A Disciplina Psicologia no Currículo das Licenciaturas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e56289

Palavras-chave:

ensino de psicologia; licenciaturas; formação docente; práxis docente.

Resumo

Por meio de uma pesquisa qualitativa e exploratória[i], objetivou-se interpretar a potencialidade de o ensino de psicologia contribuir para que os/as licenciandos/as formem uma práxis docente, pois esses/as profissionais precisam desenvolver sólidos conhecimentos teórico-metodológicos em sua área específica e no campo educacional, sendo capazes de refletir continuamente sobre a ação educativa. Na análise dos questionários, verificou-se que os sentidos atribuídos aos conteúdos do campo da psicologia contribuíram para a construção de uma visão crítico-reflexiva e ético-política do cotidiano escolar, ampliando horizontes interpretativos. Esses conteúdos não são abordados por nenhuma outra unidade curricular, assim, sugere-se melhor delimitar na ementa dessa disciplina as temáticas que devem ser tratadas à luz dos referenciais teóricos da psicologia.

Biografia do Autor

Maria Fernanda Diogo, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professora Adjunta do Departamento de Psicologia da UFSC, pesquisadora do Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional (LAPEE/CFH/UFSC) e do grupo do Grupo de Estudos Trabalho e Conhecimento na Educação Superior (TRACES/CED/UFSC).  

Charles Augusto Christ, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduando do curso de Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desenvolve um projeto de pesquisa com bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/UFSC).

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Publicado

2023-07-14

Edição

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Artigos