A Disciplina Psicologia no Currículo das Licenciaturas
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e56289Palavras-chave:
ensino de psicologia; licenciaturas; formação docente; práxis docente.Resumo
Por meio de uma pesquisa qualitativa e exploratória[i], objetivou-se interpretar a potencialidade de o ensino de psicologia contribuir para que os/as licenciandos/as formem uma práxis docente, pois esses/as profissionais precisam desenvolver sólidos conhecimentos teórico-metodológicos em sua área específica e no campo educacional, sendo capazes de refletir continuamente sobre a ação educativa. Na análise dos questionários, verificou-se que os sentidos atribuídos aos conteúdos do campo da psicologia contribuíram para a construção de uma visão crítico-reflexiva e ético-política do cotidiano escolar, ampliando horizontes interpretativos. Esses conteúdos não são abordados por nenhuma outra unidade curricular, assim, sugere-se melhor delimitar na ementa dessa disciplina as temáticas que devem ser tratadas à luz dos referenciais teóricos da psicologia.
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