Cultura da Paz

desafios e caminhos para seu desenvolvimento psicossocial na educação em contextos pandêmicos

Autores

  • André Felipe Costa Santos Universidade Estácio de Sá https://orcid.org/0000-0002-6139-5603
  • Priscila Costa Santos Instituto Brasiliense de Direito Público, IDP
  • Clarilza Prado de Sousa Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e56456

Palavras-chave:

cultura de paz, pandemia, representações sociais, escola, violências

Resumo

Este ensaio objetivou refletir sobre os desafios sociais tensionados e impostos pela pandemia da Covid-19, levando em conta a possibilidade de desenvolvimento da Cultura da Paz nos contextos educacionais. Articulando o aporte psicossocial da Teoria das Representações Sociais – de Serge Moscovici – com as Pesquisas para a Paz – de Johan Galtung –, o ensaio foi dividido em três momentos: inicialmente, são apresentados os pressupostos sociais, legais e teóricos para o estudo e desenvolvimento processual da Cultura da Paz no contexto pandêmico na educação; seguidamente, é apontado um conjunto de violências intensificadas pela pandemia que hoje remodelam o universo escolar e dificultam o desenvolvimento da Cultura da Paz; por fim, apoiando-nos na Teoria das Representações Sociais, são expostos possíveis caminhos teóricos para o desenvolvimento da Cultura da Paz em nossa conjuntura educacional. Concluiu-se que durante a pandemia o Estado atuou em prol da dilapidação dos direitos sociais e que desenvolver a Cultura da Paz deve passar pela análise das contradições do pensamento social.

Biografia do Autor

André Felipe Costa Santos, Universidade Estácio de Sá

Docente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Universidade Estácio de Sá (UNESA) na linha de Representações Sociais e Práticas Educativas. Doutor e Mestre em Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) com período de co-tutela (Doutorado Sanduíche financiado pelo CNPq) na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM),México. Especialista em Supervisão/ Orientação Educacional pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Graduado em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB), com período de mobilidade acadêmica na Universidade de Lisboa (UL), Portugal. Atua no Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Educação (GRUPPE - UnB), no Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações Sociais (NEARS/ PUC-SP) (ambos cadastrados no Diretório do Grupo de Pesquisas do Brasil do CNPq) e na Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos de Segurança (PCECS). Pesquisador associado do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade-Educação (CIERS-ed/FCC) da Fundação Carlos Chagas (FCC).Tem experiência na área de Psicologia da Educação; Psicologia Social na Educação; Avaliação Educacional; Metodologias de Pesquisa e Ensino; Ciências Sociais na Educação, Direitos Humanos e Educação; Educação para a Paz. 

Priscila Costa Santos, Instituto Brasiliense de Direito Público, IDP

Doutora pelo Programa de Educação: Currículo na linha de pesquisa de Novas Tecnologias em Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Período de co-tutela (sanduíche) na The Open University. Mestre pelo Programa de Pós - Graduação em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Saúde do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Especialista em Educação a Distância pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC. Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília. Desenvolve trabalhos nas áreas de Educação a Distância, Formação de Professores, Integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) aos contextos de aprendizagem, Políticas Públicas e Avaliação Educacional. Possui experiência como Coordenadora, Supervisora e Professora em contextos presenciais e a distância, Revisão Pedagógica e Designer Instrucional.

Clarilza Prado de Sousa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1968), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979), doutorado em Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992), pós-doutorado pela Ecole des hautes études en sciences sociales (1996) e pela Maison des Sciences de L´Homme ( 2015) . Realizou curso de Curso de aperfeiçoamento em avaliação educacional pela Faculty of Education da Havard University. Foi Coordenadora da Área de Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de 2007 a outubro de 2014. Membro da Coordenação do Comitê Científico Scielo/Educ@. Foi propositora e Coordenadora da Cátedra UNESCO de Profissionalidade Docente, que reúne cerca de 40 grupos de pesquisas em torno da problemática da formação do professor do período de 2006 a 2013. Exerce as funções de consultora do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas. É professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Educação e do Programa de Mestrado Profissional Formação de Formadores. Ministra as disciplinas Avaliação Educacional, Representações Sociais e Educação. Coordenadora do GT de Representações Sociais da ANPEPP- Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Psicologia. É líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações sociais (NEARS) da PUCSP , certificado pelo CNPq , que congrega alunos de iniciação científica, mestrando, doutorandos, pós doutorandos e professores nacionais e internacionais convidados. Coordenação do Centro Internacional Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas; Direitos Humanos / UNESA. Participante da Red de Investigadores Latinoamérica en Movimiento, .que congrega pesquisadores em representações sociais, psicologia social em contexto, de toda América Latina . Membro da coordenação da Reaseau International Représentations sociales: la psychologie sociale en contexte Reaseau Representation Sociale. Pesquisadora Produtividade Científica. PQ/ 1D.

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2023-12-20

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Artigos