Possíveis efeitos da Covid-19 nas práticas pedagógicas de docentes da Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e56042

Palavras-chave:

Covid-19, ensino remoto emergencial, professores, Educação básica

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever possíveis efeitos causados pela pandemia de Covid-19 nas práticas docentes, com foco na apropriação de recursos tecnológicos digitais aplicados às atividades remotas, a partir das percepções de professores de escolas municipais e particulares da Educação Básica. A pesquisa, qualitativa e exploratória, ocorreu em uma cidade do interior de Minas Gerais. A metodologia se orienta pela Teoria Fundamentada em Dados, utilizando, também, o Discurso do Sujeito Coletivo como apoio para a articulação e análises das narrativas dos participantes. Embora ainda não seja possível mensurar os efeitos educacionais decorrentes do trabalho docente, os resultados indicam que a maioria dos docentes pesquisados aprimorou o uso de tecnologias nas práticas pedagógicas das atividades letivas do Ensino Fundamental II.

Biografia do Autor

Karla Emanuella Veloso Pinto, Universidade Federal de Lavras

Professora do Ensino Superior e da Educação Básica. Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Lavras. Coordenadora de Tecnologias Aplicadas a Educação. Especialista em Uso Educacional da Internet. Coordenadora do Programa Educação Conectada do Município de Lavras. Articuladora da Política de Inovação Educação Conectada do Ministério da Educação - Governo Federal. Trabalha com formação de professores para o uso de tecnologias nas práticas pedagógicas por meio de plataformas online e ferramentas digitais. Ministra seminários, palestras, cursos e oficinas com diversos temas relacionados ao uso pedagógico das novas tecnologias digitais na Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Tecnologia, cursos EAD e ensino remoto. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras.

Ronei Ximenes Martins, Universidade Federal de Lavras

Doutor em Psicologia pela Universidade São Francisco na linha de pesquisa Avaliação em Psicologia Educacional (2008) e licenciado em Matemática pela UEMG-FEPESMIG (1996) é professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Minas Gerais/Brasil. Atua nas áreas de formação de professores e de educação mediada por tecnologias digitais de informação e comunicação. É pesquisador com interesse em tecnologia educacional, formação de professores, inovação pedagógica e gestão do ensino superior. Professor do Departamento de Gestão Educacional,Teorias e Práticas de Ensino da Universidade Federal de Lavras. Está pró-reitor de graduação da instituição nos períodos 2016-2020 e 2020-2024.          

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Publicado

2023-12-20

Edição

Seção

Artigos