<strong>OS LETRAMENTOS NA CULTURA DA CONVERGÊNCIA</strong>

Autores

  • Ivan Ferrer MAIA UNICAMP / UEMG
  • José Armando VALENTE UNICAMP

Palavras-chave:

letramentos - Tecnologia Digital da Informação e Comunicação - aprendizagem continuada, inclusão digital - tomada de consciência.

Resumo

O objetivo desse artigo é mostrar como o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) pode fomentar o processo de construção de novos letramentos em um público considerado excluído, levando em conta a diversidade de canais de comunicação, os múltiplos contextos dos membros envolvidos e a variedade de tomadas de consciências pertinentes à cultura contemporânea. O trabalho foi desenvolvido com 16 idosos e durante a pesquisa, puderam ser identificadas quatro fases no processo de construção de letramentos na cultura da convergência: pré-letramentos, letramentos primários, letramentos medianos e letramentos avançados. Essas fases foram alcançadas conforme os aprendizes desenvolviam novas habilidades em lidar com as diferentes facilidades das TDIC, explorando os múltiplos canais de comunicação. Nessas atividades os idosos puderam tomar consciência de si em relação às diversas situações e contextos da cultura da convergência.

Biografia do Autor

Ivan Ferrer MAIA, UNICAMP / UEMG

Ivan Ferrer Maia, UNICAMP, UEMG, atua no Departamento de Ciências Humanas, UEMG, Campus Campanha-MG.

José Armando VALENTE, UNICAMP

José Armando Valente, UNICAMP, atua no Departamento de Artes Visuais, Instituto de Artes da UNICAMP.

Downloads