Cultura da Paz
desafios e caminhos para seu desenvolvimento psicossocial na educação em contextos pandêmicos
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e56456Palavras-chave:
cultura de paz, pandemia, representações sociais, escola, violênciasResumo
Este ensaio objetivou refletir sobre os desafios sociais tensionados e impostos pela pandemia da Covid-19, levando em conta a possibilidade de desenvolvimento da Cultura da Paz nos contextos educacionais. Articulando o aporte psicossocial da Teoria das Representações Sociais – de Serge Moscovici – com as Pesquisas para a Paz – de Johan Galtung –, o ensaio foi dividido em três momentos: inicialmente, são apresentados os pressupostos sociais, legais e teóricos para o estudo e desenvolvimento processual da Cultura da Paz no contexto pandêmico na educação; seguidamente, é apontado um conjunto de violências intensificadas pela pandemia que hoje remodelam o universo escolar e dificultam o desenvolvimento da Cultura da Paz; por fim, apoiando-nos na Teoria das Representações Sociais, são expostos possíveis caminhos teóricos para o desenvolvimento da Cultura da Paz em nossa conjuntura educacional. Concluiu-se que durante a pandemia o Estado atuou em prol da dilapidação dos direitos sociais e que desenvolver a Cultura da Paz deve passar pela análise das contradições do pensamento social.
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