<strong>OS LETRAMENTOS NA CULTURA DA CONVERGÊNCIA</strong>
Palavras-chave:
letramentos - Tecnologia Digital da Informação e Comunicação - aprendizagem continuada, inclusão digital - tomada de consciência.Resumo
O objetivo desse artigo é mostrar como o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) pode fomentar o processo de construção de novos letramentos em um público considerado excluído, levando em conta a diversidade de canais de comunicação, os múltiplos contextos dos membros envolvidos e a variedade de tomadas de consciências pertinentes à cultura contemporânea. O trabalho foi desenvolvido com 16 idosos e durante a pesquisa, puderam ser identificadas quatro fases no processo de construção de letramentos na cultura da convergência: pré-letramentos, letramentos primários, letramentos medianos e letramentos avançados. Essas fases foram alcançadas conforme os aprendizes desenvolviam novas habilidades em lidar com as diferentes facilidades das TDIC, explorando os múltiplos canais de comunicação. Nessas atividades os idosos puderam tomar consciência de si em relação às diversas situações e contextos da cultura da convergência.Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.