A difusão do conhecimento é indispensável para reinventar a vida social

Autores

  • Antonio Chizzotti PUC-SP
  • Branca Jurema Ponce PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1395-1402

Resumo

A Revista e-Curriculum e as atividades científicas deste ano de 2021 evidenciam a urgência de compreender que a sociedade está confrontada com desafios dramáticos: a vulnerabilidade da vida e os riscos iminentes do futuro da humanidade.

Apresentamos, nesta Edição, um total de 19 artigos científicos inéditos, entre eles um internacional, de Aveiro – Portugal. Destes, nove artigos compõem um Dossiê Temático. Cabe lembrar que a Associação Brasileira de Currículo (ABdC) coordena anualmente um conjunto de Dossiês em Revistas Científicas da área de Educação propostos a partir de temas de importância acadêmica e social e que a Revista e-Curriculum compõe o rol das cinco revistas científicas que se integram à ABdC para dialogar e publicar esses conjuntos de artigos temáticos. As propostas de cada Dossiê Temático são feitas, conforme as normas, por duplas de professores de diferentes Universidades, que as submetem à seleção. Em parceria com o colega da PUC-MG, Prof. Dr. Teodoro Adriano Costa Zanardi, a Profa. Branca Jurema Ponce (PUC-SP) fez a submissão de uma proposta que foi contemplada para ser publicada na Revista e-Curriculum nesta edição de dezembro de 2021. “De que currículo precisamos em tempos de democracia fraturada, subtração de direitos sociais e crise sanitária de profunda gravidade?” é a pergunta feita pela proposta do Dossiê Temático publicado nesta Edição.

Biografia do Autor

Antonio Chizzotti, PUC-SP

Pós-doutorado no Institut National de Recherche Pédagogigue de Paris. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-SP. Professor titular aposentado da Universidade Federal de Uberlândia.

Branca Jurema Ponce, PUC-SP

Doutora em Educação: Currículo pela PUC-SP. Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: Currículo. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Justiça Curricular (GEPEJUC).

Downloads

Publicado

2021-12-18

Edição

Seção

Editorial