faus, Daniela Porto. Saúde mental de adolescentes em tempos de Covid-19: desafios e possibilidades de enfrentamento. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 30, p. e300402, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/physis/a/W578M6SCTxdZQxCCtFJSbrH/?lang=pt. Acesso em 13 mai. 2021.
Moran, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.
Moran, José Manuel. Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias. Revista diálogo educacional, v. 4, n. 12, p. 1-9, 2004. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189117821002.pdf. Acesso em: 07 jan. 2020.
Moran, José Manuel; Masetto, Marcos Tarciso. Behrens, Marilda Aparecida. Novas Tecnologias e Mediação pedagógica. 13. ed. Campinas: Papirus. 2007.
Moreira, J. António; Schlemmer, Eliane. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v. 20, n. 26, 2020. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438. Acesso em: 21 fev. 2021.
Nóvoa, António. Formação de professores e profissão docente. Dom Quixote, 1992.
Nóvoa, António. Para a formação de professores construída dentro da profissão Rumo a uma formação de professores desenvolvida dentro da profissão. Revista Educação, v. 350, p. 203-21, 2009. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1984-64442010000300009&script=sci_abstract. Acesso em: 12 jun. 2020.
Peixoto, Joana; Araújo, Cláudia Helena dos Santos. Tecnologia e educação: algumas considerações sobre o discurso pedagógico contemporâneo. Educação & Sociedade, v. 33, p. 253-268, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/fKjYHb7qD8nK4MWQZFchr6K/. Acesso em: 20 jun. 2020.
Pinto, Candida Martins. A teoria fundamentada como método de pesquisa para ambientes virtuais de aprendizagem. Caminhos em Linguística Aplicada, v. 7, n. 2, p. 78-96, 2012. Disponível em: http://periodicos.unitau.br/ojs/index.php/caminhoslinguistica/article/view/1445. Acesso em: 04 fev. 2021.
Santos, Boaventura de Souza. A Cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra: Almedina, 2020.
Saviani, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista brasileira de educação, v. 14, p. 143-155, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/45rkkPghMMjMv3DBX3mTBHm. Acesso em: 20 fev. 2020.
Schuhmacher, Vera Rejane Niedersberg. Limitações da prática docente no uso das tecnologias da informação e comunicação. 2014. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.
Schuhmacher, Vera Rejane Niedersberg; Alves, José de Pinho; Schuhmacher, Elcio. As barreiras da prática docente no uso das tecnologias de informação e comunicação. Ciência & Educação, Bauru, v. 23, p. 563-576, 2017. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1516-73132017000300563&script=sci_abstract. Acesso em: 04 nov. 2021.
Silva, Renildo Franco da; Correa, Emilce Sena. Novas tecnologias e educação: a evolução do processo de ensino e aprendizagem na sociedade contemporânea. Educação e Linguagem, v. 1, n. 1, p. 23-25, 2014. Disponível em: https://fvj.br/revista/wp-content/uploads/2014/12/2Artigo1.pdf. Acesso em: 12 fev. 2020.
Sobral, Catarina et al. Narrativas emocionais de estudantes do ensino superior em tempos de quarentena. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, v. 9, n. 3, p. 435-451, 2020. Disponível em: https://revistas.uam.es/riejs/article/download/riejs2020_9_3_023/13142/37393. Acesso em: 08 ago. 2021.
Tardif, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Editora Vozes, 2002.
Unesco. A Comissão Futuros da Educação da Unesco apela ao planejamento antecipado contra o aumento das desigualdades após a COVID-19. Paris: Unesco, 16 abr. 2020. Disponível em: https://www.unesco.org/pt/articles/comissao-futuros-da-educacao-da-unesco-apela-ao-planejamento-antecipado-contra-o-aumento-das. Acesso em: 04 fev. 2021.
Vieira Pinto, Álvaro. O conceito de Tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.
Williamson, Ben; Eynon, Rebecca; Potter, John. Políticas, pedagogias e práticas pandêmicas: tecnologias digitais e educação a distância na emergência do coronavírus. Learning, Media and Technology, v. 44, 2020. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17439884.2019.1614953. Acesso em: 14 dez. 2021.
Xiao, Chunchen and Yi Liu. 2020. Analysis on the Influence of Epidemic on Education in China. In: Das, Veena; Khan, Naveeda (ed.). Covid-19 and Student Focused Concerns: Threats and Possibilities, American Ethnologist website, 2020. Disponível em: Analysis on the Influence of Epidemic on Education in China. Acesso em: 02 maio 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.