Base Nacional Comum Curricular e currículo por áreas do conhecimento

motivações e implicações para o ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e57155

Palavras-chave:

BNCC, currículo educacional, área de conhecimento, educação básica, ensino

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento oficial para Educação Básica brasileira, principalmente neste primeiro quartel do século XXI, em que tantas mudanças sociais, econômicas, políticas e tecnológicas ocorreram no Brasil e no mundo. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo refletir sobre possíveis motivações e implicações da organização curricular por áreas do conhecimento na Educação Básica. Para isso, emprega-se uma pesquisa qualitativa e documental e, partindo de uma perspectiva histórica, retoma-se o conceito de currículo, suas conformações e como as áreas de conhecimento vêm sendo propostas desde os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de modo a se analisar a organização curricular da BNCC por área do conhecimento já no Ensino Fundamental e suas possíveis motivações e impactos no ensino. Conclui-se que, de modo geral, a organização curricular por área do conhecimento na BNCC segue documentos oficiais anteriores e não apresenta orientações didáticas sobre como realizar trabalhos que integrem os componentes curriculares.

Biografia do Autor

Hermes Talles dos Santos Brunieri, Universidade Federal da Paraiba (UFPB)

Doutor em Linguística e professor adjunto na área de Linguagens do Departamento de Metodologia da Educação na UFPB - Campus I, João Pessoa.

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2024-04-30

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Artigos